Reunião Técnica sobre o eSocial para Órgãos Públicos

Equipe TOTVS | Biblioteca | Uncategorized | 01 outubro, 2018

A TOTVS esteve presente na Reunião Técnica sobre o eSocial para órgãos públicos, que ocorreu em Florianópolis no Tribunal de Justiça de Santa Catarina, e foi mediado pelo Comitê Gestor do eSocial, composto por representantes da Receita Federal do Brasil, Ministério do Trabalho, Secretária de Políticas Previdenciárias do Ministério da Fazenda, Instituto Nacional do Seguro Social e Caixa Econômica Federal. Esta foi a segunda reunião sobre o eSocial para os orgaõs públicos, com objetivo de repassar a importância dessa obrigação e discutir o uso do sistema pelos órgãos públicos.

O Coordenador do projeto no eSocial para órgãos públicos e auditor fiscal da Receita Federal do Brasil, Eduardo Tanaka, efetuou abertura da reunião com uma introdução sobre o projeto, tendo como objetivo principal nivelar o conhecimento dos presentes.

No decorrer da reunião tivemos várias palestras apresentadas pelo Comitê Gestor, dentre delas foi apresentado a DCTF-Web – Programa Gerador das Contribuições Previdenciárias a ser utilizado com a entrada do eSocial, instrumento que substituirá a GFIP, passando a emitir o documento de arrecadação. Ao enviar os eventos de remuneração pelo eSocial, automaticamente alimentará o portal da DCTF Web.

O ciclo de palestras foi encerrado com o representante do SERPRO – Serviço Federal de Processamento de Dados, falando sobre o processo de transmissão e validação dos arquivos, presentes pela primeira vez para falar sobre o desenvolvimento e espectativas do projeto. Apresentou ainda alguns dados de transmissão esperados pelo SERPRO e comparou a volumetria com os dados da NF-e, que atualmente possui em torno de 16 bilhões de registros armazenados, sendo que o eSocial teria que receber quase a mesma quantidade de registros, caso todas as empresas estivessem obrigadas a aderir o eSocial em janeiro, e com isso decidiu-se elaborar um cronograma diferente para a vigência do eSocial.

O Comitê Gestor do eSocial pretende ainda efetuar mais 2 reuniões para os órgãos públicos ainda em  2017. Fique atento e acompanhe todas as novidades que a TOTVS traz sobre o eSocial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *