Biblioteca

Leia em 10 minutos

Saiba como superar os desafios do mercado de prestação de serviços em 2017

22/07/17 - por Equipe TOTVS
Esse conteúdo ajudou você 25 profissionais
compartilhe:
Sua empresa está preparada para os desafios do mercado de prestação de serviços em 2017?

Sabemos que a prestação de serviços é um dos segmentos que mais se desenvolve nos quatro continentes e por conta disso a sua exigência é maior a cada dia. Ao contrário de uma simples venda de produto, a prestação de serviços é um bem intangível, custoso ao se mensurar e de difícil avaliação e qualificação no mercado.

A essência da prestação de serviços é alicerçada no relacionamento humano, sendo uma atividade penosa, porém satisfatória quando bem elaborada e gerida, que ao cabo de tudo poderá efetivamente fazer a diferença na vida do indivíduo. No entanto, ela apresenta alguns desafios a serem superados. Vejamos agora quais são e como vencê-los!
 

Gestão de Relacionamento

A gestão de relacionamento é o ponto chave da prestação de serviços, e em muitas vezes ele tem ficado de lado ou em alguns momentos tornou-se segundo plano. O provedor de serviço tem como foco apenas o cumprimento do contrato, ignorando que o seu trabalho efetivo é lidar com pessoas, entenda-se funcionários e clientes, além dos anseios não explícitos.

Quando nos colocamos na posição do cliente iremos nos deparar com questões fundamentais como: qual é o perfil de profissional correto para realizar determinada atividade com destreza, qualidade e eficiência e como eu posso focar na solução do problema do cliente. Desta forma, o prestador será capaz de administrar estes desafios e consequentemente lidar melhor com diferentes perfis de pessoas. Com isso, a sua percepção estará alinhada com a necessidade do cliente, gerando satisfação, fidelidade e engajamento.

 
Captação de clientes

Nos últimos anos, nosso país vive uma crise financeira e política e com isso o relacionamento tornou-se mais difícil, automaticamente a conquista de clientes também foi afetada por conta disso. A empresa que hoje se diferencia no mercado é aquela que busca conhecer o seu público em potencial, que se posiciona e apresenta os seus diferenciais competitivos, este é de fato um desafio para o segmento de serviços.

Através da tecnologia de informação, é possível captar novos clientes por meio de critérios inteligentes, possibilitando qualificá-los e assim realizar um marketing direto permitindo que a sua empresa esteja mais próxima destas contas. Dessa maneira, você vai estabelecer de fato um relacionamento concreto e duradouro, que gere mais oportunidades de venda de serviço para o seu negócio.

 
Tabela de Precificação

O produto acabado dispõe de custos diretos e indiretos, sendo assim mais fácil precificá-lo.

E serviços, como precificar?

Por ser um bem não palpável, há muitas variáveis em questão e por conta disso, existe no mercado muitos valores diferenciados para a mesma oferta por diferentes empresas.

Este cenário é prejudicial pois demonstra que a empresa é ausente de uma solução de gestão que seja capaz de elaborar um orçamento correto e detalhado, possibilitando ao tomador de serviço avaliar o serviço nos mínimos detalhes da composição hora/homem “h/h”, além das cláusulas contratuais e níveis de acordo do serviço e por conta disso a prestação de serviços acaba ficando ultrapassada em relação ao valor agregado da prestação do seu serviço.

O serviço deve ser mensurado na percepção de quanto valor agregado é apresentado ao nosso cliente, ou seja, isso só é possível se conhecermos bem o nosso cliente e o quanto de tempo nos dispomos para entender a sua necessidade. Isto é realizado por meio de visitas de vistoria técnica ou de questionamentos por telefone, e-mail ou formulários para avaliarmos o quanto o nosso cliente está disposto a pagar por um determinado tipo de serviço da nossa empresa.

 
Administrar Contratos

O desafio não fica limitado somente ao departamento de venda, após a sua assinatura faz-se necessário gerir de forma eficiente os contratos visando a maximização de rentabilidade.  É preciso administrar todas as particularidades envolvidas do contrato como o controle de indicadores econômicos, que serão aplicados aos contratos e das cauções de negociações comerciais, revisões dos contratos, sejam por aditivos pertinentes a reajustes salariais, por convenção coletiva ou simplesmente um repasse de valor por aumento dos insumos aplicados ao contrato, prestação do tipo de serviço contido no contrato, controle de cronogramas financeiros e contábeis para efeito de projeção de receitas, despesas e custos além das cláusulas de contrato.

Gestão Operacional

Entregar ao departamento operacional informações que proporcionem o acompanhamento e monitoramento de todos os contratos e de atendentes, possibilitando realizar a confirmação de entrada e saída dos funcionários de um determinado posto de trabalho, fazer o apontamento e consulta das disciplinas aplicadas aos funcionários, efetuar o registro de investigação sobre a ótica do posto de trabalho, armas e pessoas, elaborar a abertura de ocorrências, solicitar serviços extras, efetuar a manutenção de agendas dos funcionários e aplicar a baixa de materiais para o contrato.

Gestão Contábil

Podemos dizer que alguns provedores de serviços aventuram-se na gestão contábil e fiscal, talvez seja a falta de experiência e conhecimento, por julgar que não há uma forma de geração automática destas obrigações como SPED Fiscal, Contábil e demais obrigações acessórias, todos os esforços são realizados com a digitação manual sem qualquer análise prévia dos tipos de movimentos e lançamentos. Com isso a empresa pode sofrer severas punições oriundas de multas e perda de competitividade ao longo do tempo.

É fundamental para o negócio ter uma solução de contabilidade digital que possibilite ao prestador de serviços lançar notas fiscais, gerar obrigações fiscais e acessórias que atenda ao Fisco, além da necessidade de alimentar a alta gestão com informações gerenciais para tomada de decisão, que possibilitem realizar análises que classifique os clientes, tipo de serviços do contrato, resultados por empresas e filiais entre outras.

 

Você enfrenta algum desses desafios atualmente? Conheça as nossas soluções e veja como a TOTVS pode ajudar a melhorar os seus processos.

Documento

Download PDF Imprimir

Esse conteúdo ajudou você

Sim Não

Atualização da versão do SAT

Transforme a rotina do seu consultório odontológico com o Fly01 Odonto