Infelizmente no Brasil ainda não é comum que os Hospitais divulguem seus indicadores, poucas são as instituições que o fazem, porém alguns indicadores devem obrigatoriamente ser informados para o Ministério da Saúde, por todas as instituições como:
ISC – Infecção de Sítio Cirúrgico
PAV – Pneumonia associada a Ventilação Mecânica
ITU – Infecção do Trato Urinário
IPCSC – Infecção Primária de Corrente Sanguínea Clínica
IPCSL – Infecção Primária de Corrente Sanguínea confirmada laboratorialmente
CVC – Taxa de utilização de cateter venoso central
Taxa de Letalidade
Estes indicadores estão ligados diretamente a processos internos do hospital.
Outros indicadores, que não são obrigatórios informar ao Ministério da Saúde, fazem relação ao suporte que o hospital presta para tratar de doenças de acometimento súbito, são eles:
IAM – Infarto Agudo do Miocárdio
AVC – Acidente Vascular Cerebral
Nestes casos é mensurado o tempo entre a admissão, realização de exames, diagnóstico e tratamento, ou seja, é medido o poder de resposta da instituição para tratar de doenças de alta prevalência e gravidade.
Há também indicadores que referem-se a capacidade dos profissionais anteverem situações de risco e agirem afim de impedir, como por exemplo o índice de parada cardiorrespiratória (PCR) ou mortalidade por sepse.
Na área de saúde é muito importante ressaltar que estamos trabalhando com a vida das pessoas e igualmente importante é fazer com que os profissionais da saúde consigam executar suas atividades com excelência. Medir os resultados dos processos assistenciais é fundamental para o bom andamento e execução dos objetivos da instituição, entre eles, salvar vidas.
A TOTVS disponibiliza através de suas soluções, ferramentas que apoiam na obtenção destes indicadores, como o sistema de Controle de Infecção Hospitalar e o Business Intelligence (BI) do Gestão Hospitalar. Trabalhamos com o propósito de melhorar a qualidade dos atendimentos de saúde para a população brasileira através da informatização.
O TOTVS Controle de Infecção Hospitalar
Deixe aqui seu comentário