Saiba por que o data science é essencial dentro dos negócios

Data Science (ciência de dados) é o estudo de dados e informações do negócio. É um estudo geral das informações, mas também seu processo de coleta, transformação e interpretação. A ciência de dados envolve várias áreas, como:

  • Matemática;
  • Estatística;
  • Computação,
  • Conhecimento de negócio.

O data science permite um olhar estratégico, entendimento de modelos de negócio, identificar e priorizar problemas por meio das análises de bancos de informações.

A maioria dos dados com os quais as empresas lidam não são totalmente estruturados. Documentos de texto e áudio são exemplos disso. As informações vindas de aparelhos de IoT, também.

Como funciona o Data Science: Prevenção e recomendação

O Data Science funciona unindo diversos setores distintos, como veremos a seguir, e por isso é um pouco diferente da análise de dados tradicional.

Diferente de outros tipos de análise que tentam entender o cenário atual da empresa, o data science prevê situações futuras e permite a você se preparar melhor a elas.

Ciência de dados e big data trabalham juntos, baseados em modelos de estatística, para antecipar se um cliente vai fechar um contrato, por exemplo, ou se um fornecedor não vai entregar todos os materiais que a empresa precisa.

Já a ciência de dados e inteligência artificial também caminham juntos para auxiliar na tomada de decisão. Técnicas de machine learning desenvolvidas para IA são muito úteis para que os tropeços do passado não se repitam nas próximas ações.

Esse estudo então calcula e recomenda os diferentes caminhos que podem ser seguidos e as possíveis consequências de cada um. Com isso, você pode ter segurança e tomar decisões assertivas, sabendo de antemão o que trará resultados positivos.

Nova call to action

Resolvendo problemas de negócio com Data Science

Para a solução de problemas, a utilização do data science aplicado de maneiras diferentes diminui muito a pressão do gestor e dos colaboradores. Confira a seguir alguns desses exemplos:

Propaganda digital

O conteúdo de marketing digital disponível é cuidadosamente escolhido pelos algoritmos de data science. Na web, as propagandas são construídas de acordo com o histórico do consumidor. É por isso que duas pessoas podem ver diferentes anúncios em uma página igual.

Data science e mecanismos de busca

As maiores ferramentas de pesquisa disponíveis na internet usam a ciência de dados para encontrar o resultado mais refinado de acordo com cada perfil de usuário, e tudo isso em menos de um segundo.

A velocidade em que encontramos um item ou uma informação que procuramos é espantosamente rápida, e tudo isso acontece por conta do data science.

Ciência de dados aplicada à saúde

Já são conhecidos casos de drogarias que utilizam o recurso do data science no auxílio aos pacientes, avaliando suas condições e aconselhando cuidados especiais, quando necessários. Dessa forma há uma maior regularidade na saúde e uma possível economia em despesas médicas.

Sensores em forma de acessórios, como os relógios inteligentes, monitoram sinais vitais e enviam informações para o médico de cada pessoa. Isso é um estreitamento de relação incrível entre médico e paciente, que, atualmente, também não veem problema em se comunicar por telefone ou mensagem de texto.

Um prontuário eletrônico também fica à disposição do médico, para que ele possa acessar e encontrar mais rapidamente os dados de seu paciente. A proposta conta com atualizações automáticas, que possibilitam um acompanhamento duradouro e eficiente, sendo compartilhados com enfermeiros e cuidadores de cada caso.

O SUS eletrônico (e-SUS) é um exemplo claro disso, onde o governo aposta na integração dos sistemas de informação para olhar os pacientes de forma mais humana e individualizada.

Comparação de preços

O e-commerce é uma realidade absoluta e que cresceu muito nos últimos anos. Mais e mais pessoas aderem à compra online, e devido ao grande volume de dados, um estudo mais preciso é necessário para se destacar nesse ramo.

Sites que comparam preços e condições de hotéis, companhias de viagens, aluguel de carros e passeios turísticos, por exemplo, usam o data science para negócios mais fortes, mostrando para o consumidor os menores preços e custo-benefício para o que ele procura.

Transporte

Já imaginou conseguir administrar as rotas de seus caminhões na entrega de produtos? Com informações colhidas sobre rotas, tempo de veículos parados e segurança do motorista, é possível desenvolver um algoritmo capaz de encontrar os melhores caminhos e destinos mais rápidos para as entregas.

Isso é feito a partir de códigos em massa, que trabalham constantemente na otimização dos trajetos de entrega. Operando em questões de segundo, os sistemas proporcionam uma economia expressiva, chegando na casa dos milhões.

Financeiro

A ciência de dados pode ser considerada um braço direito para analisar e compreender dados passados a respeito de gastos anteriores, concessões de crédito e investimentos. Com isso, bancos e outras entidades financeiras conseguem traçar perfis.

Esses perfis são de clientes que estão mais predispostos a serem seguros ou de risco, calculando a probabilidade de um determinado consumidor se tornar inadimplente ou não.

Você já percebeu que uma ferramenta de data science pode ajudar seu negócio a crescer muito, certo? As transformações digitais estão cada vez mais presentes e você não pode deixar sua empresa de fora dessa nova realidade. Por isso fale conosco e descubra como a TOTVS pode te ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *