TOTVS tem loja conceito com experiências de compra inovadoras para o Varejo

Equipe TOTVS | Biblioteca | Uncategorized | 01 outubro, 2018
A transformação digital e seus impactos no comportamento do consumidor fez com que o varejo repensasse o seu modelo de vendas. Em uma realidade em que a experiência conta tanto, ou mais, do que o produto em si, a multicanalidade para o consumidor ser atendido como e quando quiser é o início de uma nova era para os negócios. A TOTVS então montou uma loja conceito na sua sede, em São Paulo, que une o ambiente físico ao digital e coloca em prática toda essa evolução.

Por meio de diferentes tecnologias já disponíveis no mercado, como geolocalização, totem e mesa interativa, sensor de presença, RFID, analytics e gestão automática de preço, é possível vivenciar uma nova forma de consumo, baseada em uma melhor experiência para o público. O objetivo é mostrar ao setor que há muitos recursos a serem explorados e que já é possível transformar qualquer negócio hoje mesmo.

Para exemplificar isso, a loja é composta por seis experiências tecnológicas. Veja a seguir:

Click & Collect – É uma experiência multicanal. Por ela, o cliente faz o pedido por meio da plataforma TOTVS e-commerce; escolhe a loja e retira a mercadoria no ambiente físico.

Totem interativo – Totens de autoatendimento são usados de várias formas no varejo, desde catálogo de produtos até informações para serviços da loja e relacionamento. Na loja conceito da TOTVS, o consumidor poderá se cadastrar no programa de fidelidade, inserindo dados básicos e preferências de consumo, e já é contemplado com uma promoção para ser usada na loja.

Sensor de presença – É uma experiência de boas-vindas. O consumidor, que já usa o app da loja, é identificado assim que entra na loja. Os vendedores, então, recebem uma notificação com as informações do cliente e sugestões de produtos para apresentar. Desta forma, a equipe de vendas já sabe antecipadamente o perfil deste consumidor e a melhor forma de atendê-lo.

Mesa Interativa – É uma vitrine virtual que permite uma navegação mais rica pelo portfólio e que interage com o cliente. Nela, é possível reproduzir filmes, comerciais, elaborar algum tipo de jogo ou aplicativo de entretenimento, atuar como central de informação, entre outros. O objetivo desta experiência é o consumidor interagir com a loja, escolhendo os produtos de sua preferência de forma inovadora e com acesso a um conjunto de informações ricas.

Gestão de preço – Nessa experiência, a comparação entre os preços da loja, online e física, e da concorrência estão sempre na mão do gestor, com acesso rápido aos indicadores de faturamento, venda e top ranking de produtos (mais e menos vendidos). Com base nessas informações, o gestor tem uma visão clara de quando seus preços estão mais caros que a concorrência e, a partir disso, recebe recomendações de promoções e pode decidir por diferentes ações comerciais, com atualização automática das etiquetas eletrônicas, sem precisar imprimir os novos preços ou fazer o processo manualmente. É uma experiência de gestão para a tomada de decisões de forma simples e ágil.

Pick & Go – Nessa última etapa da jornada, a experiência oferecida é a mais disruptiva. A ideia é permitir que o cliente escolha um produto na loja e, com leitura do código de barras pelo celular, obtenha diferentes informações sobre o produto, além do preço, nota de satisfação e avaliações de outros clientes que já compraram aquele produto. Ele coloca o produto na cesta de compras, faz o pagamento com um clique e pode sair da loja sem, obrigatoriamente, ser abordado por um vendedor. É a evolução tecnológica mudando os paradigmas da conversão no varejo.

A loja conceito é aberta à visitação para clientes e empresas interessadas nas soluções da TOTVS.

Comentarios

  1. Jhoni

    Onde fica esta loja?

    1. Alan Amorim

      Olá, Jhoni.
      Essa loja fica dentro da nossa unidade matriz em São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *