Aumente rematrículas da sua instituição de ensino

Equipe TOTVS | Biblioteca | Uncategorized | 01 outubro, 2018
É nesta época do ano, principalmente em escolas e colégios particulares, que começam as rematrículas para o ano seguinte. Nesse período também, a inadimplência dos alunos cresce e as instituições precisam manter ao máximo os alunos pagantes, principalmente em um cenário econômico complexo, como esse que estamos vivendo. O mesmo ocorre no Ensino Superior, com alguma mudança nos períodos do ano – geralmente a cada início de semestre (julho e janeiro).

Alguns números assustam: a inadimplência média na Educação Básica subiu de 8% e 9% para mais de 12% no Brasil. A conjuntura econômica brasileira, juntamente com a falta de priorização nas despesas familiares, fez que este índice aumentasse ainda mais, para quase 25% no último período.

A inadimplência no Ensino Superior também subiu. Tradicionalmente, este índice orbita em torno de 9% (inadimplência acima de 90 dias) sendo que a inadimplência instantânea (dentro dos 30 dias do vencimento) chega a 17%. A pressão causada pela dificuldade de acesso a financiamentos governamentais e conjuntura econômica são as maiores causas para este cenário.

E por que estes dados são tão importantes no que diz respeito a renovações de matrículas? Porque é neste momento em que as instituições de ensino podem, sem constranger alunos ou responsáveis, realizar a cobrança das dívidas.

E para isso, quanto mais fácil o acesso a ferramentas de negociação, comunicação ágil e eficiente, melhor para diminuir a inadimplência instantânea e reduzir o distanciamento entre o devedor e a instituição. A queda da inadimplência acaba sendo bom para os dois lados: instituição e aluno.

Régua de comunicação – cobrança

regua de negociacao

Durante todo o período do ciclo de vida de cobrança, ações de comunicação facilitam e reduzem a inadimplência, principalmente a inadimplência instantânea, gerada logo nos primeiros trinta dias do vencimento do boleto.

Podem ser exemplos de atividades:

• Antes do vencimento: notificações no aplicativo TOTVS EduConnect com aviso de vencimento e e-mail com o boleto.

• Após vencimento: notificações no aplicativo TOTVS EduConnect, e-mails e acionamento (com gestão de ações de acompanhamento) de equipe de atendentes para cobrança/aviso.

• Passado o prazo definido de acompanhamento, ações anteriores e envio para recuperação.

De forma geral, a instituição faz o possível para evitar que o aluno chegue na confirmação de matrícula dependendo de negociação de débitos, mas se necessário, ainda tem a opção de usar a ferramenta online.

Negociação online

A instituição pode criar modelos de acordo para diversos perfis de dívidas e devedores, automatizando tarefas de parcelamento, incidências de multas de juros e, ainda, emissão de documentos (confissão de dívida) e fluxos de aprovação e pagamento com cartão de crédito (utilizando Cielo).

Acordo negociacao

Acordo negociacao

Alternativas de financiamento

Outro recurso muito usado é adotar, institucionalmente, formas de financiamento – privados ou públicos –, estimulando a permanência na instituição.

Dessa forma, ao adotar ferramentas que controlem e facilitem o acesso aos dados financeiros e à geração de acordos para pagamento de dívidas, as instituições de ensino garantem uma redução da inadimplência por parte dos alunos. E a TOTVS tem a melhor solução de mercado para isso.

Entenda mais o que podemos fazer por você, acesse nossas páginas de conteúdo e demonstração:


http://www.totvs.com/software-de-gestao/educacional


https://www.youtube.com/watch?v=jNfgysM3uIg


http://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action?pageId=203767596

Para saber mais sobre os nossos produtos e as nossas soluções, entre em contato com a gente pelo canal
solicite contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *