Na gestão agropecuária, a nutrição animal se caracteriza como um ponto de destaque, visando atingir técnicas sustentáveis, produtivas e que garantam o bem-estar dos animais.
Mas quais são as tecnologias utilizadas nesse processo e que vantagens trazem para a agropecuária? Se você se interessa por esse tema e quer saber mais, continue com a leitura do artigo e descubra.
A tecnologia e a nutrição animal
Uma das maiores preocupações em relação à criação de animais se dá pela capacidade de abastecimento, que só aumenta a cada ano. Dessa forma, muito do que se é produzido deve sofrer reformulações e passar por novas técnicas.
É necessário contar com metodologias conscientes, com um melhor aproveitamento dos recursos, preservando a saúde e o bem-estar dos animais e controlando os impactos causados no meio ambiente. Dessa maneira, duas diretrizes se colocam à frente: aumento de produção e redução de perdas.
A partir de técnicas de agricultura e pecuária de precisão, é possível acompanhar diversas informações, minimizando ao máximo o desperdício de insumos e materiais, além de identificar falhas de processo e corrigi-las antes que se tornem um problema.
Entre algumas das ferramentas à disposição da agricultura de precisão, podemos citar:
- Etiquetas RFID;
- Drones de monitoramento;
- Leitores de códigos de barras,
- Distribuição de ração por meio de leitura de cocheiras.
Nutrição animal na agricultura 4.0
A pecuária 4.0 pode contar com muitas variações de inovações tecnológicas, desde pequenos produtores até grandes empresas agroindustriais. No caso de produtores de pequeno porte, o investimento inicial em um banco de dados, por exemplo, já é um grande diferencial.
Em outros cenários da agricultura de precisão, é possível encontrar robôs participando da cadeia do leite, ordenhando vacas ao identificar sozinho a teta do animal, fazer o acoplamento e retirar o leite, deixando o rebanho mais confortável.
Sistemas também ajudam a analisar o comportamento de animais por meio de imagens e atuam em estratégias de bem-estar e saúde. Ligar e desligar ventiladores, liberar mais água ou ração, abrir ou fechar cortinas, etc.
A tecnologia na pecuária, presente na etapa de nutrição animal, pode, da mesma forma, aumentar a produtividade e impulsionar o crescimento da cadeia. Isso acontece, por exemplo, na redução de idade para abate, objetivo alcançado pela nutrição otimizada. Dessa maneira, o ciclo produtivo é reduzido, trazendo menos custos.
Tecnologias presentes na nutrição animal
Até aqui, falamos sobre a importância da tecnologia na agropecuária 4.0 e nutrição animal. Agora vamos entrar mais a fundo em certas inovações que podem trazer um diferencial consistente para o seu negócio. Confira!
Inteligência artificial
A inteligência artificial se utiliza de modelos de aprendizado de máquina para alimentar bancos de dados e desenvolver padrões de interpretação de situações. Analisar possíveis cenários como um gestor faria ajuda a otimizar processos e prever acontecimentos.
Na nutrição animal, por exemplo, a IA consegue captar, interpretar e analisar vocalizações e expressões corporais e faciais dos animais, facilitando a identificação de doenças, por exemplo.
Manejo genético de animais
O manejo genético do gado também consiste em uma prática inovadora. A inseminação artificial é um exemplo disso, oferecendo garantia de porte e saúde dos animais, trazendo menos riscos para a produção e qualidade do produto final.
É comum pensar em tais inovações mais referentes aos bovinos, mas vale ressaltar que tanto a aplicação de inteligência artificial quanto o manejo genético podem ser feitos também com aves e suínos.
Sistema e gestão
Fica muito difícil para o produtor rural aplicar todas as inovações à disposição da produção agrícola e pecuária sem organizar dados, documentos e analisar todas essas informações, para aprimorar cada vez mais os processos.
É aí que um sistema ERP entra em cena. Agregando todos os pontos levantados por sistemas de monitoramento e análises técnicas de especialistas, é possível analisar e monitorar indicadores de produção e tomar boas decisões, para que os processos estejam afinados e alinhados com toda a cadeia, até a entrega ao consumidor final.
Ao listar os benefícios das aplicações tecnológicas na nutrição animal, portanto, podemos citar:
- Precisão na captação de dados;
- Tomada de decisão assertiva;
- Otimização do processo produtivo;
- Minimização de gargalos;
- Aumento da produtividade;
- Redução de ciclos produtivos;
- Melhor aproveitamento de recursos e redução de desperdícios;
- Aumento da lucratividade,
- Maior bem-estar animal e sustentabilidade.
Nutrição animal é com a TOTVS
Ao longo deste conteúdo, mostramos por que a tecnologia é uma forte aliada no agronegócio, principalmente na etapa de nutrição animal. Falamos sobre alguns de seus métodos de atuação e abordamos os benefícios trazidos.
A TOTVS é uma empresa 100% brasileira, que acredita no Brasil que faz. Referência em tecnologia e inovação, nossos sistemas atendem 12 segmentos de mercado, e com a gestão agrícola não é diferente, sendo aderente para organizações de pequeno, médio e grande porte.
Se você gostou deste conteúdo e quer se aprofundar no tema, confira agora os diferenciais do software de gestão agrícola. Para ficar por dentro de todas as novidades, continue acompanhando o blog da TOTVS e não se esqueça de assinar a newsletter.