Controle de matéria-prima: o que é, etapas e 7 dicas

Um negócio eficiente passa por uma produção organizada. Muito além de qualidade, é preciso ter clareza de cada processo que faz parte da cadeia de suprimentos. Nesse sentido, o controle de matéria-prima é um pilar que assegura a continuidade das entregas. Neste artigo, nosso foco é justamente nisso: nas matérias-primas que fazem parte do processo …

Equipe TOTVS | 21 fevereiro, 2024

Um negócio eficiente passa por uma produção organizada. Muito além de qualidade, é preciso ter clareza de cada processo que faz parte da cadeia de suprimentos. Nesse sentido, o controle de matéria-prima é um pilar que assegura a continuidade das entregas.

Neste artigo, nosso foco é justamente nisso: nas matérias-primas que fazem parte do processo produtivo e em como uma empresa pode garantir sua organização.

Afinal, não basta garantir que haja material disponível para os projetos em andamento — o excesso também deve ser combatido.

Para isso, é preciso fazer uma gestão inteligente da validade de matéria-prima.

Quando a empresa perde o controle desse fator, os impactos são bastante negativos.

Mas você sabia que é possível adotar algumas práticas para evitar que isso aconteça? É o que você vai conferir neste post.

Mergulhamos no tema para te mostrar tudo sobre a boa gestão de insumos. Vamos lá?

Afinal, o que é matéria-prima?

Matéria-prima é a substância básica, não-processada, utilizada como insumo na produção de bens ou prestação de serviços em uma empresa.

Simples, certo? Mas essa é uma categoria muito ampla de materiais, pois tudo depende da indústria e do produto ou serviço realizado.

Por exemplo, em uma indústria metalúrgica, as matérias-primas diretas podem incluir metais como aço, ferro, alumínio e cobre, que vêm em várias formas, como chapas, hastes ou barras.

Elas são utilizadas diretamente na fabricação do produto final.

E há também as matérias-primas indiretas, que não estão diretamente envolvidas na fabricação, mas são utilizadas no processo.

Ainda no exemplo da indústria, esses materiais seriam ativos como EPIs, por exemplo.

O que é controle de matéria-prima?

O controle de matéria-prima é o processo de monitorar, gerenciar e coordenar os insumos ao longo de sua cadeia produtiva. É um dos pilares da gestão de supply chain, gerenciamento de estoque e operações de forma geral.

São várias as etapas por trás desse amplo processo e cada uma delas impacta a qualidade das entregas e a continuidade produtiva de um negócio.

Entre elas, podemos mencionar o sourcing, recebimento, gestão de matérias-primas no estoque, planejamento de demanda e mesmo o descarte correto de resíduos ou excesso de insumos.

Que tal conferir mais sobre cada um? Explicamos a seguir, veja só:

As principais etapas do controle de qualidade de matéria-prima

As etapas variam a depender do negócio, do segmento e do nível de complexidade da cadeia produtiva. Porém, podemos elencar alguns dos passos essenciais que compõem a gestão de qualidade da matéria-prima de vários negócios:

  • Sourcing: o objetivo é identificar e garantir fornecedores confiáveis para suas matérias-primas, avaliando qualidade, preço, prazos e capacidade de atendimento;
  • Recebimento e testes: a organização avalia a qualidade da entrega, com testes variados de pureza, força, composição, entre outros;
  • Armazenamento: a estocagem dos insumos é uma parte essencial do processo, já que é preciso respeitar as características do material, bem como o fluxo de necessidade dentro do chão de fábrica;
  • Gestão de estoque: envolve tudo, desde o rastreamento da quantidade de cada tipo de matéria-prima até o monitoramento de seu uso na produção;
  • Planejamento: a previsão acertada pode ajudar as empresas a evitar cenários de excesso ou escassez;
  • Descarte/reciclagem: aqui, falamos de filosofias como a economia circular e ações de reciclagem, revenda de resíduos ou descarte ecológico.

A importância da gestão de materiais na indústria

O sucesso do ciclo industrial depende de uma gestão de materiais consciente.

O controle aqui não é apenas uma necessidade logística, mas um elemento estratégico central que alimenta uma produção coesa e eficiente.

Sem essa espinha dorsal, uma cadeia de processos pode se tornar desarticulada e, logo, criar gaps e gargalos consideráveis para o negócio.

Ao focar no gerenciamento controlado e orientado pela demanda, como no modelo lean manufacturing, as indústrias vão na direção da manufatura enxuta.

Nesse caminho, há um equilíbrio entre oferta e demanda que mitiga as paradas de produção, evita excessos e libera o capital de giro — o que, de acordo com a Zebra, pode reduzir os custos de estoque em até 10%.

Assim, em meio à intensa competitividade atual, um bom controle de matéria-prima pode servir como uma poderosa vantagem competitiva.

Desvantagens da falta de controle de matéria-prima na produção

Negligenciar o controle de matérias-primas na produção pode trazer incontáveis problemas para o negócio. Que tal conferir alguns dos riscos? Confira:

  • Desperdício: sem controle, insumos expiram antes do uso, com produtos adquiridos descartados sem valor agregado;
  • Interrupção da produção: produtos perecíveis amplificam o risco. Usar materiais vencidos pode forçar mudanças na programação produtiva, causando interrupções e gargalos;
  • Ineficiência operacional: ajustes não planejados para acomodar vencimentos iminentes podem levar à instabilidade da produção, afetando a qualidade;
  • Aumento de despesas e atrasos: tais problemas podem elevar custos e provocar atrasos, impactando no preço final e competitividade;
  • Ocupação de almoxarifado: insumos não utilizados desorganizam o almoxarifado, criando gargalos na gestão produtiva.

7 dicas para uma bom controle de estoque de matéria-prima

E aí, pronto(a) para aprender algumas boas práticas para melhorar tudo relacionado às matérias-primas de seu negócio? Separamos as principais, veja só:

1. Faça uma gestão de inventário

Uma gestão de inventário é fundamental.

Nela, você vai registrar cada item da forma mais detalhada possível, levando sempre em consideração as informações mais relevantes para os processos de produção.

Além de permitir um monitoramento mais preciso do volume de cada item, o inventário ajuda a identificar quais estão mais próximos do vencimento e, por isso, devem ser utilizados antes.

2. Escolha bons fornecedores 

Selecionar fornecedores confiáveis é essencial — o que é óbvio, mas sempre é necessário reafirmar.

Não se trata apenas de preços: considere a reputação, prazos de entrega, padrões de qualidade (certificados etc) e flexibilidade.

Estabelecer relacionamentos fortes com fornecedores confiáveis garante que você mantenha um bom estoque de matéria-prima de alta qualidade, o que é vital para manter a consistência e os padrões de produção.

3. Armazene os insumos de forma organizada

O almoxarifado e o seu estoque merecem todo cuidado possível.

Por exemplo, materiais perecíveis ou inflamáveis exigem certos padrões específicos de segurança — faça questão de segui-los à risca.

A distribuição de tonéis ou galões de produtos, por exemplo, influencia na ordem de retirada.

Organizá-los de forma a manter os produtos mais antigos à frente é uma boa alternativa para evitar que permaneçam no estoque por muito tempo.

4. Faça um planejamento de demanda alinhado com a produção

O estoque de matéria-prima deve estar alinhado à demanda das linhas de produção.

Para isso, estabeleça um planejamento com base nos projetos em andamento.

Sempre que um novo contrato for firmado ou uma nova ordem de produção for emitida, o cálculo dos materiais deve ser reajustado para que cada compra seja feita sob medida.

5. Considere as perdas do processo e possíveis atrasos

Incorpore possíveis perdas e atrasos em sua estratégia de controle de matéria-prima.

Para que sua estratégia crie um senso de redundância, de modo a garantir a continuidade, é essencial estar ciente do desperdício natural que ocorre durante a produção e possíveis contratempos na entrega e no processo produtivo.

6. Acompanhe a legislação junto aos órgãos reguladores

Certos materiais podem apresentar variações nos prazos de validade da matéria-prima de acordo com atualizações nas normas.

Para evitar que isso gere impactos negativos no seu planejamento, é importante estar atento às mudanças feitas pelos órgãos reguladores.

Produtos químicos e insumos em geral costumam ser os mais suscetíveis a esse tipo de alteração.

7. Utilize um sistema de gestão

Na era da jornada digital, não há espaço para processos de gestão obsoletos, principalmente quando eles influenciam diretamente na eficiência operacional.

Por isso, contar com um sistema de gestão integrada (ERP) ou uma solução tecnológica para gestão de estoque é fundamental.

Esse tipo de ferramenta garante o registro adequado das informações, além de oferecer funções específicas para o controle eficaz de diversos processos.

A solução elimina falhas humanas tanto no processo de registro dos dados quanto no controle de estoque, além de manter as informações atualizadas e integradas para que todos os departamentos possam acessá-las, evitando incongruências.

Tecnologia como aliada no controle de matérias-primas

Não há como negar que abraçar a tecnologia é o caminho a seguir no controle de matéria-prima.

Ela otimiza o rastreamento e a análise do estoque, melhora o gerenciamento do relacionamento com fornecedores e agiliza a produção.

Com soluções avançadas, como ERPs próprios para a indústria, as empresas podem mitigar riscos, antecipar atrasos e se adaptar às mudanças na demanda.

O resultado? Um processo simplificado, menos gargalos e maior eficiência operacional.

Lembre-se: no mundo acelerado de hoje, a tecnologia não é apenas uma ferramenta — é um aliado indispensável.

Sistemas TOTVS para indústria

E se, além de melhorar o controle de matéria-prima, você pudesse gerenciar completamente todos os processos administrativos do seu negócio?

É o que você consegue com o TOTVS Manufatura, uma solução completa de ERP desenvolvida para a indústria.

Vá além da automação básica e adote a Indústria 4.0 com um sistema integrado que agiliza todo o seu processo de fabricação.

Com a solução da TOTVS, você terá redução de custos, melhor gerenciamento de estoque e um sistema flexível que cresce junto com o seu negócio.

Tenha um aliado no controle de matéria-prima para otimizar processos, automatizar linhas de produção e gerar análises críticas. Mais de 6.000 clientes confiam na TOTVS e já experimentaram um aumento de produtividade de cerca de 54%.

E aí, que tal conferir esses benefícios na prática? Conheça as funcionalidades do TOTVS Manufatura!

Conclusão

Em essência, o controle de matéria-prima é crucial para manter a eficiência operacional, reduzir o desperdício e otimizar os processos de produção.

Várias etapas fazem parte desse processo, como a garantia de qualidade, seleção de fornecedores e contabilização de perdas.

As armadilhas da falta de controle podem ser prejudiciais, com impactos que vão desde atrasos na produção até o aumento de custos.

Porém, a tecnologia, como a TOTVS Manufatura, se coloca como aliada, com uma solução completa para agilizar esse procedimento.

E aí, gostou de ler mais sobre o controle de matéria-prima e sua importância em uma organização?

Então provavelmente você vai gostar de ler outro conteúdo nosso, na mesma linha de pensamento: entenda o que é e como gerenciar um risco operacional.

Além disso, assine a nossa newsletter e receba nossos artigos diretamente em seu e-mail!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.