Vazio sanitário: o que é, importância, como fazer e calendário

Equipe TOTVS | 14 fevereiro, 2024

O vazio sanitário é uma medida de controle que consiste em eliminar as plantas hospedeiras de determinadas pragas ou doenças durante um período específico, impedindo assim a sua multiplicação e disseminação.

Ele visa reduzir a incidência de pragas e doenças nas lavouras, além da proibição do cultivo de determinadas plantas hospedeiras em uma época do ano. Também evita a multiplicação de insetos, fungos, bactérias ou vírus que possam prejudicar a produtividade agrícola. 

Quer saber mais sobre ele e como fazê-lo? Continue lendo o nosso artigo que separamos as principais informações sobre o vazio sanitário. Vamos lá?

O que é vazio sanitário?

Trata-se de ausência de plantas vivas em determinadas áreas por um período de 90 dias para reduzir os impactos de pragas e doenças na lavoura.

Ele também aumenta a produção agrícola, diminui os dados econômicos e reduz os gastos com a aplicação de defensivos e herbicidas.

Para isso, é necessário que os produtores limpem a área de cultivo para que a lavoura fique totalmente vazia. Além disso, a área precisa ser monitorada para que nenhuma planta nasça nela e ter um planejamento agrícola.

Como as datas são definidas?

As datas definidas para o vazio sanitário são estabelecidas anualmente pela Secretaria de Defesa Agropecuária, Embrapa e Ministério da Agricultura, e variam conforme cada estado.

Confira a seguir as datas do vazio sanitário 2023: 

UFPeríodo de Semeadura
Acre21 de setembro de 2023 a 29 de dezembro de 2023
Alagoas02 de abril de 2024 a 10 de julho de 2024
Amapá01 de março de 2024 a 08 de junho de 2024
Amazonas16 de setembro de 2023 a 24 de dezembro de 2023
Bahia01 de outubro de 2023 a 08 de janeiro de 2024
Ceará01 de fevereiro de 2024 a 10 de maio de 2024
Distrito Federal01 de outubro de 2023 a 08 de janeiro de 2024
Goiás25 de setembro de 2023 a 08 de janeiro de 2024
MaranhãoRegião I 1 – 01 de dezembro de 2023 a 09 de março de 2024Região II 2 – 01 de novembro de 2023 a 08 de fevereiro de 2024Região III 3 – 01 de outubro de 2023 a 08 de janeiro 2024
Minas Gerais01 de outubro de 2023 a 08 de janeiro de 2024
Mato Grosso16 de setembro de 2023 a 24 de dezembro de 2023
Mato Grosso do Sul16 de setembro de 2023 a 24 de dezembro de 2023
ParáRegião I 4 – 16 de setembro de 2023 a 24 de dezembro de 2023Região II 5 – 01 de novembro de 2023 a 08 de fevereiro de 2024 Região III 6 – 16 de novembro de 2023 a 23 de fevereiro de 2024
Paraná11 de setembro de 2023 a 19 de dezembro de 2023
Piauí Região I 7 – 01 de dezembro de 2023 a 09 de março de 2024Região II 8 – 01 de novembro de 2023 a 08 de fevereiro de 2024Região III 9 – 30 de setembro de 2023 a 07 de janeiro de 2024 
Rio Grande do Sul01 de outubro de 2023 a 08 de janeiro de 2024
RondôniaRegião I 10 – 11 de setembro de 2023 a 19 de dezembro de 2023Região II 11 – 16 de setembro de 2023 a 24 de dezembro de 2023
Roraima19 de março de 2024 a 26 de junho 2024
Santa Catarina21 de setembro de 2023 a 29 de dezembro de 2023
São Paulo16 de setembro de 2023 a 24 de dezembro de 2023
Tocantins01 e outubro de 2023 a 08 de janeiro de 2024

Qual é a importância do vazio sanitário para a agricultura?

O vazio sanitário é considerado uma das técnicas mais viáveis para evitar prejuízos na lavoura e doenças.

Além disso, ele tem uma durabilidade maior e mais efetiva do que os fungicidas. Com isso, reduz a necessidade de uso de agrotóxicos, preserva o meio ambiente, aumenta a produtividade e a qualidade das culturas.

Também evita perdas econômicas para os produtores, contribui para a sustentabilidade da agricultura, favorecendo o manejo integrado de pragas e doenças. Consequentemente, essas práticas melhoram a fertilidade do solo e a diversidade biológica.

Ela interrompe o ciclo reprodutivo da ferrugem asiática que explicaremos no próximo tópico.

Entenda mais sobre a Ferrugem Asiática

A Ferrugem Asiática é uma doença agressiva causada por um fungo chamado Phakopsora pachyrhizi. Ele se dissemina por meio do vento e se alastra rapidamente. 

Esse tipo de fungo precisa de um hospedeiro vivo para se desenvolver e, consequentemente, se multiplicar.

Por isso, é necessário a interrupção do ciclo de reprodução do fungo para evitar prejuízos na lavoura, utilizando a prática do vazio sanitário.

Normalmente, a doença causa pontuações escuras e verrugas nas plantas, que causa desfolha precoce e prejudica a formação de grãos. Isso também reduzirá a produtividade da safra.

Qual é o período do vazio sanitário?

Geralmente, o período deve ser finalizado ao final de cada ano, conforme datas por estados.

Ele varia de acordo com a região, o clima e a cultura. Por exemplo, no Brasil, o vazio sanitário da soja é de 90 dias, entre junho e setembro, em quase todo o território nacional. Já o de algodão é de 60 dias, entre outubro e novembro, em alguns estados do Nordeste e do Centro-Oeste.

Ele é uma prática obrigatória por lei e seu descumprimento pode acarretar multas e sanções aos produtores rurais. Além disso, contribui para a preservação do meio ambiente, pois reduz a necessidade de uso de agrotóxicos e favorece o equilíbrio ecológico.

Portanto, é importante respeitar o calendário e seguir as recomendações técnicas para o manejo adequado da cultura.

Existe alguma exceção para o vazio sanitário?

Existem algumas exceções para o vazio sanitário, mas elas são restritas e devem ser autorizadas pelos órgãos competentes. 

Por exemplo, em algumas áreas do Brasil, é permitido o cultivo de soja para fins de pesquisa científica ou produção de sementes, desde que sejam adotadas medidas preventivas, como o uso de fungicidas e a destruição das plantas após a colheita. 

Outra exceção é o cultivo de soja em sistemas integrados com pecuária ou florestal, que também requerem autorização prévia e cuidados especiais.

O passo a passo para realizar o vazio sanitário da soja

Como mencionamos anteriormente, o período de vazio é determinado pelos órgãos competentes e o produtor deve seguir todas as regras de acordo com a região e a cultura da sua lavoura.

Para isso, ele precisa seguir alguns passos:

  • identificar o período de vazio sanitário estabelecido para a sua região;
  • fazer a limpeza na área de cultivo após a colheita;
  • aplicar os defensivos ou outro método para dissecar todas as plantas;
  • manter a área totalmente livre de plantas durante o período;
  • fiscalizar periodicamente as áreas de cultivo e eliminar qualquer planta de soja que possa surgir;
  • respeitar o intervalo mínimo entre o fim do vazio sanitário e o início do plantio da próxima safra;
  • seguir as recomendações técnicas para o plantio da soja, como escolha de cultivares resistentes, uso de sementes sadias e tratadas, rotação de culturas, entre outros.

Imagine que Adriana precisa fazer o vazio sanitário soja e sabe que precisa seguir algumas recomendações:

Uma delas é respeitar o calendário estabelecido pelo órgão estadual de defesa agropecuária, que varia de acordo com a região e o clima.

Também precisa realizar a colheita da soja o mais cedo possível, evitando deixar restos culturais no campo que possam germinar e formar plantas.

Após isso, é preciso aplicar herbicidas adequados para eliminar as plantas de soja voluntárias ou não que possam surgir após a colheita. 

O controle químico deve ser feito com antecedência, antes do início do vazio sanitário, para garantir a eficácia do produto e evitar a resistência do fungo.

Adriana precisa monitorar a área durante o período e verificar se há presença de plantas de soja vivas ou mortas que possam abrigar o fungo. Caso seja necessário, repetir a aplicação de herbicidas ou realizar o controle mecânico ou manual das plantas remanescentes.

Por fim, deve sempre seguir as normas e orientações do órgão estadual de defesa agropecuária, que pode fiscalizar as propriedades e aplicar multas em caso de descumprimento do vazio sanitário.

O que cultivar durante o período do vazio sanitário?

O vazio sanitário é um período em que não se pode plantar determinadas culturas, como trigo, aveia, cevada, entre outras. 

O  produtor pode aproveitar para cultivar outras espécies que não sejam hospedeiras do fungo causador da ferrugem asiática, por exemplo. 

Algumas opções são:

  • milho: é uma cultura rentável e versátil, que pode ser usada para alimentação humana, animal ou produção de etanol. Além disso, o milho ajuda a melhorar a fertilidade do solo e a fixar nitrogênio;
  • sorgo: é uma planta resistente à seca e ao calor, que pode ser usada para produção de silagem, ração, forragem ou bioenergia. O sorgo também contribui para o controle de plantas daninhas;
  • braquiária: é uma gramínea que forma uma boa cobertura do solo, protegendo-o da erosão e da perda de água. A braquiária também é uma excelente opção para a integração lavoura-pecuária, pois pode ser usada como pastagem ou feno;
  • girassol: é uma oleaginosa que tem um alto valor agregado, podendo ser usada para produção de óleo, biodiesel, cosméticos ou alimentação animal. O girassol também é uma planta ornamental e melífera, atraindo abelhas e outros polinizadores.

Qual é o período de plantio da soja?

O período de plantio da soja varia de acordo com a região, o clima e o tipo de solo. De modo geral, recomenda-se plantar a soja entre outubro e dezembro, quando as condições de temperatura e umidade são favoráveis para a germinação e o desenvolvimento das plantas. 

No entanto, há casos em que o plantio pode ser antecipado ou atrasado, dependendo de fatores como a disponibilidade de água, o risco de pragas e doenças, a rotação de culturas e o mercado. 

O produtor deve estar atento às recomendações técnicas e às normas legais para definir o melhor período de plantio da soja em sua propriedade.

Para o ano agrícola de 2023, o período de vazio sanitário foi definido pela Portaria nº 781 do MAPA e limitado em 100 dias para todos os estados brasileiros. 

Confira a tabela a seguir:

Fonte: Portaria Nº 781, MAPA, 2023

Tecnologias TOTVS para o agronegócio

Agora que você já entendeu sobre o vazio sanitário de soja e de outras culturas, que tal conhecer um software para gestão agrícola?

Estamos falando do TOTVS para o agronegócio que controla a sua lavoura de ponta a ponta, reduz os custos das operações e auxilia no período de vazio sanitário.

Ele é ideal para toda a cadeia produtiva do agronegócio e pode ser utilizado nas mais diversas atividades de produção de cultivos da sua propriedade.

Além disso, automatiza as etapas dos processos agrícolas, desde a escolha do plantio até a colheita.

Tenha um sistema eficiente para o controle da sua produção em todos os períodos agrícolas! Utilize o TOTVS para o agronegócio!

Conclusão

Neste artigo, você entendeu o que é vazio sanitário, a sua importância, quando deve ser utilizado e que tipos de culturas precisam implementá-la no período estipulado.

Além disso, mostramos o passo a passo para fazê-lo no plantio de soja e quais as suas vantagens para os produtores.

É importante destacar que o vazio sanitário aumenta a produtividade e ainda melhora as condições do solo, além de reduzir os riscos de infestação pelo fungo da Ferrugem Asiática.

Quer ficar por dentro das novidades sobre agricultura e as práticas agrícolas? Leia outros conteúdos em nosso blog! Recomendamos a leitura do artigo sobre logística no agronegócio!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.