10 dicas para uma boa descrição de produtos

Equipe TOTVS | 23 março, 2023

No varejo online, diferentemente do físico, os consumidores não têm as vitrines ou prateleiras da loja para ver de perto os produtos. É por isso que, nesse formato, existe uma preocupação tão grande com a descrição de produtos.

Criar um bom conteúdo para descrever seus produtos é uma tarefa vital no e-commerce. No entanto, não significa que todos os lojistas saibam como fazer. Inclusive, há uma série de cuidados que precisam ser levados em conta na hora de escrever.

Quando existe organização por trás, a chance de sucesso sempre vai ser maior, não é mesmo? E isso vai desde entendimento da persona até considerar algumas técnicas de vendas e persuasão na descrição

Para ajudar você e muitos empreendedores que queiram aprender a fazer boas descrições de suas mercadorias, preparamos um conteúdo cheio de dicas para colocar em prática. E, ainda, vamos mostrar um exemplo de descrição de um produto também. Boa leitura!

Qual a importância da descrição de produtos no e-commerce?

No meio virtual, descrever produtos é fundamental para vender. Como falamos, os clientes não têm a possibilidade de ver o produto pessoalmente e eles precisam ter todas as informações disponíveis sobre ele antes de concluir a compra.

Por isso, descrições bem feitas no e-commerce fazem toda diferença durante o processo de compra. São elas que vão ajudar os usuários a decidirem se o produto descrito é o que eles procuram.

Resumidamente, o que torna essa descrição tão importante é porque ela:

  • aumenta o interesse das pessoas: descrições criativas e descritivas têm maior poder de convencimento, pois mostram as características do produto com mais precisão;
  • dá mais segurança ao consumidor: descrições detalhadas protegem os compradores de eventual descontentamento com o produto recebido;
  • libera os canais de atendimento: descrever com detalhes o que o usuário encontrará na embalagem libera os canais de atendimento, pois evita dúvidas e descontentamento.
  • amplia a visibilidade da loja pelo SEO: por último, descrições bem-feitas também ajudam na visibilidade da loja nos mecanismos de busca. quando mais bem posicionado você estiver, mais encontrado será.
Nova call to action

Como fazer a descrição de produtos? Confira o passo a passo

Fazer uma boa descrição não é uma tarefa com apenas um fator, certo? É preciso seguir um passo a passo para ter sucesso e realmente chamar atenção do seu público. Portanto, as principais dicas para como fazer descrição de um produto são:

  1. Entenda quem é o seu consumidor;
  2. Use o tom de voz da marca no texto;
  3. Especifique a matéria-prima do produto;
  4. Não se esqueça das dimensões e medidas;
  5. Mostre as utilidades e diferenciais do item;
  6. Aplique boas práticas de SEO no conteúdo;
  7. Atente-se à escaneabilidade do texto;
  8. Use títulos e recursos visuais atrativos;
  9. Crie textos autorais e únicos;
  10. Não se esqueça das fotos.

Vamos entender cada um desses passos?

1. Entenda quem é o seu consumidor

Qualquer ação feita no varejo voltada para as vendas precisa começar pensando em quem vai comprar com você. Isso significa que o primeiro passo é pensar na persona, ou seja, o comprador ideal.

Para que seu texto consiga manter o foco no cliente certo, é preciso definir o público alvo e conhecer o que eles procuram para, então, criar uma persona, desenhando suas dores e necessidades.

As descrições apresentam informações técnicas mas também falam sobre os benefícios dos produtos, então é preciso descobrir como tudo isso vai se relacionar e interessar o cliente ideal da sua loja. Tudo isso vai definir também a linguagem usada.

2. Use o tom de voz da marca no texto

O segundo passo para criar uma descrição de produtos é se preocupar com o tom de voz da marca no texto. Ele nada mais é do que um padrão de comunicação exclusivo da sua marca, que pode variar de acordo com o contexto, mas sempre seguindo um guia.

Normalmente, o tom de voz da marca é definido no plano de marketing digital para que se mantenha uma certa consistência nas descrições. Dentro dele, é provável que você encontre respostas para dúvidas como:

  • A linguagem é formal ou informal?
  • Falamos no feminino ou no masculino?
  • É possível utilizar gírias e abreviações?
  • Há liberdade para usar emojis?

Antes de escrever qualquer texto em nome da empresa, é preciso que tudo isso seja definido, ok?

3. Especifique a matéria-prima do produto

Muitas marcas desconsideram essa informação para alguns produtos, mas ela é importantíssima para descrever qualquer um. Por isso, procure especificar a matéria-prima do seu item:

  • É feito em couro animal ou artificial?
  • É feito de vidro ou plástico?
  • É uma jaqueta em algodão?
  • É feita em plástico ou metal?

Tudo isso vai influenciar diretamente a qualidade dos produtos descritos, deixando mais claro para quem estiver consumindo as descrições.

Às vezes, esse é o motivo que faz alguém desistir do produto — afinal, o material não é aquele que a pessoa procura. E desapontar um consumidor por falta de uma informação simples como essa não seria bom, não é mesmo?

4. Não se esqueça das dimensões e medidas

Outro ponto fundamental em relação aos dados básicos da descrição de um produto são as dimensões e medidas dele. Além de descrever o tamanho do item, essas informações podem fazer diferença na hora da compra.

Por exemplo, se você descreve uma camiseta com medidas e dimensões desejadas, será mais fácil para o consumidor saber se aquela peça vai servir a ele. E não tem coisa pior do que aquele sentimento de frustração quando algo comprado na internet não serve no nosso corpo, não é?

Por isso, preencha o texto de descrição com informações, por exemplo, sobre a altura, largura, profundidade e peso. Todos esses dados vão evitar que o cliente se decepcione e, ainda, dê mais segurança a ele.

5. Mostre as utilidades e diferenciais do item

Passando pelas características, é hora de descrever as utilidades e diferenciais do produto. Aqui você deve descrever as funções que ele desempenha no cotidiano, os benefícios que oferece e, principalmente, quais são seus diferenciais em relação aos demais.

Por exemplo, descrever uma máquina de lavar roupa pode ser algo como: “Essa máquina possui programas para economia de energia e água, o que significa que você conseguirá lavar suas roupas com maior economia e cuidado”.

Ou descrevendo uma blusa: “Essa blusa é feita em algodão orgânico, um tecido mais leve, macio e sustentável, pois usa menos água em sua produção. Ele permite maior conforto e transpiração para quem a veste”.

Além de descrever, é importante mostrar o quanto o seu item é especial em relação aos demais e até mesmo passar algum sentimento para o leitor, como vamos falar adiante.

6. Aplique boas práticas de SEO no conteúdo

É claro que as descrições de produtos precisam ter características SEO. Afinal, esse tipo de texto também ajuda na indexação do seu site nos mecanismos de busca da internet. Para isso, é importante se preocupar com vários aspectos:

  • palavras-chave relevantes: especificar as palavras-chave que descrevem melhor o seu item e passar isso no conteúdo, colocando sempre na principal com maior densidade e associado às relacionadas;
  • utilização de H2, H2 e demais headings: descrever os títulos e subtítulos da descrição de produto com as tags descritas, pois isso ajuda o algoritmo do google a descobrir o que o seu conteúdo tem a oferecer e como ele é estruturado;
  • meta tags da página: você deve se preocupar com o meta título, de até 60 caracteres e com a meta description, descrevendo o conteúdo da descrição com até 150 caracteres para que ela fique visível na SERP;
  • links internos nas descrições: fazer descrições de produtos com alguns links internos para outros itens que sejam relacionados como “produtos relacionados” aumentam as chances de conversão da página e também são positivos para o SEO on page.

6. Atente-se à escaneabilidade do texto

Criar descrições de produtos que sejam otimizadas para SEO é um bom passo, mas não adianta nada se elas não forem escaneadas. 

Quando falamos em escalabilidade, estamos nos referindo a textos que facilitem o entendimento do leitor. Ou seja, é fundamental ter descrições de produtos com frases curtas, parágrafos pequenos e subseções.

Isso torna mais fácil para quem estiver lendo saber qual é a linha geral da descrição e rapidamente descobrir as informações específicas que ele precisa sobre um determinado item.

Além disso, é preciso evitar grandes blocos de texto sem divisão lógica, pois isso dificulta a compreensão e pode afastar o leitor. Para ajudá-lo, negrite as partes mais importantes do conteúdo também, certo?

7. Use títulos e recursos visuais atrativos

A descrição de produtos não precisa (nem deve) ser monótona e cansativa. Você pode usar títulos legais que caiam bem no contexto, descrever o produto com exemplos e até mesmo incluir alguns recursos visuais para torná-la mais interessante.

Esse tipo de descrição é importante para destacar os diferenciais do item, animar a leitura e ainda facilita na compreensão do conteúdo. Por isso, faça uso dos recursos disponíveis e inove na descrição do seu produto, quando possível.

8. Crie textos autorais e únicos

Nada melhor do que descrições de produtos únicas e autorais para transmitir o que o item oferece realmente, não é mesmo? Essa descrição tem a chance de destacar o seu produto entre os demais, além de proporcionar uma experiência diferenciada para quem está lendo.

Muitas vezes, copiar descrições já existentes não é suficiente para gerar resultados positivos. É preciso ser original na descrição, ou seja, tomar cuidado com as palavras e garantir que esse texto não já existe.

Isso não significa que você não possa contar com a ajuda de geradores de descrição, ou seja, inteligência artificial para produzir de maneira rápida. Porém, é preciso ter cautela na hora de usar, pois, será preciso ajustar e melhorar bastante o texto ainda.

9. Aplique boas técnicas de vendas

Por fim, as descrições de produtos não são apenas descrições, elas também oferecem a possibilidade de ir além: despertar desejos e vontades. Como estamos falando de um público bastante emocional — B2C —, é sempre possível explorar essa abordagem.

Quando pensamos em técnicas de vendas, a descrição de produtos está diretamente relacionada a elas. Por isso, ser persuasivo é fundamental. 

Também é bom usar gatilhos mentais, principalmente de escassez e urgência, na hora de elaborar esse conteúdo. Procure criar necessidades.

Use também as palavras de forma apropriada para despertar sentimentos no leitor — por exemplo, “você não pode perder essa oportunidade” —, após descrever os benefícios e as características do produto.

10. Não se esqueça das fotos

Apesar de estarmos falando de descrição, nenhum negócio pode ignorar as imagens dentro do texto. Elas dão vida à descrição, permitindo que o leitor entenda melhor aquilo que você está descrevendo.

Na verdade, muitas vezes, somente visualizando ele vai ter mais segurança para comprar. Ou seja, elas influenciam diretamente na decisão de compra, além de auxiliarem em compras impulsionadas pelo apelo visual!

Exemplo de descrição de um produto

Vamos dar um exemplo de descrição de produtos para loja virtual de roupas, como uma saia. Lembre, então, que você vai vender uma blusa que o cliente não pode experimentar antes.É preciso ter atenção para dar o máximo de detalhes ao consumidor. Observe:

A saia do tipo X, da marca Y, é produzida em algodão, um tecido bastante macio e transpirável, ideal para dias de calor na cidade, sem deixar de trazer bastante estilo ao seu look.

Com um caimento incrível e um ajuste na lateral, você vai conseguir fazer várias combinações com essa peça. São várias cores, como Z, W e V, além de estampas diferentes. Aproveite para trazer mais beleza para o seu guarda-roupa!

Características da peça:

Cor: X

Comprimento: X

Tamanho da cintura:

Tamanho do quadril:

Detalhes: X

Tecido/material: X

Não perca tempo e garanta já a sua saia para a estação que está chegando!

Tecnologias TOTVS para o Varejo

A descrição dos produtos é um passo fundamental para uma loja virtual. Mas não basta isso quando estamos falando de varejo, não é mesmo? Você precisa se preocupar com o estoque, pedidos, entregas e, claro, integração dos diversos canais de venda.

Uma excelente opção é contar com as tecnologias da TOTVS para o segmento varejista. Com elas, você vai poder desenvolver insights para ajudar a equipe de atendimento, além de ir muito mais além!

Sua loja vai conseguir gerenciar os diferentes canais de venda com eficiência e de forma integrada, além de otimizar os estoques e recursos logísticos para cada um deles.

Assim, é possível melhorar o serviço, reduzir custos e atender aos pedidos mais rapidamente, proporcionando melhor experiência de compra.

Transforme a experiência do seu cliente com as tecnologias TOTVS para o varejo!

Conclusão

Interesse, confiança e visibilidade. Esses são os três principais benefícios de investir em boas descrições de produtos, trazendo o sucesso para a sua loja virtual.

Para isso, é fundamental conhecer bem sua persona, ser bastante detalhista sobre as características e benefícios dos produtos e tomar cuidado com as palavras e garantir que esse texto seja original.

Além disso, vale usar as boas práticas de SEO técnicas de vendas para criar descrições envolventes e persuasivas, despertando desejos e vontades no leitor.

E com as tecnologias TOTVS para varejistas você pode ter controle total da sua operação, desde o conteúdo que vai para a descrição de cada canal até a logística de entregas dos produtos.

Agora que você entendeu mais sobre o tema, que tal seguir lendo os nossos conteúdos? No próximo guia, explicamos sobre a ficha de cadastro de clientes. Leia agora mesmo!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.