Conforme já temos divulgado e trabalhado em nossos conteúdos no Espaço Legislação, o CNPJ alfanumérico será a nova forma de identificação das empresas no Brasil. O novo modelo passa a combinar letras e números, utilizando os algarismos de 0 a 9 e qualquer uma das 26 letras de A a Z, ampliando a capacidade de identificação das pessoas jurídicas no país.
Com o objetivo de manter os contribuintes informados sobre essa mudança, a Receita Federal do Brasil (RFB) disponibilizou uma página específica do projeto, reunindo materiais técnicos, orientações e um documento de Perguntas e Respostas (FAQ) com esclarecimentos sobre o novo formato do CNPJ.
Nesse contexto, em 20 de janeiro de 2026, a Receita Federal do Brasil atualizou o arquivo de Perguntas e Respostas do CNPJ Alfanumérico, incluindo as perguntas nº 52 a 56, que tratam especificamente do Simulador Nacional de CNPJ.
O simulador é uma ferramenta relevante para empresas e desenvolvedores, pois permite a geração de CNPJs fictícios para fins de testes e validações em sistemas. A Receita Federal orienta que, caso sejam identificados possíveis erros na ferramenta, como, por exemplo, a geração de um CNPJ apenas numérico quando selecionada a opção alfanumérica, os usuários devem registrar a ocorrência por meio do canal “Fale Conosco” da RFB, informando evidências do erro, sistema operacional, navegador utilizado, passo a passo executado e demais detalhes que auxiliem na reprodução e correção da falha.
Clique aqui e acesse o documento “Perguntas e Respostas do CNPJ Alfanumérico” atualizado.
Você sabia que temos uma página de conteúdo dedicada ao tema, com análises e orientações detalhadas? Clique aqui e explore nosso conteúdo.
Fonte: CNPJ Alfanúmerico – gov.br
Deixe aqui seu comentário