Estratégia multi CD: Como reforçar sua operação logística

Imagem de relógio para tempo de leitura.

Tempo de leitura: 11 minutos

Escrito por Equipe TOTVS
Última atualização em 25 julho, 2025

A descentralização coordenada dos estoques e operações de distribuição é realizada por meio da implementação de uma estratégia multi CD, que otimiza o fluxo logístico em empresas que operam em extensão territorial ampla.

Ao estruturar uma rede integrada de Centros de Distribuição (CD) localizados em regiões estratégicas, as empresas conseguem alinhar disponibilidade de produtos, eficiência operacional e qualidade no atendimento.

No entanto, essa abordagem também demanda atenção especial à gestão, especialmente na elaboração de planejamento logístico, análise criteriosa do território, implementação tecnológica e definição das prioridades operacionais.

Neste conteúdo, exploramos os fundamentos dessa estratégia, suas possibilidades e critérios de aplicação, assim como as vantagens associadas à descentralização das operações logísticas.

Continue lendo e saiba como otimizar sua logística, com mais eficiência e escala, em operações com estratégia multi CD.

O que é multi CD?

O termo multi CD é empregado para designar a estrutura logística baseada no uso e integração de Centros de Distribuição (CDs) localizados em pontos estratégicos, tendo por objetivo descentralizar a armazenagem e entrega de mercadorias.

Neste sentido, uma estratégia multi CD consiste na utilização simultânea e orquestrada de vários Centros de Distribuição, com intuito de aproximar fisicamente os produtos dos consumidores e proporcionar maior dinamicidade aos processos logísticos envolvidos.

Ao descentralizar a distribuição, esta abordagem encurta o tempo de entrega, reduz os custos operacionais, amplia a presença territorial, melhora a satisfação dos clientes e, ainda, permite ganho estratégico de competitividade.

Em vez de contar com um único armazém centralizado, a empresa distribui seus estoques por diferentes CDs regionais. Isso possibilita que os pedidos sejam atendidos a partir do ponto mais próximo do cliente.

Portanto, uma estratégia multi CD representa uma abordagem logística voltada à melhoria do nível de serviço e à otimização da cadeia de suprimentos.

Como funciona a estratégia multi CD?

A estratégia multi CD baseia-se na descentralização dos estoques com a finalidade de posicioná-los em Centros de Distribuição (CD) geograficamente separados.

Para alcançar essa abordagem descentralizada é necessária a análise criteriosa e atenta da demanda em diferentes regiões, assim como as operações de armazenagem são estruturadas e sua proximidade com os polos de consumo.

Vale lembrar que um Centro de Distribuição, como definido pela Associação Brasileira de Logística (Abralog), é essencialmente um armazém, e tem por finalidade a gestão de estoques de produtos e mercadorias de natureza física até o seu encaminhamento a pontos de venda ou consumidor final.

Neste aspecto, o funcionamento integrado do multi CD pressupõe que os pedidos dos clientes sejam atendidos a partir do CD mais próximo. Isso reduz o tempo de entrega e os custos com transporte.

As operações logísticas, então, são orientadas por uma metodologia em que os produtos são expedidos sob demanda para atender de forma eficiente às necessidades dos consumidores.

Nesta lógica orquestrada, existem centros avançados de distribuição que funcionam como conectores intermediários da cadeia logística. Eles recebem produtos das fábricas ou de CDs centrais, realizando a armazenagem temporária, distribuindo conforme os pedidos regionais.

Essa estrutura proporciona maior capilaridade, dinâmica e agilidade na cobertura das operações logísticas, contribuindo para entregas mais rápidas e confiáveis.

Entretanto, o modelo exige coordenação fina no gerenciamento dos estoques, uma vez que o fracionamento da demanda regional pode aumentar os riscos de falta de estoque ou obsolescência.

[estrategia-multi-cd-como-funciona]

Quais empresas podem adotar essa estratégia?

A estratégia multi CD pode ser adotada por empresas de diferentes setores que buscam agilidade logística, maior cobertura territorial e aumento do nível de serviço ao cliente.

O uso de múltiplos Centros de Distribuição é especialmente indicado para negócios que atendem a mercados geograficamente dispersos e cujas dimensões territoriais impõem desafios à logística tradicional centralizada. Por exemplo:

  • E-commerce: alta frequência de pedidos e necessidade de entregas rápidas;
  • Varejo alimentar: reposição constante de estoques nas lojas físicas;
  • Indústria farmacêutica: urgência e sensibilidade de prazo na entrega de medicamentos;
  • Cosméticos e higiene pessoal: ampla base de clientes em diversas regiões;
  • Bebidas e alimentos: necessitam de cobertura nacional e controle de validade dos produtos;
  • Moda e vestuário: sazonalidade e diversidade de produtos que demandam agilidade de reposição;
  • Autopeças: entregas rápidas em função da manutenção de veículos.

Aproveite e saiba também sobre como funciona o rastreio em tempo real.

Quais as vantagens do multi CD?

A implementação e articulação de uma estratégia multi CD oferece diversas vantagens logísticas e operacionais, desde a redução significativa do tempo de entrega até o aumento de competitividade da empresa.

Essencialmente, adotar uma abordagem descentralizada implica na melhoria dos serviços ao cliente, otimizando os custos da cadeia de suprimento e refinando as operações de distribuição e armazenagem.

A seguir, apresentamos as principais vantagens e seus impactos positivos na gestão de uma cadeia logística com múltiplos Centros de Distribuição.

Redução do tempo de entrega

Posicionar os estoques mais próximos dos clientes finais reduz significativamente o tempo entre o pedido e a entrega. Isso melhora a experiência de compra e aumenta a competitividade da empresa, especialmente em setores dinâmicos.

Aumento da capilaridade e da cobertura de mercado

A distribuição e cobertura geográfica de diversos CDs permite às empresas cobrir um território mais amplo, atendendo com eficiência diferentes regiões e aumentando a capacidade de atuação nacional.

Escalabilidade operacional

A estratégia multi CD também pode ser realizada via terceirização das operações logísticas. Isso permite que as empresas iniciem com estruturas menores, ampliando gradualmente a sua capacidade conforme o crescimento da demanda. Ou seja, evitando investimentos elevados em infraestrutura própria.

Consolidação de cargas e economia de transporte

O uso de Centros de Distribuição permite a consolidação de pedidos de diferentes fornecedores ou linhas de produtos em uma única carga, reduzindo os custos com transporte, aumentando a eficiência das entregas e simplificando o processo de recebimento no destino.

Melhoria do nível de serviço

Considerando a proximidade geográfica entre os Centros de Distribuição e destino, as empresas são capazes de atender de forma ágil e precisa às demandas, impactando positivamente na satisfação do cliente e diminuindo o risco de perda de venda por atraso ou indisponibilidade.

Diferenciação competitiva

Pela dinamicidade e agilidade logística possibilitada pela estratégia multi CD, operadores e empresas podem oferecer prazos de entregas mais atrativos. Esse fator impacta diretamente na escolha que o consumidor faz, sobretudo em mercados que apresentam historicamente a tendência à baixa fidelidade com a marca.

Redução de custos logísticos totais

Adotar uma abordagem descentralizada também impacta positivamente a redução, a médio e longo prazo, nos custos de transporte, logística reversa ou com perdas de vendas por gargalos logísticos.

Como aplicar a estratégia multi CD?

Adotar uma estratégia multi CD demanda das empresas a elaboração de um planejamento logístico estruturado, a análise das demandas regionais e o emprego de tecnologias especializadas para a coordenação do fluxo logístico, tanto físico quanto de informações.

Neste cenário, o primeiro passo consiste no mapeamento geográfico dos principais mercados consumidores da empresa, identificando as regiões com maior volume de pedidos, que demandam atenção logística.

A partir desses dados, é necessário definir a localização ideal dos Centros de Distribuição, tendo em vista fatores como:

  • Infraestrutura de transporte;
  • Acesso a fornecedores;
  • Proximidade dos clientes;
  • Custos operacionais.

De modo que a descentralização ocorra de maneira integrada e sincronizada, o próximo passo é a adoção e implementação de softwares especializados em gestão da cadeia logística. Por exemplo, sistemas WMS (Warehouse Management System), TMS (Transportation Management System) e ERPs com módulos logísticos.

Esses sistemas permitem visibilidade em tempo real dos estoques, otimização das rotas de entrega, controle de prazos e padronização de processos entre os centros.

Além disso, a empresa pode realizar suas operações em Centros de Distribuição próprios, ou terceirizar as atividades como parte da estratégia de negócio. Para tanto, é necessário avaliar o alinhamento da terceirização aos objetivos e metas da empresa.

Vale ressaltar que, quando se opta pela terceirização, é necessário contratar operadores logísticos experientes, que já disponham da infraestrutura local e conhecimento da malha regional. Nesse modelo, a escalabilidade operacional é facilitada, uma vez que é possível expandir gradualmente conforme a demanda.

Por fim, o sucesso da estratégia multi CD depende de fatores como o devido alinhamento tecnológico, logístico e comercial entre todos os envolvidos. Isso permite, de fato, que as vantagens e benefícios sejam percebidos por todos os agentes da cadeia de suprimentos.

Etapa na implementação de estratégia multi CD
1. Mapeamento de demanda regionalIdentificar as regiões com maior volume de pedidos.
2. Definição da localização dos CDsEscolher pontos logísticos estratégicos próximos aos polos consumidores.
3. Descentralização do estoqueDividir e posicionar estoques nos CDs regionais.
4. Uso de softwares WMS/TMS/ERPGerenciar estoques, transportes e pedidos de forma integrada.
5. Parcerias com operadores logísticosUtilizar operadores locais para CDs terceirizados.
6. Integração de sistemas e fluxosConectar sistemas da empresa com os parceiros para visibilidade e controle.
7. Escalabilidade operacionalCrescer gradualmente com base na demanda.
8. Monitoramento e controle de KPIsAcompanhar indicadores de desempenho de entrega e estoque.

Maior eficiência nas operações com múltiplos Centros de Distribuição

Para que a estratégia de multi CD seja bem-sucedida, é indispensável a adoção de soluções tecnológicas que garantam a visibilidade e o controle de todas as etapas da cadeia logística.

A suíte logística da TOTVS é uma solução completa e integrada para otimizar a gestão de operações logísticas, desde a chegada da matéria-prima até a entrega do produto final.

Com tecnologia SaaS moderna e intuitiva, atende embarcadores, transportadores e operadores logísticos, digitalizando processos e garantindo maior eficiência. 

A solução inclui sistemas especializados que automatizam cada etapa da cadeia logística. O TOTVS Agendamentos permite configurar e gerenciar rotinas de inbound e outbound, otimizando o fluxo de envios e coletas.

O TOTVS Checklist oferece roteiros de inspeção personalizados para garantir a conformidade e qualidade das operações. 

O TOTVS WMS melhora o controle de armazenagem e estoque, registrando recebimentos automaticamente e proporcionando gestão eficiente via aplicativo móvel.

Já o TOTVS YMS facilita a organização logística, gerenciando filas de veículos e acessos ao pátio com integração ao módulo de agendamentos. 

Além disso, o sistema de Coleta e Entrega otimiza o planejamento de rotas, monitoramento em tempo real e registro detalhado das viagens, aumentando a segurança e a precisão das entregas. 

Com a suíte logística da TOTVS, empresas de todos os portes podem modernizar suas operações, reduzir custos e garantir mais eficiência na gestão logística.

Otimize suas operações e adote uma estratégia multi CD exitosa com a Suíte Logística da TOTVS!

Conclusão

Avaliando a definição, características e vantagens de uma estratégia multi CD, torna-se nítido o seu papel como abordagem para ganho de diferencial competitivo nas operações comerciais e logísticas modernas.

Neste aspecto, a gestão de múltiplos Centros de Distribuição, posicionados de forma estratégica e sincronizados por softwares especializados, permite atender com precisão diferentes regiões, reduzir gargalos e ampliar a capacidade de resposta às demandas do mercado.

A adoção de uma abordagem logística de múltiplos centros deve ser compreendida como um direcionamento estratégico, cuja efetividade dependerá do grau de alinhamento entre tecnologia, logística e planejamento comercial.

Portanto, a eficiência da cadeia de suprimentos deixa de ser somente uma função operacional para se tornar parte essencial do posicionamento competitivo da empresa; ampliando mercados, adquirindo competitividade e otimizando suas operações.

Gostou do artigo? Aproveite e saiba também sobre os princípios e tecnologias envolvidas na logística inteligente!

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


X

Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.