É mais fácil reduzir custos do que despesas, sabia?

Equipe TOTVS | Biblioteca | Uncategorized | 01 outubro, 2018

Nos dias atuais três palavras tem sido ditas e repetidas a todo instante por empresários de praticamente todos os setores. Essas palavras, também tem se tornado quase um mantra entre os gestores de indústrias de confecção: “redução de custos”. Em tempos de incertezas, é necessário muita cautela para manter equilibrada as movimentações de entradas e saídas do caixa e evitar problemas. Por isso, ter as despesas sobre controle e reduzir custos é o que todo administrador busca e deseja.

Antes de qualquer coisa é importante entender a diferença entre custos e despesas, porque ao contrário do que muita gente pensa, são coisas distintas. Os custos são atribuídos ao produto final e a despesa tem caráter geral. Sendo mais específico, os custos estão diretamente ligados à produção e a transformação da matéria-prima em produto acabado. Já as despesas, estão relacionadas as necessidades que o empresa tem em manter toda a estrutura funcionando para que haja produção.

Partindo desse principio, podemos entender que é mais fácil reduzir os custos utilizando alternativas inteligentes, do que cortar despesas de funcionamento. Utilizando a energia elétrica como exemplo, podemos comprovar que por mais que valha todos os esforços no sentido de diminuir o seu consumo, o impacto no resultado geral ainda acaba sendo baixo.

Apresentadas as diferenças entre despesas e custos, podemos entender que a condição ideal para garantir bons resultados no chão de fábrica ainda é administrar da melhor maneira possível os recursos, como o estoque de mataria-prima. Se o gestor conseguir diminuir ao máximo a necessidade dos materiais sem comprometer a sua produtividade e a condição de entrega, terá redução nos custos por manter um estoque menor e alinhado com a sua capacidade de produção.

A TOTVS, através da sua solução especialista para indústrias de moda, disponibiliza ferramentas capazes de auxiliar as decisões relacionadas a este tema. Por intermédio da função controle de infesto e corte, é possível controlar e identificar desde os primeiros processos até as perdas que serão processadas no corte, de forma segura e precisa. Solicite uma demonstração e entenda na prática como tornar isso possível através da nossa tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *