Gestão rural automatizada garante melhores resultados

Equipe TOTVS | Biblioteca | Uncategorized | 01 outubro, 2018

O produtor rural brasileiro é um dos mais prósperos do mundo, mas as boas práticas de manejo não são acompanhadas por uma gestão eficiente do negócio. Estudos indicam que 95% dos produtores agrícolas não conhecem seus custos de produção e realizam a gestão somente por meio do fluxo de caixa, o que dificulta a negociação e encarece o crédito bancário.  “Um balanço patrimonial ou uma demonstração de resultados confiável permitem conseguir melhores condições de financiamento. Mas são poucos os produtores rurais brasileiros preparados para disponibilizar esses demonstrativos”, afirma o consultor Carlos Araujo, CFO da Mackensie Agribusiness e adviser da TOTVS.

Segundo Araujo, a Tecnologia da Informação (TI) tem capacidade de aprimorar o modelo de gestão da empresa agrícola, melhorar os resultados operacionais e a lucratividade, além de proporcionar informações confiáveis para a confecção de demonstrativos financeiros compatíveis com as demandas do sistema bancário.

A ferramenta PIMS permite todo o planejamento da safra, do plantio a colheita, viabilizando o controle e a alocação eficiente dos fatores de produção: terra, capital, mão de obra, maquias e equipamentos. O gestor passa a ter uma visão realista de seus custos e, com isso, pode adotar um programa concreto de redução de gastos e incremento na lucratividade.

O uso de drones e softwares com funcionalidade de mapa de calor permitem ao produtor detectar infestações de pragas e aplicar de forma eficiente herbicidas e inseticidas, assim como funcionalidades de climatologia permitem a melhor programação da colheita e do plantio. A tecnologia também pode ser um importante aliado para a gestão logística entre a fazenda e o destino de entrega da produção, seja uma trading ou mesmo o consumidor final.

A gestão de dados econômicos e financeiros é apoiada pela solução Protheus, um sistema integrado de gestão empresarial que contempla todos os principais processos de um empreendimento e gera informações confiáveis para a tomada de decisão.

“A tecnologia fornece recursos avançados de relatórios e análise que ajuda o produtor agrícola a obter uma compreensão profunda do desempenho do negócio, das preferências do cliente e das tendências do mercado”, diz Araujo. Essas informações, segundo o consultor, auxiliam o gestor a definir e redesenhar a estratégia de seu empreendimento.

“Uma empresa agrícola com uma gestão de qualidade e conhecimento do negócio, reduz o risco de crédito e consequentemente obtém acesso a linhas de financiamento com taxas menores tanto para o custeio da atividade como para investimentos”, garante o consultor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *