Alguns números assustam: a inadimplência média na Educação Básica subiu de 8% e 9% para mais de 12% no Brasil. A conjuntura econômica brasileira, juntamente com a falta de priorização nas despesas familiares, fez que este índice aumentasse ainda mais, para quase 25% no último período.
A inadimplência no Ensino Superior também subiu. Tradicionalmente, este índice orbita em torno de 9% (inadimplência acima de 90 dias) sendo que a inadimplência instantânea (dentro dos 30 dias do vencimento) chega a 17%. A pressão causada pela dificuldade de acesso a financiamentos governamentais e conjuntura econômica são as maiores causas para este cenário.
E por que estes dados são tão importantes no que diz respeito a renovações de matrículas? Porque é neste momento em que as instituições de ensino podem, sem constranger alunos ou responsáveis, realizar a cobrança das dívidas.
E para isso, quanto mais fácil o acesso a ferramentas de negociação, comunicação ágil e eficiente, melhor para diminuir a inadimplência instantânea e reduzir o distanciamento entre o devedor e a instituição. A queda da inadimplência acaba sendo bom para os dois lados: instituição e aluno.
Régua de comunicação – cobrança
Durante todo o período do ciclo de vida de cobrança, ações de comunicação facilitam e reduzem a inadimplência, principalmente a inadimplência instantânea, gerada logo nos primeiros trinta dias do vencimento do boleto.
Podem ser exemplos de atividades:
• Antes do vencimento: notificações no aplicativo TOTVS EduConnect com aviso de vencimento e e-mail com o boleto.
• Após vencimento: notificações no aplicativo TOTVS EduConnect, e-mails e acionamento (com gestão de ações de acompanhamento) de equipe de atendentes para cobrança/aviso.
• Passado o prazo definido de acompanhamento, ações anteriores e envio para recuperação.
De forma geral, a instituição faz o possível para evitar que o aluno chegue na confirmação de matrícula dependendo de negociação de débitos, mas se necessário, ainda tem a opção de usar a ferramenta online.
Negociação online
A instituição pode criar modelos de acordo para diversos perfis de dívidas e devedores, automatizando tarefas de parcelamento, incidências de multas de juros e, ainda, emissão de documentos (confissão de dívida) e fluxos de aprovação e pagamento com cartão de crédito (utilizando Cielo).
Alternativas de financiamento
Outro recurso muito usado é adotar, institucionalmente, formas de financiamento – privados ou públicos –, estimulando a permanência na instituição.
Dessa forma, ao adotar ferramentas que controlem e facilitem o acesso aos dados financeiros e à geração de acordos para pagamento de dívidas, as instituições de ensino garantem uma redução da inadimplência por parte dos alunos. E a TOTVS tem a melhor solução de mercado para isso.
Entenda mais o que podemos fazer por você, acesse nossas páginas de conteúdo e demonstração:
•
http://www.totvs.com/software-de-gestao/educacional
•
https://www.youtube.com/watch?v=jNfgysM3uIg
•
http://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action?pageId=203767596
Para saber mais sobre os nossos produtos e as nossas soluções, entre em contato com a gente pelo canal
solicite contato.