Manutenção preventiva aumenta a disponibilidade da frota agrícola

Equipe TOTVS | Biblioteca | Uncategorized | 01 outubro, 2018

Fazer o planejamento de manutenção preventiva é essencial para evitar que equipamentos, máquinas e circuitos se danifiquem. Consequentemente, prolongar a vida útil dos equipamentos  aumenta a disponibilidade da frota reduzindo os custos para a empresa.

No campo esse cenário não é diferente, a indisponibilidade da frota em momentos cruciais como a colheita, pode gerar expressivas perdas na lucratividade. A maneira correta de evitar surpresas em sua frota, é a implementação de um programa de manutenção preventiva que possa evitar falhas em equipamentos antes que ela ocorra. Para isso, é necessário elaborar uma política de manutenção, garantindo a integridade e a disponibilidade da frota.

Os custos com a manutenção de frota própria consomem investimentos expressivos, por isso é muito importante uma ferramenta eficiente para garantir a confiabilidade e segurança na tomada de decisão.

Pensando nesse cenário a TOTVS desenvolveu o Operador Mantenedor para manutenção de frotas (MANFRO).

O conceito de Operador Mantenedor é desenvolver o senso de propriedade do equipamento junto ao operador, facilitando o acompanhamento da execução e a operação do programa de manutenção, melhorando o desempenho das operações por meio do gerenciamento das atividades de cada veículo. Para fazer essa análise, os operadores responsáveis pelo equipamento devem avaliar as principais características, como vibração, lubrificação etc. Para isso, os operadores utilizam ferramentas de previsão, as quais servem para que a detecção de padrões ocorra o mais cedo possível, inclusive antes dos problemas que devem ser prevenidos.

As análises e a operação são facilitadas por meio da realização de apontamentos e indicadores, que definem e acompanham metas de consumo de combustíveis e custo com a manutenção da frota.

Entenda algumas funcionalidades disponíveis:

– Fixação de Checklist Mensal;
– Procedimento Operacional e de Verificação a Campo;
– Definição de metas de consumo de combustíveis por equipamento e operação;
– Exposição de metas para custos de manutenção;
– Registros de sugestão de melhorias no equipamento/operação, integração com a Manutenção de Frotas (MANFRO) gerando a pré-ordem de serviço.
– Aperfeiçoamento nas validações dos dados.

Clique aqui e agende uma demonstração com um especialista TOTVS e conheça a solução completa para garantir a correta manutenção dos equipamentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *