Necessidades separadas, visão unificada

Equipe TOTVS | Biblioteca | Uncategorized | 01 outubro, 2018

Aproveitando o conceito de Grupo Econômico ou Grupo de Empresas do sistema, a funcionalidade do ERP Protheus rotina de planejamento de necessidades de materiais foi atualizada considerando também aspectos de performance e utilidade.

Agora é possível, à partir de uma empresa-filial central considerar, de forma consolidada no mesmo cálculo, todas as disponibilidades e faltas listadas nas localidades(filiais) relacionadas à estrutura principal.

Durante o processamento o MRP continua realizando a explosão de necessidades com base nas estruturas de cada produto-pai, avaliando e confrontando as necessidades versus os saldos em estoques, assim como as necessidades de períodos futuros – as previsões de vendas e consumo – e as previsões de entradas (solicitações e pedidos de compras). Além disso são tratadas variáveis importantes deste cálculo como o lead-time ou prazo de entrega de cada componente demandado, os lotes mínimos, lotes de segurança e até mesmo quais os itens alternativos em caso de falta de algum componente.

O resultado do processamento é disponibilizado em uma nova interface de resultados, mostrando a consulta não somente da empresa-filial posicionada como também os dados das empresas correlacionadas para o cálculo – há um cadastro específico a ser configurado para isso.

O interessante neste resultado final é que, além das funções de geração de Ordem de Produção e Solicitações de Compras em cada uma das unidades processadas, o usuário ainda conta com algumas Sugestões de Transferência que o sistema faz em função dos saldos entre elas, e o usuário-planejador  também pode incluir manualmente Solicitações de Transferência a serem executadas entre as localidades – Solicitações estas que poderão dar origem a notas de transferência ao comando da área de expedição – facilitando e agilizando a conclusão do processo.

Toda esta visibilidade e análise conjugada dos estoques de cada unidade de forma centralizada traz mais agilidade e consistência ao processo de decisão e diminui o lead time de entrega ao cliente.

A nova funcionalidade do ERP Protheus pode ser configurada e utilizada a partir do release 12.1.14 do sistema.

Venha saber mais sobre nossos processos de Supply Chain na FISPAL TECNOLOGIA 2017, de 27 a 30 de Junho no pavilhão da Expo São Paulo (Rod.Imigrantes), e visite-nos também no estande de Manufatura Avançada e Indústria 4.0 – onde demonstraremos a recepção digital de pedidos e a integração direta do ERP com a produção.

Conheça mais sobre esta funcionalidade em: https://youtu.be/IUdd0Mxh874.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *