kubernetes

Portal de Serviços do Governo Federal – GOV.BR

Equipe TOTVS | FISCAL CLIENTES | 30 abril, 2019

Portal de Serviços do Governo Federal – GOV.BR

Governo Federal cria o Portal Gov.br, com objetivo de otimizar e reunir em um só lugar, os serviços públicos digitais, com impacto direto aos cidadãos, empresas e gestores públicos que poderão obter as informações e efetuar transações de serviços economizando tempo e evitando deslocamentos desnecessários.

Além de ampliar a oferta de serviços digitais aos cidadãos e empresas a atualização do portal traz mais recursos tecnológicos, tendo como meta ser funcional e intuitivo.

O Projeto ainda está em versão (beta), ou seja, em pleno desenvolvimento e com prazo final de conclusão em 31 de dezembro de 2020, depois deste prazo os endereços dos órgãos eletrônicos do governo serão desativados, este projeto tem um investimento aproximado em R$ 43 milhões com hospedagem, migração de conteúdos e atendimento.

Mas é importante entender que as páginas institucionais destes órgãos, como ministérios e agências reguladoras, vão continuar com sua página institucional – com agenda, notícias, sala de imprensa, porém dentro do portal único, por essa razão, todos os endereços do Governo Federal mudarão para gov.br/nome do órgão.

Por exemplo: endereço do Ministério da Economia seria migrado de economia.gov.br para gov.br/economia; promessa é reduzir custos com uma estimativa de R$ 100 milhões por ano.

“Mas lembramos que o portal gov.br será, principalmente, um portal de serviços onde o cidadão encontrará, em um único lugar, tudo o que precisa para ter suas necessidades atendidas”.

Exemplo: quem quiser obter o Certificado Internacional de Vacinação será direcionado ao conteúdo desse serviço, apresentado com todas as etapas até sua obtenção 100% online. Notícias correlacionadas à prestação desse serviço poderão adicionalmente ser apresentadas ao usuário.

Atualmente, são mais de 1.500 sítios na internet ofertando essas informações de forma dispersa e ineficiente, impossibilitando um modelo de atendimento ao cidadão que implemente a visão brasileira de governo digital: “Um governo único para um cidadão único”.  A iniciativa vai consolidar a oferta em um único canal, mais simples, mais intuitivo, mais integrado, mais próximo do cidadão.

O portal único de governo é uma medida que tem sido adotada por outros países, como Reino Unido e México.

O Portal Gov.br teve sua criação através do Decreto 9.756/2019, com obrigatoriedade a partir de 1º de Julho de 2019, sendo assinado pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 11 de Abril de 2019.

O decreto dispõe sobre as regras de unificação dos canais digitais do Governo Federal, que englobam os portais na internet e os aplicativos móveis, e estabelece prazos para reunir todas as informações institucionais, notícias e serviços públicos em um único portal.

Nos Serviços para o cidadão assim como para a Empresa, o portal oferece 1525 serviços digitalizados, sendo 315 só nesse ano. A meta do governo é digitalizar todos os 3.293 serviços oferecidos pelo Governo Federal, sendo mil até o final de 2020, seguem algumas das funções disponíveis atualmente no Portal Gov.br:

 

  • Galeria de Aplicativos – Filtrados por Apple Store e Google Play.
  • Canal de Notícias Fiscais sobre Finança, Impostos e Gestão Pública, Trabalho e Previdência, Saúde e Vigilância Sanitária, Agricultura e Pecuária, Economia etc.
  • Planalto

No Portal temos Orgãos do Governo:

 

 

 

ESPAÇO LEGISLAÇÃO

A área espaço legislação da TOTVS é destinada a apresentar todas as novidades e atualizações da legislação fiscal e tributária brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *