Por representar uma parte significativa dos custos de colheita, a gestão da mão de obra rural tem buscado novas tecnologias para auxiliar na apuração dos resultados e na agilidade dos cálculos de pagamento.
Segundo o levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq), aponta que a mão de obra foi o principal item dos custos de produção de laranja. A colheita manual é o que mais custa para os produtores de citrus. Dados apontam que, em 2001, o produtor tinha que vender à indústria 22 caixas de laranja para pagar um salário mínimo. Em 2015, essa relação subiu para 47 caixas.
No café a situação não é diferente, a mão de obra é o principal componente dos custos da saca. De acordo com representantes de cooperativas do segmento, os gastos com a colheita não mecanizada chegam a representar 50% do valor final da saca de café. Para evitar prejuízos, os cafeicultores devem ficar muito atentos para as despesas com a mão de obra no campo.
Pensando nessa necessidade, a
TOTVS desenvolveu o aplicativo Agro Mobile, uma solução para o homem do campo que entendeu a importância da gestão da sua fazenda.Com a solução
Agro Mobile o produtor ou gestor da fazenda pode gerenciar os recursos na palma da mão, controlando os equipamentos, insumos e mão de obra que trabalham no campo. Além dos recursos é possível gerenciar as atividades realizadas, ordens de serviços, plantio, tratamento de sementes e mudas e registrar os acontecimentos climatológicos como chuvas, ventos, temperatura e umidade.
Pensando na inovação para tornar nossos clientes mais competitivos, o
Agro Mobile permite conectar com impressoras bluetooth para que a equipe de campo possa imprimir o registro no momento que ocorreu.
Conheça mais essa inovação consultando nossos especialistas.