Existem diferentes formas de contratação, cada uma com suas regras e particularidades, que precisam ser levadas em consideração na hora do recrutamento e seleção. Entre elas, surge a entrevista de emprego para jovem aprendiz.
Optar por essa modalidade de contratação significa dar a oportunidade aos jovens de ingressarem no mercado de trabalho.
Para a empresa, é uma maneira de formar um quadro de talentos qualificados. Mas, como estamos falando de uma pessoa que está iniciando no mercado, muitas vezes surge a dúvida sobre como conduzir e o que perguntar durante a entrevista.
Neste conteúdo, vamos falar sobre o processo e compartilhar dicas de perguntas para ajudar você a estruturar uma entrevista mais completa e encontrar talentos para a sua empresa.
O que é o jovem aprendiz?
Um jovem aprendiz é um estudante que ingressa no mercado de trabalho por meio de um contrato especial, criado para conciliar formação educacional e experiência profissional.
Esse tipo de contratação é regulamentado pela Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/2000). Veja o que diz o artigo 428 da CLT sobre esse tipo de contrato:
“Contrato de aprendizagem é o contrato de trabalho especial, ajustado por escrito e por prazo determinado, em que o empregador se compromete a assegurar ao maior de 14 (quatorze) e menor de 24 (vinte e quatro) anos inscrito em programa de aprendizagem formação técnico-profissional metódica, compatível com o seu desenvolvimento físico, moral e psicológico, e o aprendiz, a executar com zelo e diligência as tarefas necessárias a essa formação.”
Na prática, isso significa que o jovem aprendiz precisa estar matriculado e frequentando a escola ou uma instituição de ensino vinculada ao programa de aprendizagem.
O contrato de trabalho tem prazo determinado, com duração máxima de dois anos, e combina atividades práticas na empresa com capacitação teórica, garantindo aprendizado, acompanhamento e respeito à fase de formação do jovem.
Como é feito o processo seletivo de jovem aprendiz?
Antes de conferir sugestões de perguntas para a entrevista de emprego para jovem aprendiz, vale abrir um parêntese para entender como é feito o processo seletivo. Isso é fundamental para saber conduzir a entrevista da forma mais adequada.
Para começar, lembre-se que estamos tratando de um jovem, portanto, o recrutador precisa levar em consideração a idade e a falta de experiência da pessoa. Logo, é preciso tomar muito cuidado com as exigências da vaga.
Para recrutar um jovem aprendiz, existem dois caminhos. O primeiro é contratar os serviços de entidades do Sistema S (como Sebrae e Senac), CIEE (Centro de Integração Empresa Escola) e RENAPSI.
Nesse caso, a contratante não se preocupa com o processo seletivo, que fica a cargo da instituição contratada. Contudo, a escolha do candidato é feita pela empresa.
O segundo caminho é fazer o processo de recrutamento e seleção por conta própria. Para isso, é preciso que a pessoa esteja matriculada em um Programa de Aprendizagem oferecido pelas instituições citadas.
Vale destacar que cada instituição é focada em áreas específicas de atuação. Por exemplo, algumas são mais direcionadas para o comércio, bens e serviços, enquanto outras são voltadas para a indústria.

Seja qual for o interesse da empresa, se decidir seguir o recrutamento por conta própria, não esqueça que estar em conformidade com a legislação é uma obrigação.
Para saber mais, recomendamos a Cartilha do Jovem Aprendiz, elaborada e publicada pela Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Com relação ao processo em si, ele segue como o de qualquer tipo de contratação, com entrevistas e, se for o caso, dinâmicas. Provas escritas podem também ser aplicadas, relacionadas a português, matemática e conhecimentos da atualidade.
Quanto tempo dura uma entrevista de emprego para jovem aprendiz?
A duração depende de quais perguntas você pretende ao longo da entrevista, mas as conversas costumam durar cerca de 30 minutos.
Esse tempo é suficiente para o recrutador conhecer melhor o perfil do jovem, entender suas expectativas e explicar como funciona o programa de aprendizagem.
Vale destacar que, neste caso, não há foco em conhecimento técnico aprofundado.
As perguntas costumam ser mais comportamentais e situacionais, voltadas a entender a postura do candidato, seu interesse em aprender, disponibilidade para conciliar estudo e trabalho e habilidades como comunicação, responsabilidade e trabalho em equipe.
O que perguntar em uma entrevista de emprego para jovem aprendiz?
No caso do jovem aprendiz, a entrevista costuma ter algumas perguntas em comum para todos os casos.
Veja a seguir as nossas sugestões de perguntas para fazer na entrevista:
Me fale sobre você
Geralmente, o candidato a menor aprendiz inicia a entrevista de emprego tendo que contar um pouco sobre si. A pergunta costuma ser “Me fale sobre você”, mas, claro, podem haver variações.
Nessa questão, o recrutador espera obter informações sobre:
- O ano que o candidato está cursando;
- Pontos fortes e características relacionadas ao cargo;
- Experiências anteriores (se houver);
- Atividades voluntárias exercidas (se houver);
- Cursos já realizados;
- Os objetivos profissionais e/ou motivação do aprendizado com o cargo;
- Por que o candidato quer trabalhar.
Qual graduação você deseja fazer?
Essa questão é importante para o recrutador verificar se o candidato deseja fazer uma graduação em algo que tenha relação com a empresa. Isso porque a duração máxima do contrato de menor aprendiz é de 2 anos, como comentamos.
Passado esse tempo, o contrato pode virar por tempo indeterminado, daí o interesse da empresa em saber qual profissão o adolescente ou jovem deseja exercer no futuro.
O que você sabe sobre essa empresa?
Não é porque se trata de uma entrevista de emprego para jovem aprendiz que o candidato não deve se preparar. Pelo contrário, pois a falta de preparo costuma ser um fator desclassificatório.
Ao perguntar o que a pessoa sabe sobre a empresa, o recrutador busca entender o quão interessado o candidato está. Além disso, ajuda a alinhar expectativas.
Por que você quer trabalhar nesta empresa?
Essa pergunta é uma continuação da anterior. O motivo de fazê-la é para que o entrevistador consiga entender as motivações do candidato e avaliar se a empresa (e a vaga) atendem de um certo modo a elas.
Normalmente, esse é o momento do menor ou jovem mostrar que é a melhor escolha que a empresa tem. Também ajuda a empresa a ver se há fit cultural.
Como você se vê em 5 anos?
Em um roteiro de entrevista de emprego para jovem aprendiz é normal vermos esse tipo de pergunta. Ela é útil por um motivo principal: dar ao entrevistador uma ideia das ambições do candidato em relação ao mercado de trabalho.
Nessa questão é possível também obter informações como:
- Se a empresa se encaixa nos planos do candidato;
- As habilidades que a pessoa deseja desenvolver;
- Projetos que gostaria de contribuir;
- Conhecimentos que deseja obter.
Como os sistemas da TOTVS para o RH otimizam o processo de recrutamento e seleção?

O processo de recrutamento e seleção requer muita atenção do RH. Afinal, uma contratação errada pode fazer todo mundo perder tempo (empregador e colaborador), além de custar caro para a empresa.
Desde a elaboração da descrição para anúncio da vaga de emprego até a escolha do profissional que atuará na organização, é fundamental conduzir o processo de modo ágil, eficiente e com redução de gastos.
Isso é possível com apoio da solução tecnológica certa. É o caso dos sistemas para RH da TOTVS.
Os sistemas auxiliam em todo o processo de contratação, desde a identificação até a avaliação e seleção dos profissionais.
Com o TOTVS RH Atração de Talentos, por exemplo, é possível uma página de carreiras para centralizar todas as vagas disponíveis.
Além disso, o sistema permite gerenciar vagas e processos seletivos, com apoio de ferramenta específica para comunicação com os candidatos.
Para completar, a solução oferece indicadores dos processos em dashboards dinâmicos, o que otimiza a tomada de decisão e facilita o acesso a informações estratégicas.
Quer saber tudo que a tecnologia pode fazer pelo seu negócio? Conheça as soluções da TOTVS e otimize a sua gestão de pessoas com os melhores sistemas para RH do mercado!
Conclusão
Conduzir uma entrevista de emprego para jovem aprendiz não é apenas seguir um roteiro: trata-se de criar um momento de escuta, orientação e troca, respeitando a fase de aprendizado de quem está dando os primeiros passos no mercado de trabalho.
Neste processo, as perguntas são fundamentais para identificar talentos com potencial, alinhados à sua cultura e dispostos a aprender e crescer junto com a empresa.
Ao longo deste conteúdo, vimos como funciona o programa, o processo seletivo e quais perguntas ajudam a revelar interesses, expectativas e comportamentos importantes nessa etapa inicial da carreira.
Com apoio da tecnologia e uma abordagem humanizada, o RH consegue tornar esse processo mais eficiente e estratégico.
Aproveite para conferir nosso conteúdo sobre os diferentes tipos de testes de personalidade, que podem ser grandes aliados do processo seletivo na sua empresa.
Deixe aqui seu comentário