Avalie a performance do seu fornecedor

Equipe TOTVS | Biblioteca | Uncategorized | 01 outubro, 2018

Quando falamos no gerenciamento da cadeia de suprimentos, a efetiva participação de todos os elos é fundamental para o sucesso da cadeia e para isso, os fornecedores de bens e serviços devem estar alinhados às estratégias e objetivos da empresa. Avaliar os fornecedores de forma periódica e objetiva é um dos pontos de atenção para que a cadeia flua em direção ao seu objetivo final.

A avaliação e a medição do nível de serviço dos fornecedores é essencial para construir parcerias sólidas e eficazes, evidenciando o nível de comprometimento destes parceiros com as estratégias da empresa.

Para apoiar neste processo, a TOTVS disponibiliza para os clientes da linha Datasul o módulo de Avaliação de Fornecedores.

Os indicadores são gerados utilizando como base os acordos firmados e os movimentos realizados no sistema, como pedidos de compra, recebimento, inspeção de qualidade, além de critérios subjetivos que poderão ser controlados conforme a necessidade da empresa.

Abaixo listamos 5 motivos para você começar a usar o processo de Avaliação de Fornecedores – Linha Datasul:

1 – Permite analisar se os acordos estão sendo cumpridos.

É possível utilizar os movimentos registrados no sistema e fazer a comparação entre os acordos formalizados nos pedidos e contratos de compra e o que foi realizado pelo fornecedor. A solução disponibiliza uma visão consolidada de indicadores, como por exemplo: pontualidade das entregas, qualidade dos materiais e serviços e divergências de preços e quantidades.

2 – Possibilita detectar os pontos que precisam ser otimizados na cadeia de suprimentos.

É possível estabelecer os critérios de avaliação para cada fornecedor e/ou item. Cada critério pode receber um peso que indica o percentual de influência de cada indicador. Desta forma, é possível focar a análise de desempenho nos pontos mais críticos, sem perder uma visão geral dos demais fatores envolvidos no processo. Os resultados são apresentados de maneira clara e objetiva.

3 – Fornece argumentos para sustentar negociações ou solicitar melhorias aos fornecedores.

Fica claro para a área de Suprimentos e também para o Fornecedor quais os critérios utilizados para classificar seu desempenho, deixando evidentes os pontos fortes e fracos. A Análise de Performance permite a comparação do desempenho entre os Fornecedores, apresentando quais os quesitos precisam ser melhorados.

4 – Abrange todo o processo de aquisição.

O processo de aquisição de materiais e serviços envolve diversas áreas, desde o surgimento da necessidade até o recebimento e inspeção da qualidade do material. A Avaliação de Fornecedores atua sobre todas as áreas envolvidas no processo disponibilizando as informações de forma centralizada. Desta forma, promove rapidez na apuração de avaliações.

5 – Implementação rápida.

Esta funcionalidade permite uma implantação e utilização simples e rápida, uma vez que utiliza a movimentação já realizada pelos módulos de Compras, Recebimento e Qualidade permitindo inclusive avaliar períodos anteriores à implantação.

Para obter mais informações sobre esta solução e como ela pode melhorar o processo de Avaliação de Fornecedores, assista a uma demonstração da solução ou entre em contato com um canal de atendimento TOTVS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *