Mas você sabe como diminuir essa perda? Não há uma receita que possa assegurar isso, porém há medidas preventivas que podem ajudar (e muito) a evitar o temido “furo” de estoque.
Veja abaixo os 3 passos para diminuir a perda em estoque:
1- Distribua os produtos de maneira adequada e eficiente:
Pode parecer óbvio, mas muitas empresas ainda não fazem a distribuição e nem o armazenamento de seus produtos de maneira adequada. O armazenamento de produtos em locais corretos garante a integridade física, facilita o manuseio e visualização.
2- Utilize um bom software de gestão de estoque
Usufrua dos benefícios que um bom software de gestão de estoque pode proporcionar para a sua empresa. Acredite, os benefícios desse tipo de ferramenta superam o investimento inicial. Algumas dessas vantagens são: controle da quantidade disponível, facilidade de localização, informações de quem realizou a entrada e saída dos produtos etc.
3- Faça liquidações sempre que necessário
Como já mencionamos no artigo “Evite as 4 falhas do mau gerenciamento de controle de estoque”, ter produtos parados no estoque é o mesmo que decretar prejuízo. Portanto, ao perceber que a sua empresa se encontra nessa situação, promova liquidações. Antes vender um produto com uma margem de lucro menor, do que deixá-lo se tornar obsoleto.
Essas são algumas medidas que a sua empresa pode realizar para conseguir diminuir as perdas de estoque. Lembre-se de que uma boa gestão move empresas, para frente!
Deixe aqui seu comentário