“O fator que pode melhorar os resultados dos produtores nos próximos anos é a qualidade de gestão e da tomada de decisão”, diz Carlos Araujo, CFO da Mackensie Agribusiness e adviser da TOTVS. Para o consultor, o produtor deve se dedicar à busca constante da eficiência e ao domínio da informação dos fatores de produção, como mão-de-obra, máquinas e equipamentos, insumos, terra, capital e tecnologia. É a chave para controlar os processos, avaliar o desempenho de cada fator e planejar ações de aprimoramento.
Segundo Araujo, a solução TOTVS PIMS CANA disponibiliza informações expressivas para a tomada de decisão. O software é composto por vários módulos e oferece suporte a todas as etapas do processo produtivo, do preparo do solo à colheita da cana, passando pelo gerenciamento de ativos e a integração e controle da industrialização da cana.
O módulo de Planejamento de Atividades e Recursos, por exemplo, propicia o planejamento dos recursos nos diversos talhões de cana de açúcar e possibilita um controle efetivo do uso destes, identificando as variações e orientando possíveis correções. O módulo de Planejamento e Controle de Manutenção de Frota, por sua vez, permite o controle de manutenções de máquinas, implementos, colheitadeiras e caminhões e o adequado alocamento desses ativos, com impactos relevantes no custo de produção. Suprimentos, estoques, a gestão financeira são outros tópicos gerenciados.
“As informações operacionais coletadas pela ferramenta PIMS CANA assegura ao gestor conhecer realmente para onde, como e quando são aplicados os fatores de produção, garantindo uma gestão de custos realista e adoção de um concreto programa de redução de custos e incremento na lucratividade”, afirma o consultor.