A Guaraves, detentora da marca Bom Todo, é uma das maiores referências da indústria avícola no Nordeste. O setor movimenta bilhões e exige operações precisas, integradas e rastreáveis.
Para acompanhar esse nível de complexidade, a Guaraves estruturou um ecossistema tecnológico robusto, capaz de conectar toda a cadeia produtiva e garantir eficiência 24/7.
Neste case, você conhece a trajetória da companhia, seus desafios de gestão e as conquistas alcançadas com o apoio das soluções TOTVS.
Sobre a Bom Todo – Guaraves
A história da Guaraves é um grande exemplo de visão empreendedora que impulsiona o agronegócio brasileiro.
O que começou em 1977 com apenas 300 pintos em um galinheiro improvisado, na Paraíba, transformou-se em um dos maiores complexos agroindustriais do Nordeste.
Ao longo dos anos, a empresa expandiu sua produção e diversificou operações para atuar de ponta a ponta na cadeia produtiva da ave, do ovo à distribuição da carne.
Hoje, a Guaraves emprega cerca de 3 mil colaboradores e está presente em cinco estados do Nordeste, impactando diretamente a economia local e fortalecendo toda a cadeia da avicultura.
Com essa trajetória, a empresa faz parte de um setor altamente representativo no Brasil: o país é o 3º maior produtor e o maior exportador de carne de frango do mundo, segundo dados divulgados pelo Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária).
De acordo com relatório da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal) foram quase 15 milhões de toneladas de carne de frango produzidas em 2024 e mais de 5 milhões exportadas para 151 países.
Neste cenário, a marca Bom Todo se destaca como uma das principais da Guaraves e coloca a operação em posição estratégica no mercado.
Os desafios da Guaraves
Com o crescimento acelerado da Guaraves e a expansão para mais estados do Nordeste, a empresa passou a lidar com uma operação cada vez mais complexa.
A produção avícola exige controle contínuo, precisão logística e capacidade de resposta rápida. Sem esses fatores, fica difícil manter a produtividade, a qualidade e a conformidade regulatória.
Esse cenário revelou desafios que se intensificavam à medida que o negócio escalava, como conta Darllyson Coutinho, coordenador de Inovação e Tecnologia na Guaraves.
“Foi requerido que a Guaraves tivesse uma agilidade maior. Os sistemas que ela tinha até então foram ficando aquém das necessidades da empresa”, explica.
Entre os pontos críticos da operação estavam:
- Processos que funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana, por isso exigem sistemas robustos, estáveis e com alta disponibilidade;
- Gestão de ponta a ponta, com dezenas de etapas interdependentes, da nutrição e manejo no campo ao processamento industrial, distribuição e varejo;
- Controle fiscal e tributário em múltiplos estados, cada um com regras e exigências próprias, o que aumentava o risco de inconsistências e autuações;
- Integração entre áreas e sistemas, fundamental para garantir dados confiáveis e uma visão única da operação, mas difícil de manter com ferramentas desconectadas.
Surgia então a necessidade de uma base tecnológica capaz de acompanhar seu ritmo de crescimento, reduzir riscos e sustentar a tomada de decisão em uma cadeia produtiva que não pode parar.
Como a Guaraves encontrou na TOTVS a parceria ideal para sustentar seu crescimento?

Diante de uma operação de alta complexidade e da demanda por integração, eficiência e disponibilidade, a Guaraves precisava encontrar um parceiro tecnológico com capacidade de acompanhar o ritmo da empresa e apoiar sua expansão contínua.
Foi assim que a TOTVS entrou em cena.
“A gente decidiu contratar um sistema que tivesse mais robustez, relevância nacional e que trouxesse uma segurança tributária para a empresa, e a TOTVS foi a empresa que mais representou essa segurança naquele momento”, conta Ronaldo Souza, diretor de Gente, Gestão e Inovação na Guaraves.
Para isso, o TOTVS Backoffice – Linha Protheus tornou-se o centro da gestão corporativa. A partir dele, foi criado todo um ecossistema tecnológico para integrar e otimizar a operação.
“São mais de 20 sistemas que orbitam o Protheus aqui dentro da Guaraves. Seja a área que for, nós temos uma integração com o sistema”, explica Souza.
Entre as soluções adotadas pela Guaraves estão:
- TOTVS RH – Linha Protheus, Atração de Talentos e Clock In: apoiam e simplificam a gestão de pessoas, desde o recrutamento até o controle inteligente de ponto;
- TOTVS Assinatura Eletrônica: garante mais agilidade e segurança jurídica nos fluxos contratuais;
- TOTVS Fluig: unifica processos, automatiza rotinas e fortalece a governança interna;
- TOTVS Transmite: assegura conformidade fiscal e tributária, fator crítico para quem opera em múltiplos estados;
- TOTVS Varejo Lojas – Linha Protheus: integra a operação comercial, conectando fábrica e ponto de venda.
Quer saber mais sobre essa parceria de sucesso? Confira o vídeo completo e entenda como a TOTVS auxilia a Guaraves no dia a dia:
Resultados alcançados pela Guaraves com a TOTVS
Com o apoio desse ecossistema completo, a Guaraves garante a robustez necessária para processar grandes volumes de dados sem interrupções em uma operação 24/7, mantendo uma gestão integrada de ponta a ponta.
A integração entre as soluções trouxe ganhos práticos, mensuráveis e diretamente conectados à competitividade do negócio.
Os resultados foram:
- Visão completa da cadeia produtiva: dados unificados permitem maior controle sobre a operação, conectando granjas, fábricas, distribuição e varejo;
- Operação estável e integrada: disponibilidade e eficiência para suportar uma operação complexa, que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana;
- Segurança fiscal e tributária: com o TOTVS Transmite, a empresa opera com conformidade em cinco estados, reduzindo riscos e evitando penalidades;
- Agilidade na tomada de decisão: processos automatizados e informações consolidadas ampliam a produtividade e trazem precisão para a tomada de decisões.
Quer conquistar resultados como este? Fale com nossos especialistas agora mesmo e descubra como o TOTVS Backoffice – Linha Protheus pode impulsionar o crescimento do seu negócio.
Deixe aqui seu comentário