Integrador de marketplace: o que é e como escolher

Equipe TOTVS | 05 julho, 2023

Um integrador de marketplace é uma ferramenta que pode ampliar a visibilidade, aumentar as vendas e gerenciar os pedidos de um e-commerce de forma integrada e eficiente.

Quer entender como ele faz isso? 

O comércio eletrônico vem crescendo cada vez mais no Brasil e no mundo, e uma das formas de aproveitar esse mercado é vendendo nas plataformas que reúnem diversos vendedores, certo?

Se você quer ofertar produtos em diferentes espaços virtuais, seu maior desafio é gerenciar as vendas sem perder tempo e dinheiro. E isso pode acontecer por meio dos melhores integradores de marketplace.

Este sistema permite que você conecte seu estoque, seus pedidos e seus anúncios a vários canais de venda online, o que facilita a gestão do seu negócio.

Neste artigo, vamos explicar tudo sobre o assunto, desde o conceito e as vantagens até os pontos que devem ser considerados na hora da escolha da ferramenta.

Acompanhe!

New call-to-action

O que é um integrador de marketplace?

Um integrador de marketplace é um software que permite que você integre seu e-commerce ou sua loja física a diversos marketplaces, como Mercado Livre, Amazon, Submarino, Magazine Luiza, sem precisar acessar cada um deles individualmente. 

Com ele, o gestor pode:

  • Receber e gerenciar seus pedidos em uma única plataforma;
  • Sincronizar seu estoque e evitar rupturas ou vendas duplicadas;
  • Controlar seu faturamento e emitir notas fiscais automaticamente;
  • Cadastrar seus produtos em diversos marketplaces de forma rápida e fácil;
  • Acompanhar o desempenho das suas vendas e identificar oportunidades de melhoria;
  • Facilitar a comunicação entre a empresa e os marketplaces, enviar e receber informações sobre preços, prazos, frete, rastreamento, notas fiscais etc.

Entendeu o que são os integradores de marketplace? Eles facilitam a sua gestão e otimizam o seu tempo, o que permite que você foque no que realmente importa: o seu cliente.

Vamos conhecer outras vantagens!

Quais são as vantagens de contar com um integrador de marketplace?

Dados da Statista apontam que, em 2022, o e-commerce no Brasil gerou quase R$170 bilhões em receita, um aumento de 12% em relação aos R$150 bilhões do ano anterior. 

Outra pesquisa publicada no site mostra que, em 2022, as vendas online representaram cerca de 10% de todas as vendas do varejo no Brasil. Isso é mais do que o dobro da participação de quase 5% observada três anos antes, em 2018. 

Esses dados demonstram que vender em diferentes espaços virtuais pode ser uma ótima estratégia para aumentar o seu alcance e as suas vendas online, certo?

Quer saber quais são as vantagens de contar com um hub integrador de marketplaces? Então, confira alguns benefícios que esse sistema pode trazer para o seu negócio:

Unificação do estoque

Um dos maiores desafios da venda descentralizada é manter o controle do estoque. Se você não tiver uma visão integrada do seu inventário, pode correr o risco de vender um produto que não tem disponível ou deixar de vender um produto que tem em excesso.

Com o integrador de marketplace, você pode unificar seu estoque e sincronizá-lo com os diversos canais de venda online. 

Assim, você evita rupturas ou sobras de estoque, otimiza seu espaço físico e reduz seus custos operacionais.

Melhor gerenciamento de pedidos

Imagine que você receba vários pedidos dos seus clientes no Mercado Livre, no Submarino e no Magazine Luiza. 

Se você não tiver uma forma eficiente de acompanhar as vendas realizadas em cada plataforma, como vai garantir que todos os pedidos sejam entregues no prazo e sem erros?

Como vai evitar esquecer alguma etapa do processo ou perder alguma informação importante?

Essa é outra vantagem do integrador: é possível gerenciar todos os seus pedidos em um único lugar, desde a confirmação do pagamento até a entrega do produto. 

Dessa forma, o gestor agiliza o fluxo de vendas, melhora a satisfação dos clientes e evita penalidades dos marketplaces.

Facilidade para cadastrar e atualizar informações de produtos

Cadastrar e atualizar as informações dos seus produtos em cada espaço virtual pode ser uma tarefa demorada e trabalhosa. 

Além dos detalhes das mercadorias, cada plataforma pode ter suas próprias regras e exigências para a publicação dos anúncios.

Esse problema é eliminado com o software de integração. Basta cadastrar e atualizar as informações dos seus produtos uma única vez e replicá-las para os diversos canais de venda online. 

A economia de tempo e recursos é significativa, além da padronização e da qualidade das suas ofertas.

Gestão de anúncios em múltiplas plataformas

Você já sabe que, ao anunciar seus produtos em diferentes marketplaces, terá um grande desafio de gerenciar diversas campanhas publicitárias ao mesmo tempo.

No entanto, utilizar um hub integrador de marketplace pode tornar essa tarefa de gestão de anúncios mais simples.

O sistema permite a criação e o gerenciamento dos anúncios em múltiplas plataformas com mais facilidade e eficiência. 

Você pode definir o orçamento, o público-alvo, as palavras-chave e os indicadores de desempenho das suas campanhas em um único painel. 

Com isso, otimiza seu investimento em marketing digital e maximiza seu retorno sobre o investimento (ROI).

Maiores possibilidades de venda

Dados da Forbes apontam que, até 2026, 24% das compras no varejo devem ocorrer online. Impulsionadas por este desejo dos consumidor, as vendas do e-commerce devem crescer 10,4% em 2023.

Adotar vendas em diferentes espaços virtuais significa ampliar seu alcance e sua presença online, o que significa atingir novos públicos, explorar novos nichos e aumentar sua participação no mercado.

Mas como fazer isso sem perder tempo e dinheiro? A resposta é simples: escolha uma boa ferramenta de integração. 

Os sistemas permitem ao gestor: 

  • escolher os melhores canais para divulgar seus produtos;
  • adaptar suas estratégias às características de cada plataforma;
  • monitorar os resultados das suas vendas com mais facilidade e rapidez. 

Assim, você aproveita as oportunidades dos marketplaces e impulsiona seu negócio.

Acesso a relatórios

Por fim, citamos a última vantagem dos melhores integradores de marketplace: o acesso a relatórios.

Você sabe como está o desempenho do seu negócio online? Tem acesso a dados confiáveis sobre as suas vendas? Consegue tomar decisões assertivas e melhorar seus resultados?

Se você não tem certeza das respostas, é um indício de que precisa desta ferramenta.

Afinal, com esse sistema, você pode:

  • Ter acesso a relatórios completos e atualizados sobre as suas vendas online;
  • Acompanhar indicadores como faturamento, ticket médio, conversão, cancelamento etc.;
  • Identificar pontos fortes e fracos do seu negócio e planejar ações para otimizar seus resultados.

Agora que você já entendeu os benefícios deste sistema, qual a melhor integradora de marketplace?

É aquela que se adequa aos seus desejos e necessidades, mas há critérios que devem ser observados na hora da escolha.

O que considerar para escolher o melhor integrador de marketplace?

Você já sabe que contar com uma integradora de marketplace pode trazer muitas vantagens para o seu negócio. Mas você também sabe que existem diversas opções de integradores no mercado, e que nem todos são iguais.

Então, como escolher o melhor integrador para o seu negócio? Quais são os critérios que você deve levar em conta na hora da decisão? 

Neste tópico, vamos te mostrar alguns aspectos que você deve considerar para fazer uma escolha acertada:

Integrações oferecidas

O primeiro aspecto que você deve considerar é quais são as integrações oferecidas pelo integrador de marketplace. Você deve verificar se ele se conecta aos marketplaces que você deseja vender ou pretende vender no futuro.

Além disso, você deve verificar se ele se integra ao seu sistema ERP (Enterprise Resource Planning) ou ao seu sistema PDV (Ponto De Venda), caso você tenha uma loja física. Isso vai facilitar a troca de informações entre os diferentes sistemas da sua empresa.

Funcionalidades

O passo seguinte é considerar quais são as funcionalidades oferecidas pelo integrador. 

Afinal, de nada adianta contratar uma ferramenta que não atende às suas necessidades específicas em relação ao cadastro de produtos, ao controle do estoque, ao gerenciamento dos pedidos, à gestão dos anúncios, ao acesso aos relatórios etc. 

Por isso, avalie se ela oferece as funcionalidades básicas e, além de recursos adicionais que podem agregar valor ao seu negócio, como inteligência artificial, automação, personalização etc. 

Esses recursos podem te ajudar a otimizar seus processos e melhorar seus resultados.

Estrutura alinhada à sua demanda

Na sequência, é hora de se atentar à estrutura do sistema, que deve estar alinhada à sua demanda. 

Neste momento, é fundamental analisar: 

  • Boa velocidade;
  • Boa disponibilidade;
  • Segurança de dados;
  • Suporte para um alto volume de vendas;
  • Boa escalabilidade, para que você possa aumentar ou diminuir sua capacidade conforme a necessidade do seu negócio.

Atualização constante

O quarto aspecto que o gestor deve considerar ao decidir qual o melhor integrador de marketplace é a atualização constante. 

Você sabe que o mercado online está em constante mudança, e que sua empresa precisa se adaptar às novas tendências e exigências dos consumidores e dos espaços virtuais. 

Se seu sistema incorpora novas tecnologias, corrige falhas, melhora sua performance e possui uma boa compatibilidade com os diferentes sistemas operacionais, navegadores e dispositivos, é um ótimo sinal.

Planos e valores

Outro critério de fundamental importância são os planos e valores oferecidos pelo integrador. 

Mais do que caber no orçamento, a ferramenta deve apresentar uma boa relação custo-benefício, flexibilidade e transparência. Ou seja, você não pode ser pego de surpresa com taxas ocultas, fidelidade, multas etc.

Suporte técnico

Por fim, a escolha de uma boa tecnologia passa por avaliar o suporte técnico oferecido pelo integrador. 

Equipe qualificada, atendimento rápido, canais de comunicação eficiente e boa avaliação dos clientes são aspectos a serem considerados neste momento.

Se o fornecedor possui uma boa documentação, com manuais, tutoriais e vídeos, melhor ainda, pois é sinal que você terá ajuda para usar o sistema da melhor forma possível.

Decidiu qual o melhor integrador de marketplace?

Vamos te apresentar uma solução da TOTVS que pode te ajudar nessa tarefa: as Integrações Digital Commerce by Jitterbit.

Integrador Marketplaces by Lexos

O Integrador Marketplaces by Lexos é um hub centralizado para gestão operacional de plataformas de marketplace. 

Com a solução, você ganha escala para aproveitar a sinergia da operação em diferentes shoppings virtuais, de forma mais eficiente e com muito mais inteligência, para alavancar as suas vendas.

Com a gestão automatizada, você consegue multiplicar a presença da sua marca em um número maior de plataformas de venda, sem aumentar o custo com equipe.

O sistema foi desenvolvido para suportar até os maiores volumes de vendas, incluindo em datas comemorativas como a Black Friday e o Natal.

Saiba mais sobre as Integrador Marketplaces by Lexos e veja como ele pode te ajudar a vender mais e melhor!

TOTVS - A única solução completa: do ERP ao PDV e hardware até o e-commerce

Conclusão

Vender na Amazon, na Magazine Luiza, no Submarino ou na Netshoes pode ser uma ótima forma de expandir seu negócio online e aproveitar as oportunidades do comércio eletrônico. 

No entanto, para ter sucesso nesse mercado, é preciso contar com um integrador de marketplace que facilite a gestão das suas vendas em diferentes plataformas.

Neste artigo, você aprendeu o que é esta tecnologia, quais são as suas vantagens e o que considerar para escolher o melhor para a sua empresa.

Você também conheceu uma solução da TOTVS que pode te ajudar na tarefa de integração: o Integrador Marketplaces by Lexos.

Mas caso ainda não tenha se convencido sobre ferramentas para tornar sua presença online mais assertiva, separamos um conteúdo especial. Conheça as principais vantagens do marketplace e como atrair clientes com ele!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.