timesheet

Vantagens de implementar o timesheet na empresa

Equipe TOTVS | GESTÃO DE NEGÓCIOS | 09 dezembro, 2019

Um dos recursos mais importantes para uma empresa é o tempo. Por isso, ele deve ser usado sabiamente, principalmente durante a rotina de trabalho. Para ter uma boa gestão de tempo você pode optar pelo timesheet.

Se trata de uma solução inovadora que beneficia tanto os funcionários quanto os gestores. Entenda como ele funciona e quais benefícios proporciona para os funcionários e para o negócio.

O que significa timesheet?

O timesheet é um sistema que faz o controle de horas trabalhadas. Com ele, é possível iniciar o contador ao começar uma atividade e depois, pausá-lo quando terminar ou fizer um intervalo.

Deste modo, o gestor pode saber quanto tempo foi gasto em determinado projeto e avaliar a produtividade dos colaboradores. É uma solução mais viável do que uma planilha de organização de tempo, por exemplo, que precisa ser atualizada manualmente.

O sistema disponibiliza um relatório detalhado das atividades diárias, que apresenta quanto tempo foi gasto com cada uma delas. Assim, é possível descobrir qual tarefa leva mais tempo para ser concluída, podendo ajudar as atividades conforme seu tempo.

Quem pode usar?

Diversos segmentos de empresas podem implementar o timesheet em sua rotina de trabalho. Basicamente, qualquer um que precisa de uma organização de tempo pode fazer uso dessa ferramenta e aproveitar seus benefícios.

Dentre os ramos que mais utilizam essa tecnologia estão agências, consultorias, escritórios de advocacia e contabilidade, entre outros. O timesheet beneficia tanto os funcionários quanto os gestores, já que o registro pode ser usado por ambos.

Vantagens de usar essa solução

O modelo de timesheet é muito importante para fazer a gestão do tempo. É fácil de entender e aprender a usar, podendo ser implementado em pouco tempo. Ele traz inúmeras vantagens que podem ser aproveitadas por todos da empresa. Confira as principais delas:

Controle de horas trabalhadas

É muito fácil perder a noção do tempo quando estamos trabalhando. Só que isso pode ser ruim dependendo de quantas atividades estão programadas para serem feitas naquele dia. O controle de horas de projeto ajuda na organização do tempo. 

Acompanhamento de produtividade

Quando o gestor tem acesso a essas informações, é possível fazer o acompanhamento da produtividade dos colaboradores. Uma gestão de horas trabalhadas eficiente permite identificar se há desperdício de tempo.

Planejamento de atividades

Organizar as atividades diárias fica muito mais fácil com um software de gestão de tempo. Com ele, os gestores podem acompanhar como está a agenda dos colaboradores, além de haver maior facilidade na hora de marcar reuniões.

Descartar atividades desnecessárias

Outra vantagem de aderir a um programa timesheet é a possibilidade de decidir se as atividades realizadas pelos funcionários são relevantes ou não. Isso evita a perda de tempo com tarefas que não são importantes.

Conquista de objetivos

Saber usar o próprio tempo faz toda a diferença para se planejar e conseguir conquistar objetivos. Ter o conhecimento de como usar o tempo de forma inteligente permite a concentração nas atividades mais importantes da empresa.

Como implementar?

Ao implementar o sistema de gestão de tempo na empresa, o RH deve fazer um treinamento para ensinar os funcionários a operar o software. Pode-se explicar as vantagens de usá-lo e como ele pode beneficiar a rotina de trabalho.

New call-to-action

É importante que todos entendam a importância da ferramenta e saibam que ela foi adotada para melhorar o trabalho de todos. Os gestores podem incentivar o uso do sistema pelos colaboradores e mostrar suas vantagens principais.

Após isso, os gestores precisam fazer o acompanhamento do timesheet. Afinal, os registros precisam ser estudados para, assim, constituir informações, como índice de produtividade e gestão do tempo.

Soluções que beneficiam os negócios

O sistema de gestão traz muitos pontos positivos para a empresa, além de beneficiar também os colaboradores. É uma ferramenta de fácil implementação que gera resultados assim que passa a ser utilizada. Com ele, o ambiente de trabalho se torna mais eficiente e os funcionários, mais proativos.

Para continuar atualizado sobre soluções como essa, continue acompanhando nosso blog. Aproveite para se inteirar sobre o que é RH Digital e suas vantagens.

RH

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *