o-que-e-agroindustria

O que é agroindústria e quais seus impactos?

Equipe TOTVS | GESTÃO AGRÍCOLA | 09 junho, 2020

Você sabe o que é agroindústria? Podemos defini-la como um apanhado de atividades que têm como objetivo transformar matérias-primas advindas da agricultura, silvicultura e pecuária. 

O tamanho dessa transformação depende do objetivo de cada empresa. Para cada matéria-prima remodelada, a agroindústria se trata de uma etapa da cadeia produtiva, que vai desde o fornecimento de insumos até a chegada de produtos ao consumidor final.

Se você quer conhecer mais sobre a agroindústria, continue a leitura do artigo que preparamos!

Como a agroindústria é definida?

A agroindústria pode ser denominada como uma fase onde produtos primários são transformados em subprodutos, que são voltados em sua grande maioria à produção de alimentos ao consumidor final. Isso se aplica a carnes, cereais e enlatados, laticínios, roupas, combustíveis e energias, etc.

Em relação a outros setores da indústria, seu diferencial se dá por três características essenciais das matérias-primas tratadas em seus processos: sazonalidade, perecibilidade e heterogeneidade.

Categoria alimentar e não-alimentar

Também podemos dividir a agroindústria em dois eixos: alimentar e não-alimentar. O eixo alimentar se resume a um processo onde a matéria-prima é obtida, manuseada, armazenada, processada, comercializada e distribuída para a alimentação das pessoas.

A categoria chamada de não-alimentar diz respeito à transformação ou à reutilização de produtos em áreas que não servem para o consumo alimentício da população, mas, sim, para outras funções, como roupas, couro, sapatos e produção de energia — como o biodiesel e o etanol.

É interessante observar que a agroindústria pode reunir mais de um segmento em diferentes processos. E isso é notado em setores rurais e industriais. A lavoura, na produção de cana-de-açúcar, por exemplo, e o frigorífico responsável por carne fazem parte do mesmo aglomerado da agroindústria.

O que é necessário para colocar a agroindústria em prática?

Como toda empresa industrial, o setor de agro precisa de um local de instalação e demanda alguns pontos de atenção básicos, que devem ser seguidos e incorporados em sua rotina, para que seu sucesso seja atingido. São eles:

  • Definição do tipo de tecnologia a ser usada;
  • Determinação dos equipamentos que serão adquiridos, bem como a compra de máquinas e outros acessórios;
  • Escolha da sede onde operações serão realizadas;
  • Planejamento e distribuição de equipamentos pelo espaço;
  • Definição de procedimentos adotados e métodos técnicos aplicados na produção;
  • Determinação de regras e políticas internas;
  • Contratação de colaboradores;
  • Garantia de recebimento ou produção de matéria-prima,
  • Abastecimento de insumos secundários.

Também é importante ressaltar a importância dos processos de manutenção para que a agroindústria funcione perfeitamente. Equipamentos, implementos agrícolas e instalações em geral demandam bastante atenção, uma vez que paralisações devido a falhas podem custar muito dinheiro.

Quais são os tipos de agroindústria?

Quando pensamos no setor agro, é comum visualizarmos grandes campos com plantações e máquinas fazendo colheitas de grãos e outros produtos rurais. Os tipos de agroindústria e suas frentes de atuação, porém, vão muito além disso, e estão presentes em processos que, aparentemente, são isolados, mas estão ligados ao processo agro, como:

  • Itens frigoríficos, ou seja, carne vinda de aves e peixes, ou a mais tradicional carne bovina;
  • Leite e derivados, como diversos tipos de queijos e iogurtes;
  • Indústria têxtil, com roupas feitas a partir de lã, couro e algodão, por exemplo;
  • A própria indústria de máquinas e equipamentos para a agricultura,
  • Ração animal, voltada tanto para os animais presentes no ambiente rural quanto a animais de estimação.

Todos esses segmentos ainda podem ser somados ao setor de bioenergia e de beneficiamento. Dessa maneira, é possível observar que a agroindústria está presente na vida das pessoas a todo momento, e é responsável por grande parte dos produtos usados no dia a dia da população.

Dados sobre a agroindústria

Segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a agroindústria contribui com 5,9% no PIB brasileiro. Essa participação vem principalmente do beneficiamento e da transformação de matéria-prima presente na agropecuária, integrando a produção rural ao restante do mercado econômico. 

A pesquisa agropecuária também tem participação ativa na renovação de qualidade dos processos agroindustriais, trazendo soluções tecnológicas, como a biofortificação — aumento do valor nutricional de micronutrientes.

Nova call to action

Engenharia agroindustrial

A engenharia industrial representa várias possibilidades de atuação. Cooperativas e associações de produtores, agroindústria familiar, sítios privados de produção, alas de controle de qualidade: tudo isso se enquadra em seu leque.

Pegando como exemplo o setor voltado à alimentação, é exigido o domínio de processos químicos de transformação, gerando, assim, produtos de alta qualidade e seguros para o consumo.

Milho e cacau na agroindústria

O milho é uma matéria-prima básica para diversos produtos, que podem ir da alimentação até a criação de formas alternativas de energia. Tudo começa com a classificação e a limpeza dos grãos. A partir daí, outros processos podem ser aplicados, como o cozimento, a refrigeração e a moagem. Ademais, ele está presente em itens como farinha, doces, pipoca e no combustível dos carros, em forma de etanol, por exemplo.

O cacau, por sua vez, é colhido em espigas, que precisam ser desfiadas para que os grãos sejam separados. Posteriormente, o grão é fermentado e seco, obtendo seu sabor acentuado. Chegando à umidade de 7%, o cacau pode ser tostado, ter sua casca removida e ser transformado em chocolate, que pode ser apresentado em forma sólida, em pó, líquido e muitas outras opções de comercialização.

Nesses exemplos de agroindústria, você pôde conferir como um único produto se desdobra em vários outros itens de consumo, e isso demonstra como a agroindústria é potente e essencial para o giro da economia e do mercado.

Conheça mais sobre o setor agroindustrial!

A TOTVS é uma empresa que acredita no Brasil que faz e que reconhece o poder da agroindústria. Nossas soluções para o setor estão sempre buscando melhorias, desde a fase da operação até a etapa de logística.

Ao longo desse conteúdo, explicamos o que é a agroindústria, seus tipos e abordamos as formas de colocá-la em prática, citando também alguns dados e exemplos que fazem esse segmento tão importante. 

Gostou do nosso post? Então conheça mais sobre a gestão agro. Continue acompanhando o blog da TOTVS e não se esqueça de assinar a newsletter, para receber artigos diretamente em seu e-mail!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *