Agricultura 4.0 – A nova tendência da Agroindústria

Equipe TOTVS | Biblioteca | Uncategorized | 01 outubro, 2018

O termo Agricultura 4.0 vem de Indústria 4.0, a revolução da indústria pela digitalização de processos. Nesse novo conceito podemos dizer que no futuro as propriedades estarão integradas e conectadas, utilizando conceito de IoT (Internet of Things) e BigData, comandando todos os processos, equipamentos e pessoas.

De casa, ou da sede da fazenda, produtores poderão acompanhar remotamente, pelo computador, tablet ou smartphone, o desempenho de suas máquinas nas lavouras através de telemetria e transmissão automática de dados, criando um cenário baseado em software, hardware, dados e analytics para uma gestão integrada a distância e em tempo real.

Interface 100% digital entre processos, com nenhuma ou pouca interação humana,é a nova tendência!

A revolução tecnológica no campo é realidade e evolui rapidamente, hoje o mercado já oferece maquinário automatizado, sistemas para gestão de insumos, controle e monitoramento da plantação e outras ferramentas que facilitam o dia a dia do produtor rural. A partir disso as plantações de milhões de hectares podem ser monitoradas por meio de smartphones, tablets e computadores, criando assim uma nova geração de agricultores, ávidos por tecnologias e capazes de rentabilizar cada vez mais seus negócios.

A TOTVS já acompanha as evoluções tecnológicas no campo, trazendo inovações e integrando tecnologias que facilitam as tomadas de decisões. Conheça abaixo algumas delas:

– Mobilidade: Acesso aos dados e apontamentos dos processos agrícolas, manutenção automotiva e industrial de forma simples e personalizada – Levantamento de Pragas, Doenças e Ervas Daninhas com Georreferenciamento dos pontos inspecionados

– Portal Mobilidade: Sincronização de dados em tempo real, obtendo acesso as informações off-line e on-line. Dashboards incorporados a solução, contam com um ambiente de painel de indicadores.

– Mapa de Calor:  Utilizado para representar o comportamento da informação para análise rápida e simples. Visualização através de mapas a intensidade  de infestação fitossanitária de pragas doenças.

– Climatologia:  Controle de climatologia no planejamento da execução de operações, baseado nas previsões do tempo.

– Indicadores: Gestão a vista através de indicadores e Dashboards configuráveis e personalizáveis.

– Desenho livre: Desenho livre através de mapas para locais de produção e planejamento agrícola.

Entre na nova era da Transformação Digital com os softwares de gestão da TOTVS, clique aqui e assista uma demonstração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *