projeto EFD-REINF.
Também tivemos a participação neste encontro da equipe de desenvolvimento da DCTF WEB, que trouxe vários esclarecimentos sobre o assunto. Nesta etapa do projeto, a reunião teve o intuito de alinhar as informações a serem transmitidas através dos 14 eventos criados pela Receita Federal, no mesmo formato utilizado para a Nota Fiscal eletrônica (NF-e, modelo 55).
Foram apresentadas pelo fisco uma nova versão do layout (versão 1.2), do Manual de Orientação ao Contribuinte (MOR versão 1.2), e a continuação do cronograma de homologação dos eventos que ocorre de maneira escalonada.
As empresas piloto cobraram uma ação mais efetiva da Receita Federal sobre as informações a serem enviadas através do evento R-2070, que é tecnicamente o substituto da DIRF. Da forma como o evento foi desenhado, não atende aos contribuintes, tampouco a própria Receita Federal, que se comprometeu a reavaliar a entrada em produção deste evento em 01/01/2018.
Houve ainda o esclarecimento de vários pontos dispostos na planilha de dúvidas, que é encaminhada periodicamente e agora centralizadas através de um único representante, que as consolida e direciona à RFB, recebe o retorno e redistribui para as empresas piloto. Estas questões e suas respostas estão sendo disponibilizadas no Perguntas Frequentes, do Portal Sitio SPED.
Os testes no ambiente restrito de produção iniciaram em 17/07/2017, exclusivamente pelas empresas de software e, desde 07/08/2017, está sendo utilizados por todos os contribuintes.