sistema de orçamento

Principais vantagens do sistema de orçamento

Equipe TOTVS | GESTÃO DE NEGÓCIOS | 12 dezembro, 2019

Muito utilizado pelo varejo e pelas empresas que prestam serviços, o sistema de orçamento é uma ferramenta muito útil. Fazer um orçamento nem sempre é tão simples. A falta de qualidade orçamentária pode afetar as finanças do negócio. Entenda mais sobre o sistema e como ele funciona.

Entenda como funciona um sistema de orçamento

Esse sistema faz a precificação de orçamentos com precisão e agilidade. Analisa os fatores necessários para a construção de um orçamento de qualidade, influenciando os resultados financeiros do negócio. É uma solução focada na rentabilidade dos contratos, proporcionando um gerenciamento completo de prazos e vencimentos.

No caso dos prestadores de serviços, auxilia também na gestão de oportunidades de vendas e nos orçamentos dos serviços. Possui tabela de precificação homem/hora, além da central do cliente.

O custo homem/hora serve para medir os esforços que são necessários para completar um serviço. Deste modo, em cada projeto é possível saber o custo de cada profissional por hora de trabalho.

Quais as vantagens?

Esse sistema de orçamento pode ajudar muito na gestão financeira da empresa, pois permite mais controle sobre as estimativas de custo de um produto ou serviço. A ferramenta integra vários setores de uma empresa, podendo ser usado para controle de atividades administrativas e financeiras.

Se trata de uma solução flexível que se adequa aos processos de cada empreendimento para melhorar tanto a gestão quanto a organização. Ele pode ser contratado por módulos, inclusive o de orçamento. Dentre as vantagens de contratar esse sistema para orçamento estão:

Integração de informações

Também conhecido como sistema de gestão orçamentária, essa ferramenta permite ter os dados de diferentes setores do seu negócio reunidos em um único lugar. Pensando nisso, seria possível elaborar orçamentos mais precisos, já que seriam levados em consideração os fatores que impactam a precificação.

Controle do fluxo de caixa

É muito importante o registro de entrada e saída de capital para ter um controle financeiro. Com a rotina diária de contas a receber e a pagar, pode ser difícil fazer esse registro manualmente. O software de gestão auxilia nessa tarefa, prevenindo perdas financeiras para a empresa.

Relatórios e acompanhamento

Outra vantagem é poder contar com relatórios que informem ao gestor a situação do negócio. O acompanhamento desses indicadores é fundamental para que se façam ajustes que alinham os resultados com os objetivos da empresa. Isso influencia nas decisões estratégicas que têm a possibilidade de serem mais assertivas.

Ordem de serviço

No caso das prestadoras, esse sistema de orçamento empresarial a que nos referimos, é capaz de gerar uma ordem de serviço a partir do orçamento elaborado. Assim, o fluxo de trabalho se torna mais rápido e eficiente, já que as equipes envolvidas no projeto já são acionadas. 

Segurança de dados

A segurança de dados é uma preocupação para todo gestor. Esse mesmo  software de orçamento empresarial possui a qualidade de ser totalmente seguro, evitando a perda de informações importantes que estarão armazenadas em sistemas de nuvem

Identificação de oportunidades

A ferramenta de Businesses Intelligence facilita a visualização de resultados por meio de painéis com visão por contratos vigentes, cancelados, e a sua rentabilidade. Isso permite identificar rapidamente onde estão as oportunidades e as perdas. Também é possível ver a análise financeira de despesas previstas e realizadas e acompanhar a performance por equipe.

A importância de elaborar um bom orçamento

O orçamento tem impacto direto nos lucros da empresa, influenciando na valorização da mercadoria ou dos serviços. No segundo caso, pode ser ainda mais difícil, já que elaborar um orçamento para serviço envolve fatores como mão de obra, material e outros gastos. 

A estimativa da demanda é muito importante para a programação da produção ou compra de mercadoria. Erros nas previsões podem levar a sérios problemas de gestão financeira para a empresa.

O também chamado “software de orçamento corporativo” pode ajudar a controlar os custos com ferramentas como emissão de notas fiscais e cadastro de fornecedores. Otimizar os processos com essa solução ajuda também a poupar o tempo dos funcionários. Assim, eles podem se concentrar no core business da companhia.

Acompanhe as novidades

Se você quer saber mais sobre soluções que podem ajudar a resolver problemas no seu negócio, continue acompanhando nosso blog. Entenda mais sobre como a tecnologia influencia nos processos internos das empresas, otimizando tarefas e gerando mais lucros.

Para entender mais sobre o que um sistema de gestão pode fazer pelo setor de serviços, leia esse texto do nosso blog. Continue acompanhando nossos artigos para se manter informado.

gestão orçamentária

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *