Torne seu Supply Chain um diferencial estratégico

Em meio a um cenário macroeconômico incerto e com tendência de baixa demanda, uma cadeia de suprimentos enxuta, ágil e flexível pode ser um diferencial competitivo.

A TOTVS Consulting, por meio de suas metodologias e boas práticas de mercado, realiza diagnósticos, desenhos e implantações de soluções em planejamento da cadeia, compras, produção, estoque, logística e vendas.

Programa de Eficiência em Custos

A sua empresa pode reduzir custos e alcançar melhores resultados com a visão especializada da TOTVS‬ Consulting. Em um ano desafiador, a consultoria colabora para que as companhias elevem a produtividade e tenham eficiência financeira. Assista ao vídeo e conheça as soluções

video-1

Nossas soluções para sua empresa

DEA

Diagnóstico da Maturidade de Supply Chain

Desenvolvimento de um Plano Diretor de Supply Chain alinhado com o planejamento estratégico da empresa. O plano é suportado por uma metodologia que avalia o grau de maturidade desta cadeia, comparando-a com as boas

práticas em planejamento, gestão de estoque, suprimentos, manufatura e logística. São considerados processos, tecnologia e gestão.

DEA

Estratégia da Malha Logística

Tem como objetivo definir o cenário logístico que melhor otimiza os custos e investimentos, ponderando os diferentes componentes qualitativos: nível de serviço, riscos operacionais, flexibilidade, etc. Dependendo do modelo de negócio, podem ser consideradas unidades fabris, centros de distribuição, pontos de cross docking, entre outros.

As empresas têm revisado a malha com uma frequência cada vez maior, visando responder rapidamente às necessidades do negócio, que podem estar atreladas a nível de serviço, canal de atendimento, custo ou expansão.

DEA

Custo de Servir

Metodologia que contabiliza o custo de atendimento ao cliente, por meio de um rateio que reflete o real consumo da cadeia de valor, resultando na demonstração assertiva sobre como cada produto e cliente impactam no lucro da empresa.

Esta visão detalhada culmina em um plano de ação cirúrgico e de ganhos rápidos: redução de serviço agregado a um cliente ou produto, aumento de preço, descontinuidade de um produto, etc.

DEA

Planejamento Integrado de Supply Chain

Baseado no conceito de Sales & Operations Planning (S&OP), este planejamento integra todas as áreas da cadeia de valor com o objetivo de balancear o planejamento de demanda e as restrições na cadeia de suprimentos. Resulta em um plano único de trabalho focado na estratégia e nas metas da empresa. A TOTVS Consulting diagnostica, desenha e implanta processo, rotina e ferramenta.

Planejamento Colaborativo (CPFR): também atuamos na evolução do Planejamento Integrado, o chamado Planejamento Colaborativo, que ao integrar o planejamento da empresa com o de seus principais fornecedores e/ou clientes, incrementa o nível de serviço e reduz o estoque na cadeia.

DEA

Otimização de Estoque

Solução voltada a reduzir os custos totais de estoque por meio de análises estatísticas e definição de nível de serviço adequado à criticidade do produto.

Pode ser aplicada em estoque de insumos, estoque intermediário, estoque de produto acabado e MRO (Manutenção, Reparo e Operações).

DEA

Eficiência em Suprimentos

Pode ser alcançada por meio de duas iniciativas:

Transformação de Suprimentos: otimiza processos, governança e estrutura organizacional, segregando as atividades estratégicas das burocráticas, e tornando o departamento mais eficiente e com menor custo;

Compras Estratégicas: a análise do custo total, da criticidade e disponibilidade do produto ou serviço alavanca a redução de custos, seja por meio de negociações, consolidação de volumes, identificação de fornecedores ou modelos de fornecimento alternativos.

DEA

Gestão Integrada de Transportes

A pressão por redução de custos e nível de serviço em transportes está associada à necessidade de uma gestão estratégica e tática. A TOTVS Consulting endereça este desafio por meio da gestão integrada de transportes, cujo conceito contempla redesenho de atividades de transportes, alavancadas por uma adequada especificação de ativos de transportes, otimização das rotas e controle de custos.

A implantação deste modelo em diferentes setores da indústria traz o acúmulo de experiência em diversos sistemas de informação, além de relacionamento com transportadores e operadores logísticos.

DEA

Desenho de Operação Logística

Visando, cada vez mais, agilizar o atendimento a seus clientes, as empresas são desafiadas a encontrar soluções para os gargalos logísticos em suas plantas, centros de distribuição, pátios e lojas, com restrições no seu CAPEX e OPEX. A TOTVS Consulting contribui com:

- Maximização do throughput: otimiza a operação logística, respeitando as restrições operacionais e do negócio, que se consolida em um plano de ações priorizadas por facilidade de implantação e retorno.

- Desenho de Centro de Distribuição ou Almoxarifado: a TOTVS Consulting possui expertise para inserir as diversas alternativas de movimentação e armazenagem (das tradicionais às inovadoras) em diferentes cenários de layout, sempre visando agilidade no atendimento, flexibilidade operacional e retorno sobre capital investido.


DEA

Gestão de Ativos

Implementação de um modelo que maximiza o retorno financeiro e qualitativo dos ativos (Return on Assets - ROA). Direcionadores estratégicos, como confiabilidade dos ativos, otimização dos recursos (equipes, estoques e ferramentas) e soluções de TI (mobilidade e sensoriamento), transformam a "manutenção" em centro de excelência fundamental para a estratégia do negócio.

DEA

Otimização da Força de Venda

Solução direcionada para o aumento da eficiência das equipes de vendas, por meio da revisão de seus processos, modelo organizacional e, principalmente, do uso de meios tecnológicos: analytics e mobilidade.

Além da otimização da equipe, constata-se maior aderência entre estratégia comercial e carteira de venda.