centro-de-distribuicao

Dicas e vantagens do centro de distribuição

Equipe TOTVS | GESTÃO PARA O ATACADISTA DISTRIBUIDOR | 05 junho, 2020

Para ter um bom desempenho, o centro de distribuição (CD) deve ser bem organizado e ter uma boa gestão. Independemente de qual seja o tamanho do CD, é essencial que os processos fluam bem para que os produtos sejam entregues para seus destinatários sem atrasos ou outros problemas.

Por isso, falaremos mais sobre o que é exatamente um centro de distribuição (CD), e qual a importância de uma gestão eficiente para que a empresa seja positivamente impactada. 

Centro de distribuição: o que é?

O centro de distribuição é onde ficam armazenadas as mercadorias quando chegam das fábricas e antes de serem entregues aos pontos de venda (PDV). As distribuidoras ficam responsáveis por esses produtos até que cheguem às lojas e às mãos dos consumidores finais. 

A distribuição geralmente é feita de forma fracionada, em quantidades menores. Além disso, os CDs devem estar em uma localização estratégica, que permita uma rápida locomoção até os PDVs. 

Qualquer problema que aconteça aqui pode impactar diretamente o cliente final, como atrasos na entrega ou falta de organização. Portanto, é nesses centros onde são realizadas rotinas como a gestão de estoque, armazenagem, expedição, entre outras. Esse é o modo como funciona um centro de distribuição com uma boa gestão.

Nova call to action

Como organizar um centro de distribuição?

Quando os processos de um CD são otimizados, o fluxo de trabalho é facilitado e a empresa só tem a ganhar. Veja a seguir algumas dicas que podem ajudar a organizar melhor sua unidade de distribuição:

Gestão de entregas

Um dos fatores que mais impacta a organização do CD é a gestão adequada dos prazos de entrega. É preciso ter um controle sobre quais mercadorias devem ser entregues em quais datas para que tudo saia como planejado e não haja atrasos. 

Por isso, algumas empresas optam por um sistema de gestão automatizado, onde todas as informações podem ser registradas e as pessoas autorizadas podem fazer esse controle. 

Controle de qualidade

Também é importante que seja feito um controle de qualidade dos itens armazenados. O CD deve ter todas as condições para manter a mercadoria em perfeito estado até a chegada aos pontos de venda. 

Portanto, é essencial se atentar a essas especificações, principalmente se tratando de perecíveis, como nos centros de distribuição de alimentos. Isso evita que os produtos sofram qualquer dano e garante as entregas.

Sistema WMS

Outra estratégia que pode ajudar é a implementação de um sistema Warehouse Management System (WMS). Essa ferramenta faz o controle dos recebimentos, entregas, separação, endereçamento e outras funcionalidades do centro de distribuição.

Desse modo, fica muito mais simples manter os processos organizados e evitar qualquer tipo de prejuízo. Além, é claro, de conquistar mais clientes com essa vantagem competitiva. Tudo isso contribui para fazer com que a empresa tenha um centro de distribuição avançado.

Vantagens do CD

Quando há uma gestão eficaz, o CD pode proporcionar muitas vantagens para a empresa. Confira a seguir as vantagens de um centro de distribuição:

Centralização de estoque

Para quem busca centralizar seu estoque, um CD é a escolha certa. Toda a mercadoria fica concentrada em um único local, então tanto os recebimentos quanto as entregas são feitas a partir do mesmo lugar.

Controle sobre processos

No centro de distribuição logística acontece todas as atividades de separação e expedição. Desse modo, os processos são centralizados, o que torna tudo mais fácil de ser controlado pelos gestores. Além disso, são minimizadas perdas de mercadoria e atrasos.

Gestão da sazonalidade

Com uma gestão unificada, é possível controlar melhor a sazonalidade. Portanto, é possível prever as variações no nível do estoque conforme a época do ano, aprimorando, assim, o controle sobre as movimentações dos produtos. 

Atendimento de qualidade

Outra vantagem é poder oferecer um atendimento de qualidade ao ter uma operação mais enxuta. Isso evita falhas e promove a otimização dos processos, favorecendo a capacidade da empresa em oferecer mais qualidade no atendimento. O cliente nota que a empresa está se preocupando em atender às suas necessidades.

Como a tecnologia pode ajudar?

Como mencionado anteriormente, os sistemas de gestão podem ser muito úteis para promover a organização dos centros de distribuição. A implementação dessa tecnologia pode ser uma boa alternativa para o desenvolvimento do negócio. 

Isso porque, com ela, é possível fazer o gerenciamento de armazém, a gestão de frotas e outras funcionalidades que auxiliam em todos os processos. Veja mais dicas sobre como tornar a sua distribuição logística mais eficiente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *