Recursos mobile modernizam as escolas

Equipe TOTVS | Biblioteca | Uncategorized | 01 outubro, 2018

Imagine uma escola conectada, onde o aluno desfruta de todos os benefícios de uma rede social, mas com foco pedagógico e segurança da informação para o estabelecimento de ensino. Essa rede já existe e está integrada ao fluig, plataforma de produtividade e colaboração da TOTVS.

 

“As crianças podem usar o fluig como uma rede social colaborativa, os professores podem disponibilizar materiais e os alunos discutirem trabalhos entre si, tudo com a moderação da escola,” explica Márcio Freire, arquiteto de Soluções da TOTVS.

O mobile learning foi considerado como uma das dez tendências mundiais em termos de Tecnologia e Educação pelo especialista em educação do Banco Mundial, Robert Hawkins. “Assim como os celulares revolucionaram a telefonia fixa, os dispositivos móveis conectados à internet superaram os computadores de mesa como meio preferido para trabalhar em sala de aula”, escreve o especialista no site e-aprendizaje.

Chamada de Academia Social, a solução TOTVS traz recursos de automação na criação de comunidades vinculadas a cursos, turmas e disciplinas, além de facilitar a inscrição dos usuários (alunos e professores) nas comunidades criadas.

Uma vez criada a comunidade podem ser definidos alguns pontos do sistema que provocam a inclusão, ativação ou desativação automática de participantes nas comunidades relacionadas, tudo isso de forma automática, sem a necessidade de interações manuais do usuário dentro do fluig.

A geração das comunidades de disciplinas e turmas no fluig beneficia os diferentes modelos de ensino, tanto o presencial quanto o a distância. Com a plataforma colaborativa é possível compartilhar o conhecimento além da sala de aula. Também é possível acompanhar o desempenho dos alunos “virtuais” e realizar avaliações online, treinamentos e capacitação de equipes internas.

Portanto, com o uso da comunidade, toda a centralização de informações, documentos, imagens, vídeos e todos os materiais que podem auxiliar os alunos são armazenados para consulta, contribuindo assim com a aderência das informações de uma determinada aula. Todas as soluções estão disponíveis também para o ensino básico. Colégios que podem adquirir ou já possuem alguma oferta on-line aos seus alunos podem utilizar esses benefícios.

“Promover melhorias na comunicação do meio educacional com o uso de tecnologia é essencial para assegurar um aprendizado mais eficiente e disseminar o conhecimento. São benefícios como esse que ajudam na taxa de retenção da escola e na satisfação dos pais e alunos”, afirma Marcelo Cosentino, head de Services da TOTVS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *