O servidor de aplicação Harpia chegou para dar continuidade à conhecida qualidade e inovação na Linha Protheus, que conta com os produtos do TOTVS Backoffice e outros produtos segmentados.
Os produtos da Linha Protheus são completos, escaláveis e se destacam no mercado por apresentarem uma infraestrutura robusta e capaz de ajudar a empresa a enfrentar desafios da rotina administrativa.
E para manter o alto nível de entrega, é necessário a constante evolução da tecnologia.
Nesse conteúdo, vamos te apresentar as principais inovações da Linha Protheus com o novo servidor de aplicação Harpia e explicar porquê realizar o upgrade é importante para garantir mais produtividade operacional e melhor aproveitamento dos sistemas. Confira!
O que é um servidor de aplicação?
Um servidor de aplicação, é um serviço que disponibiliza um ambiente para o desenvolvimento, instalação e execução de regras de negócio de forma centralizada.
O objetivo do servidor de aplicação é disponibilizar uma plataforma que separe e abstraia do desenvolvedor as complexidades de um sistema computacional de baixo nível. No desenvolvimento de aplicações, o foco dos desenvolvedores deve ser a resolução de problemas relacionados ao negócio da empresa, e não em questões de infraestrutura. O servidor de aplicações responde por questões comuns a todas as aplicações, como segurança, garantia, disponibilidade, balanceamento de carga e tratamento de exceções.
Harpia: O novo servidor de aplicação da Linha Protheus
Além dos diversos ganhos de eficiência e novas funcionalidades com o release 12.1.33, o novo servidor de aplicação da Linha Protheus traz uma inovação e tanto: dois arquivos de repositórios de objetos (um específico para os códigos padrão do sistema e outro para os códigos customizados).
É uma forma de fortalecer a arquitetura dos sistemas, tornando essa família de produtos mais estável, veloz e robusta!
E na prática, os benefícios vão além do ganho de eficiência e performance do sistema, agora sua empresa pode atualizar os diferentes ambientes digitais do seu ERP com mais facilidade.
A novidade visa tornar os produtos da Linha Protheus mais resilientes e capazes de arcar com as exigências de mercado.
Diferença para o servidor de aplicação Lobo-Guará
O Lobo-Guará foi a atualização anterior da Linha Protheus, que trouxe incontáveis benefícios e uma série de avanços para toda a linha de produtos.
Ele simplificou a utilização da sua infraestrutura, possibilitando uma performance até 30% mais rápida.
Além disso, o Lobo-Guará passou a permitir que você trabalhasse todos os arquivos de dicionário de dados do banco de dados — que também foi centralizado.
Uma das principais diferenças do Lobo-Guará para o Harpia é o repositório unificado de idiomas e a segregação do repositório de customizações, o que simplifica a instalação e manutenção da linha Protheus.
Ele melhora a performance de acesso ao banco de dados — algo que o Lobo-Guará já entregava — mas agora utilizando mais eficientemente os recursos do servidor.
Repositório Segregado e Multi-Idiomas
O Harpia trabalha com RPOs segregados: um específico para os códigos padrão do sistema e outro para os códigos customizados.
Desse modo, funcionará com a inclusão de um RPO de customizações e as funções de usuário ficarão armazenadas no RPO Custom. Já as funções do sistema estarão no RPO Padrão.
O objetivo é melhorar a organização dos RPOs utilizados pelo ambiente, bem como facilitar a atualização dos ambientes e de futuros releases.
Outra atualização importante do Harpia é que ele trabalha com um Repositório Padrão multi-idiomas, simplificando a administração de ambientes que possuem mais de um idioma.
Isso significa que os códigos padrões do ERP estão disponíveis em Português, mas também em Inglês e Espanhol — uma forma de facilitar a atuação de empresas que mantêm operações internacionais.
Essa função estará disponível já na tela de login do sistema para facilitar a escolha.
Nova Tipagem de Dados TL++
O novo servidor de aplicação também conta com uma nova tipagem de dados na linguagem TL++, a evolução do ADVPL.
Isso direciona o sistema para um nível de competitividade muito próximo de linguagens como Type Script e Java.
Um dos principais pontos positivos é a mitigação de erros de type mismatch.
Antes, a identificação desses erros aconteciam apenas na execução das funções, e agora seu time pode fazê-lo durante o desenvolvimento, compilação ou expedição., antecipando a detecção erros
Rest 2.0
O Harpia trouxe modernizações para substituir o atual REST ADVPL. O REST 2.0 conta com as seguintes melhorias:
- Retorno em HTML de página “404 not found”, ao invés de retorno em Json;
- Barras extras no endereço das requisições não são mais desconsideradas;
- Versão 2 do SSL (Chave SSL2) descontinuada;
- Alguns cabeçalhos informativos não serão mais enviados;
- O mecanismo da camada de accept agora é executado a cada ciclo de refresh rate do [ONSTART] do AppServer;
- O header Content-Type é devolvido com o valor do encode utf-8.
Produtos da Linha Protheus: release 12.1.33
Todos os produtos da Linha Protheus estão sendo atualizados para o release 12.1.33 e terão funcionalidades e melhorias de performance específicas para cada área de atuação.
Além disso, todas as soluções que estiverem atualizadas para o release 12.1.33 poderão aproveitar dos diversos benefícios do Harpia.
Conclusão
Com o Harpia e a release 12.1.33, os produtos da Linha Protheus passam por uma modernização ampla, que abrange tanto questões de funcionalidades, como de performance.
Neste conteúdo, você conferiu algumas dessas atualizações e como os sistemas ficarão ainda mais completos e eficientes, capazes de cobrir todas as necessidades da gestão moderna.
Agilizar sua rotina, automatizar processos e tornar sua operação mais competitiva é possível! Faça o upgrade para o release 12.1.33 e garanta o que há de mais moderno para seu sistema.
Ficou com alguma dúvida sobre o release 12.1.33? Acesse nosso Portal de Produtos!
Deixe aqui seu comentário