Além disso questões de sustentabilidade, hotelaria e gestão são itens que farão o hospital de hoje mudar de patamar e ser considerado um hospital do futuro.
Permitir aos profissionais de saúde um processo mais automatizado de suas atividades operacionais é o primeiro passo para liberá-los de processos burocráticos e lentos para dedicar mais tempo focado na assistência dos pacientes. A adoção de um sistema de Gestão Hospitalar, que possibilite informatização e integração de todos os setores, reduzindo o número de retrabalho é uma das decisões que permitirão as instituições de saúde proporcionar aos seus colaboradores a produtividade que precisam.
O prontuário eletrônico é outro fator que gera sustentabilidade a operação, quanto menos papel e mais informações disponíveis via sistema, melhor. Para os médicos a certeza de que terão rápido e fácil acesso aos dados clínicos do paciente, a tomada de decisão é baseada em fatos e não em tentativas, ao time de enfermagem controles e minimizar erros no processo de administração de medicamentos. Além disso, cada internação gera mais de 100 documentos (papéis), isso é custo, isso é espaço para armazenamento.
No quesito hotelaria, transformar o ambiente frio de um hospital em um local mais acolhedor será fator fundamental que contribuirá para a atividade curativa do paciente.
A prática de serviços e atividades que visam ao bem-estar, ao conforto, à segurança, à assistência e à qualidade no atendimento a clientes da saúde, representados por pacientes e acompanhantes, desde seu check-in até seu completo check-out em um hospital denominamos Hotelaria Hospitalar.
E por fim a profissionalização da gestão. Hoje seguidamente nos deparamos com cenários de instituições de saúde onde a qualidade da gestão pouco profissionalizada afeta no resultado final dos serviços prestados. Para mudarmos isso será necessário que os gestores se conscientizem de que a qualidade nas suas ações e direcionamento irão afetar a todo o ecossistema. Buscar qualificações externas, apoio profissional são fatores que ajudar neste processo.
Este é o início para termos um Hospital do Futuro e elevarmos o patamar da prestação dos serviços para a população brasileira.