Como transformar clientes inativos em lucrativos

Equipe TOTVS | Biblioteca | Uncategorized | 01 outubro, 2018
A gestão da carteira de clientes, apesar de extrema importância para quem opera no varejo, é ignorada por muitos gestores. Na maioria dos estabelecimentos de pequeno e médio porte, a energia quase sempre é direcionada para a conquista de novos consumidores e pouco se faz para manter e fidelizar os clientes “conquistados”.

Com algumas atividades relativamente simples e o apoio da tecnologia, é possível realizar um bom trabalho de monitoramento dos hábitos de consumo, para manter clientes ativos e melhorar os resultados no ponto de venda.

O primeiro passo é definir o prazo de ausência do consumidor da loja, que torna um cliente ativo em inativo. Esse tempo pode variar de negócio para negócio, como exemplo, em uma loja de moda e acessórios, o prazo para retorno do cliente após uma compra, poderia ser de noventa à cento e vinte dias. Após esse período, o cliente deveria mudar de classificação e passar a fazer parte da lista daqueles que merecem atenção especial!

O segundo passo é eleger um responsável para organizar, distribuir e cobrar as tarefas dos vendedores. O controle das atividades deve ser centralizado e possuir métricas definidas de monitoramento e metas para toda a equipe.

O terceiro passo é possuir uma ferramenta de gestão eficiente, que permita o cruzamento de todos os dados e transforme em informações relevantes para a definição das estratégias de ativação.

A solução de gestão para o varejo da TOTVS possui recursos que podem tornar essa tarefa mais fácil e eficaz. Através da classificação no cadastro de pessoas, o sistema pode realizar várias ações automaticamente, como disparar e-mails com promoções para uma parcela dos clientes que não retornaram na loja dentro de um determinado período.

Solicite uma apresentação e conheça todos os recursos disponíveis para gestão da carteira de clientes e saiba como melhorar os resultados do seu negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *