Em 16 de dezembro de 2025, foi liberado o ambiente de produção da NFAg – Nota Fiscal da Água e Saneamento Eletrônica na SVRS (Sefaz Virtual do Rio Grande do Sul). A liberação contempla, neste primeiro momento, as empresas que já participam do projeto piloto no ambiente de testes, permitindo a autorização oficial de documentos fiscais em produção.
A SVRS informou ainda que, em breve, será disponibilizada no portal a transação de auto credenciamento, o que permitirá a ampliação controlada do acesso ao ambiente de produção da NFAg.
Atenção ao uso do ambiente
É importante destacar que documentos autorizados em ambiente de produção possuem plena validade jurídica. Dessa forma, as empresas devem redobrar a atenção no momento da emissão, garantindo que:
- o ambiente correto esteja selecionado no XML (tpAmb);
- testes operacionais não sejam realizados inadvertidamente em produção;
- os processos internos estejam devidamente preparados para a emissão válida da Nota Fiscal da Água e Saneamento Eletrônica.
A liberação do ambiente de produção representa um avanço relevante para a consolidação da NFAg e exige atenção técnica e operacional das empresas participantes do projeto piloto.Acesse nosso artigo sobre NFAg.
Fonte: Portal da NFAg – SVRS
Deixe aqui seu comentário