Por que temos um dia para o cliente?

Equipe TOTVS | Biblioteca | Uncategorized | 01 outubro, 2018

No dia 15 de setembro é comemorado o dia do cliente, data que homenageia o único responsável pela existência de todos os produtos e serviços, de todas as empresas, de todas as profissões e de todos os postos de trabalho do mundo. Tal data foi criada como método de alavancar vendas e deve ser explorada da forma mais eficiente possível. E o cliente é um ser que está sempre em mudança constante de geração em geração, obrigando todos os negócios a se adaptarem para evoluírem juntos, e existem ótimas estratégias para facilitar a vida do consumidor e trazer uma melhor experiência ao mesmo.

 

O dia do cliente foi primeiramente instaurado no estado do Rio Grande do Sul por um empresário especialista em Marketing e Recursos Humanos. Foi criada como forma de ser uma data diferenciada onde os clientes poderiam ser homenageados, como ferramenta para fidelizar os mesmos e conseguir alavancar vendas em uma época considerada bastante fraca, após o período do inverno.

 

O estereótipo e os anseios do cliente de hoje são diferentes dos clientes de poucos anos atrás e também será diferente dos de alguns anos à frente. Tudo evolui muito rápido, moda, estilos, gostos, tecnologias…e é sempre preciso estar antenado às mudanças e às tendências.

 

Por muito tempo a “Era do Produto” prevaleceu, tudo que era fabricado era consumido, a qualidade não era considerada importante e o cliente era apenas mais alguém no meio da multidão. Como a procura era bem maior que a oferta, a situação era cômoda aos empresários.

 

Com a evolução das tecnologias, a criação das leis de defesa do consumidor e o grande avanço e criação de novos negócios, a oferta começou a se tornar maior que a procura, trazendo então a “Era do Cliente”. Uma era onde a experiência do atendimento é dos principais fatores que podem trazer o sucesso na fidelização do cliente e alavancagem nas vendas.

 

No dia do cliente é bastante importante criar ofertas e descontos relacionados a tal data, porém, mais do que isso, é preciso desenvolver estratégias de relacionamento com o cliente a longo prazo. Atitudes como a facilitação da vida do consumidor, melhora na experiência da jornada de compra, diversificação dos canais, investimento na loja virtual e um conhecimento do perfil do cliente para a sequente fidelização do mesmo, são estratégias que certamente trarão um retorno altamente significativo nas vendas.

 

No final de tudo: “Só existe um chefe: o cliente” Sam Walton, criador da rede de varejo Walmart.

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *