BI: Entenda a aplicação dessa ferramenta no seu negócio

Devido ao crescimento da utilização de dados e das informações nas operações empresariais, nunca uma ferramenta de BI (Business Intelligence) teve tanta demanda no mercado.

A competitividade acirrada impulsiona empresas a buscarem novos caminhos para otimizar as suas operações, criar e aproveitar oportunidades, se aproximar do consumidor e entregar ainda mais valor para os seus serviços e suas propostas.

Nesse contexto, as ferramentas de BI têm sido a alternativa encontrada pelas empresas. Hoje, softwares e sistemas reforçam o ideal de inteligência dos dados, coletando, estruturando, aprimorando e oferecendo insights poderosos para negócios de todos os segmentos e portes. Mas vamos nos aprofundar a seguir.

O que é uma ferramenta de BI?

De maneira pontual, podemos entender uma ferramenta de BI como todo e qualquer recurso de tecnologia que faça a coleta de informações das mais variadas fontes para ajudar empresas a entenderem melhor a realidade interna e externa que afeta suas atividades.

Na prática, estamos falando de ferramentas tecnológicas capazes não só de coletar dados, mas de armazená-los, estruturá-los e, a partir disso, gerar relatórios adaptáveis, estatísticas e outras informações para guiar gestores e líderes na tomada de decisão.

Como funciona uma ferramenta de BI?

A ideia por trás de uma ferramenta de BI é aumentar o valor da informação. Essa tecnologia trabalha em conjunto com uma série de padrões cuja finalidade é transformar um dado sem muito valor para a organização em um insight preciso, que pode contribuir para que os gestores tenham suporte para suas decisões.

As ferramentas de BI fornecem visualizações históricas, atuais e preditivas das operações de organizações. Para tanto, na maioria das vezes, elas centralizam um grande acervo informativo em repositórios. Esses repositórios são acessados pelos softwares de BI, que passam a trabalhar os dados de diferentes formas e para finalidades distintas, como marketing, gestão, financeiro e ações preditivas.

Em geral, um sistema de BI suporta relatórios, análises, tabelas dinâmicas interativas, além de operar também com a visualização e mineração de dados estatísticos. Dentro das empresas, esse tipo de ferramenta lida com contratos, finanças, recursos humanos e diversas outras fontes de dados.

Vale mencionar que ferramentas mais robustas têm uma maior amplitude na análise de informações, coletando dados sobre o mercado e concorrentes. Isso forma uma base sólida e confiável para os gestores entenderem a posição da empresa e público, tomando as ações necessárias para atuar de forma ainda mais competitiva.

Confira alguns tópicos que fazem o business intelligence um diferencial para as empresas.

Acompanhar indicadores de desempenho

É essencial que qualquer negócio tenha ferramentas que sejam capazes de medir o desempenho de suas atividades, e assim, poder reforçar pontos fortes e melhorar pontos fracos.

Acompanhar os resultados de maneira concreta, a partir de indicadores, é um dos grandes diferenciais trazidos pelo BI nas empresas. A coleta de feedbacks, análises, estatísticas e números, por exemplo, dá mais visibilidade aos gestores.

Encontrar potenciais de receita (upsell e cross-sell)

As ferramentas de BI também podem ter uma utilidade bastante estratégica na hora de identificar potenciais de receita. Ao prestar um serviço, por exemplo, é possível propor novos serviços com base naquilo em que o cliente manifestou o seu interesse.

Os dados e as leituras feitas por softwares de BI também podem auxiliar a empresa na hora de ofertar seus serviços aos consumidores. A partir de uma leitura de comportamento do consumidor é possível oferecer serviços mais completos, com ticket médio mais elevado, mas que atendam melhor à demanda do cliente (cross sell e up sell).

Vantagens da ferramenta de BI

A aplicação de uma ferramenta de BI traz algumas vantagens interessantes. Confira alguns exemplos.

Armazenamento em nuvem

A compatibilidade com a nuvem é um dos diferenciais das modernas ferramentas de BI. Essa característica, além de possibilitar o acesso ao sistema em tempo integral e de qualquer lugar, também traz benefícios valiosos do ponto de vista financeiro e da segurança.

Hoje, operar com dados na nuvem é muito mais dinâmico, ágil, barato e seguro para as empresas. Nesse modelo, a escalabilidade dos sistemas e a possibilidade de reforçar a capacidade de processamento da ferramenta de BI é algo muito mais simples, se adaptando melhor às necessidades de cada negócio.

Integração de processos

Outra vantagem da ferramenta de BI está ligada à visibilidade. Em conjunto com um ERP, por exemplo, a empresa consegue integrar diferentes processos e setores da empresa, coletando dados e informações que, mais tarde, poderão ser trabalhados pela solução de BI e devolvidos como propostas práticas de otimização.

Nesse sentido, percebe-se que a ferramenta de BI, quando bem administrada, oferece uma visão holística das equipes, possibilitando integrar dados, entender o desempenho geral do negócio e gerar insights para diferentes necessidades.

Acessibilidade

Por último, vale destacar que aplicações qualificadas de BI também apresentam o diferencial da acessibilidade. Boas soluções permitem o acesso e controle das informações em tempo real.

Por meio da internet e a partir de diferentes dispositivos, como smartphones e tablets, essa vantagem tira as limitações geográficas da empresa e permite oferecer respostas em um tempo mais curto, aproveitando melhor as oportunidades.

Por fim, como podemos perceber, a aplicação de uma ferramenta de BI tem um papel altamente estratégico nos negócios. As leituras qualificadas do mercado e do funcionamento interno da empresa aumentam o poder da gestão, permitindo guiar a empresa de uma forma muito mais competitiva e moderna.

E você, gostou de aprender mais sobre BI? Não pare por aqui! Continue acompanhando nosso blog e baixa nosso e-book para se aprofundar mais no tema de business intelligence.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *