TOTVS participa do Fórum de Simplificação e Integração Tributária

Equipe TOTVS | Biblioteca | Uncategorized | 01 outubro, 2018

No último dia 7 de agosto, a TOTVS participou do Fórum de Simplificação e Integração Tributária, realizado no auditório da CNI – Confederação Nacional da Indústria, em Brasília. O evento foi promovido pela Receita Federal, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Encontro Nacional de Administradores Tributários (ENAT).

O fórum teve a participação de diversas autoridades entre elas: Henrique Meirelles, Ministro da Fazenda, Jorge Antonio Deher Rachid, Secretário da Receita Federal do Brasil, Robson Braga de Andrade, Presidente da CNI, Guilherme Afif Domingues, Diretor do SEBRAE, Renato Freire Casarotti, Diretor Jurídico da CIA Souza Cruz, secretários da fazenda estaduais e municipais, entre outras autoridades das três esferas (união, estados e municípios).

O foco do evento foi a simplificação e integração tributária entre as três esferas,  para o uso racional das informações recebidas, evitando redundâncias. O encontro deu início à primeira etapa de implantação dos projetos de integração e simplificação, inclusive com assinatura de protocolos de cooperação.

Houve também a assinatura do protocolo de cooperação entre a Receita Federal do Brasil, empresas e desenvolvedoras de software, com o objetivo de colaborar com a RFB no desenvolvimento e aperfeiçoamento da segunda fase do projeto-piloto do SPED – Sistema Público de Escrituração Digital. A TOTVS, como desenvolvedora de software, não poderia ficar fora e também firmou protocolo com a Receita Federal do Brasil para participar da segunda fase do projeto.

A abertura do evento foi realizada pelo Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, destacando que a simplificação e integração tributária trará como consequência um aumento significativo da capacidade competitiva e de produção do país, “com a racionalização de recursos da União, estados, municípios e setor privado, ao eliminar as redundâncias, através do alinhamento de toda a estrutura tributária”.

Durante o evento, Meirelles, e o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, apresentaram quatro medidas de simplificação tributária, que fazem parte da agenda microeconômica do governo e que irão reduzir custos para as empresas e melhorar o ambiente de negócios do país.

• Nova fase do SPED;
• Simplificação de Obrigações Tributárias Acessórias;
• Nota Fiscal de Serviços Eletrônica;
• Portal Único do Comércio Exterior – Pagamento Centralizado

Para saber mais sobre o evento, clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *