Direção defensiva: o que é, tipos, pilares e como praticar

Equipe TOTVS | 30 novembro, 2022 - Atualizado em 03 maio, 2023

A direção defensiva consiste em uma série de técnicas e metodologias utilizadas pelos motoristas para se deslocar com cuidado e segurança pelas vias, prezando pela integridade do próprio veículo e dos outros veículos presentes nelas.

Entenda tudo sobre a direção defensiva neste artigo. É só continuar a leitura!

O que é direção defensiva? Qual é o seu objetivo?

O conceito de direção defensiva, de acordo com o manual do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), é a possibilidade de um condutor reconhecer de maneira antecipada situações de perigo, prever suas consequências e tomar decisões que protejam os ocupantes do veículo e os demais usuários das vias.

Essas práticas, também chamadas de direção preventiva, são conhecidas como a melhor maneira de dirigir, pois elas aumentam a segurança quando um motorista está conduzindo um veículo.

Elas são fundamentais para prevenir acidentes de trânsito, pois preveem a postura correta dos condutores, o uso correto dos retrovisores, a concentração do motorista, o respeito aos limites de velocidade e a análise de condições da pista de rolamento e do tempo.

Além disso, a prática também é baseada na manutenção periódica e preventiva de veículos, bem como na análise da reação em curvas, declives, cruzamentos, neblinas, entre outros.

Ou seja, trata-se de um método de direção que visa a tornar o trânsito mais seguro, tanto para os motoristas quanto para as pessoas que circulam nas cidades e estradas.

Nova call to action

Qual a importância da direção defensiva?

A direção defensiva é importante para a manutenção da segurança no trânsito, porque é capaz de salvar vidas.

No trânsito, estamos sujeitos a uma série de riscos relacionados aos veículos, condutores, vias de trânsito, ambiente e comportamento das pessoas.

A direção preventiva estabelece que não vale a pena correr riscos desnecessários no trânsito e trocar a vida por alguns segundos ou minutos de pressa.

Se um motorista conseguir se educar para aguardar um pouco mais e ter mais paciência, ele poderá realizar ultrapassagens em melhores condições, evitar manobras perigosas e, de quebra, ainda diminuir as incidências de multas.

É claro. O valor da vida nem se compara ao de uma multa, mas esse é outro argumento que reforça a importância desse tipo de direção.

Isso porque, como vimos, o objetivo da direção defensiva é o de fazer com que as pessoas dirijam com mais atenção para que sejam capazes de prever o que fazer antecipadamente e tomar as melhores decisões para evitar acidentes e contratempos.

Isto é, essa metodologia é importante porque tem como intenção preparar melhor os condutores, a fim de que eles possam ser mais conscientes sobre a maneira com que dirigem e, dessa forma, aumentem a segurança das vias.

Quais são os 5 pilares da direção defensiva?

A direção defensiva se divide em 5 pilares: conhecimento, atenção, previsão, habilidade e ação. Entenda mais sobre cada um deles nos tópicos a seguir:

Pilar do conhecimento

O primeiro pilar da direção defensiva é o do conhecimento, que diz respeito ao domínio das informações essenciais de segurança. São elas:

  • Estar instruído sobre as principais leis de trânsito;
  • Possuir conhecimento sobre o veículo que está conduzindo;
  • Dominar o uso dos equipamentos de transporte;
  • Reconhecer as condições adversas de uma pista;
  • Compreender como as condições de clima e tempo afetam a direção.

Pilar da atenção

O pilar da atenção implica na atenção permanente que o motorista deve ter quando estiver dirigindo e sobre as condições do veículo e da pista.

Em outras palavras, é necessário que os condutores estejam sempre atentos e em estado de alerta constante para todos os possíveis elementos que possam interferir no percurso.

Lembrando aqui que a atenção, muitas vezes, está naquilo que o condutor não vê: o motorista precisa estar sempre ciente da possibilidade de alguém estar no seu ponto cego.

Pilar da previsão

O pilar da previsão diz respeito à capacidade de antever situações. Isto é, a capacidade de se preparar de forma antecipada para lidar com situações de risco.

Por exemplo, saber que é necessário dobrar a atenção quando há crianças jogando bola na rua ou quando há ciclistas na via, ainda que não percebam o seu carro.

Pilar da habilidade

O pilar da habilidade diz respeito à capacidade de condução dos motoristas, ou seja, a destreza necessária para conduzir o automóvel da maneira correta.

Ou seja, trata-se de garantir que o condutor possua as habilidades fundamentais necessárias para executar manobras que garantam a segurança dos demais.

Pilar da ação

Por fim, o pilar da ação diz respeito à preparar os motoristas para realizar manobras necessárias para evitar acidentes e situações de perigo.

Quais são os tipos de direção defensiva?

Existem dois tipos de direção defensiva: a preventiva e a corretiva. Confira a diferença entre cada uma delas e também o que é a direção agressiva:

Direção preventiva

A direção preventiva é aquela em que o condutor pratica ao antecipar riscos. Ela ocorre quando o motorista ou motociclista dirige com atenção, avaliando suas condições físicas e mentais para dirigir, assim como a condição das vias pelas quais trafega.

Trata-se de estar consciente das próprias limitações para trafegar de acordo com a realidade apresentada pelo ambiente em um determinado momento.

Direção corretiva

A direção corretiva, por sua vez, é aquela que é exigida quando o condutor precisa agir com rapidez para corrigir uma situação de perigo que não pode ser antecipada.

Um exemplo é o desvio de um acidente que acabou de acontecer, pelo acostamento, para evitar a possibilidade de uma colisão traseira.

Direção agressiva

Por fim, o contrário da direção preventiva é a direção agressiva, em que o condutor coloca a sua vida e a de outras pessoas em risco.

Exemplos são o motorista apresentar atenção fixa (dirigir olhando somente para um ponto), atenção dispersiva (não se concentrar na atividade) ou atenção difusa (estar focado em paisagens ou atividades que não sejam a condução do veículo).

Como praticar a direção defensiva?

Confira agora algumas dicas para praticar a direção defensiva:

Faça manutenção preventiva

A maioria dos sistemas e componentes dos veículos sofre desgastes ao longo do tempo.

Portanto, para não prejudicar o funcionamento dos seus veículos, observe a durabilidade definida pelos fabricantes de cada peça e faça as revisões necessárias.

Atenção ao funcionamento do veículo

Instrua os seus motoristas a sempre conferirem o painel do carro. Como está o nível de combustível? Há óleo suficiente para que o veículo rode com segurança?

Tire um tempo para conferir todos os detalhes, desde a água do limpador de parabrisa até os faróis e as lanternas.

Tenha uma boa postura ao dirigir

Os condutores devem sempre dirigir com os braços ligeiramente dobrados, com o encosto de cabeça na altura correta, a coluna apoiada no banco e as mãos em posição de 9h15.

Também é importante não utilizar calçados que não fiquem fixos no pé, como chinelos, e utilizar o cinto de segurança em qualquer situação.

Confira o retrovisor

Se o motorista sabe o que está acontecendo ao seu redor, ele consegue prever situações de perigo e encontrar saídas seguras.

Por isso, instrua os seus motoristas a olharem o retrovisor com frequência e os ensine a regular os retrovisores da maneira correta.

Mantenha a concentração

Uma das premissas da direção preventiva é prestar atenção na direção, pois, para os motoristas, cada fração de segundo conta.

Quando um veículo está se deslocando a 80 quilômetros por hora, o veículo percorre 22 metros em um único segundo, então um piscar de olhos pode ser a diferença entre a vida e a morte.

Respeite as condições da via

Todos os condutores têm a obrigação de dirigir em uma velocidade compatível com as condições da via, considerando fatores como tráfego, clima, obstáculos e aglomerações de pessoas.

Antes de fazer uma curva, por exemplo, é preciso desacelerar. Também é necessário percorrê-la movimentando o mínimo possível o volante para evitar movimentos bruscos e oscilações na direção.

No caso de declives, é fundamental testar os freios e manter o câmbio engatado, bem como respeitar a sinalização de ultrapassagens.

Qualquer estreitamento na pista pode aumentar o risco de acidentes. Por esse motivo, os motoristas devem reduzir a velocidade sempre que perceberem uma sinalização que indique o estreitamento das vias.

Por fim, ondulações, buracos, elevações, inclinações ou alterações do tipo de piso também podem desestabilizar um veículo e provocar a perda de controle. 

É importante que os motoristas percebam essas situações antecipadamente e que reduzam a velocidade utilizando os freios.

Por que incentivar a direção defensiva dos condutores da sua frota?

De acordo com o Art. 150 da Lei no 9.504 de 1997, todas as empresas que contratam condutores são obrigadas a oferecer o curso de direção defensiva para seus motoristas.

Mas, apesar da obrigatoriedade, a implementação desses cursos na sua empresa traz diversas vantagens.

A principal delas é que o seus motoristas estarão mais familiarizados com as leis de trânsito e, consequentemente, cometerão menos infrações.

Por outro lado, o dia a dia e a prática da profissão se tornarão mais seguras, diminuindo as chances de acidentes e perdas.

Por fim, a manutenção preventiva ajudará a sua empresa a economizar recursos no longo prazo, já que você precisará trocar de peças com menos frequência.

As principais dúvidas sobre o tema

Confira agora as principais dúvidas frequentes sobre o tema:

O que é abordado em um curso de direção defensiva?

Os cursos de direção preventiva abordam os seguintes temas:

  • Conceito de direção defensiva;
  • Condução em condições adversas;
  • Condução em situações de risco (cruzamentos, curvas, ultrapassagens, frenagens normais e de emergência, derrapagem e ondulações e buracos);
  • Como evitar acidentes em veículos de duas ou mais rodas;
  • Abordagem teórica da condução de motocicletas com passageiro ou cargas;
  • Cuidados com os demais condutores e usuários da via;
  • Respeito mútuo entre condutores;
  • Equipamentos de segurança do condutor motociclista;
  • Estado físico e mental do condutor, consequências da ingestão e do consumo de bebidas alcoólicas e substâncias psicoativas;
  • Situações de risco.

Quem pode ministrar o curso de direção defensiva?

De acordo com o DETRAN de São Paulo, para exercer a atividade de instrutor de direção defensiva, é necessário que o cidadão esteja habilitado há pelo menos um ano na categoria D.

Além disso, ele não pode ter sofrido penalidade de cassação da CNH e não pode ter cometido nenhuma infração de trânsito de natureza gravíssima nos últimos 60 dias.

Qual a validade do curso de direção defensiva?

As resoluções do CONTRAN não estabelecem um prazo de validade para o curso de direção defensiva, sendo que essa regra é cabível à interpretações.

Mas, via de regra, a maioria das instituições considera que o prazo máximo do curso é de 5 anos.

O que cai na prova do Detran de direção defensiva?

As provas do DETRAN normalmente fazem perguntas sobre os seguintes temas:

  • Tipos de direção defensiva;
  • Condições adversas e modo de dirigir;
  • Tipos de acidentes e procedimentos para evitá-los;
  • Cuidados especiais na condução de veículos.

Como um pedestre pode contribuir para a direção defensiva?

O pedestre também pode contribuir para a prática da direção defensiva no trânsito das cidades.

Veja a seguir algumas dicas para pedestres:

  • Cuidado ao se deslocar: sempre olhar para os dois lados antes de atravessar a rua, sempre atravessar nas faixas e evite o uso de celular enquanto anda;
  • Cuidado ao descer de veículos: não desça de um veículo no meio da rua, mesmo se o sinal estiver fechado e você sentir que dá tempo;
  • Tenha consciência coletiva: faça a sua parte para garantir a segurança no trânsito de forma a despertar o senso de responsabilidade nos outros.

Otimize suas operações com o TOTVS Roteirização e Entregas

Para que uma operação logística seja bem sucedida, é preciso contar com um bom planejamento de rotas como base para todas as etapas.

Esse planejamento vai ajudar a identificar os melhores meios de transporte para cada rota.

Neste contexto, a tecnologia entra como uma grande aliada. 

E, quando o assunto é transporte rodoviário, você pode contar com o TOTVS Roteirização e Entregas!

Trata-se de um sistema que ajuda o seu negócio a encontrar o trajeto mais vantajoso para cada entrega.

A ferramenta faz uma análise completa dos pontos de entrega, da distância entre os pontos e das restrições logísticas com base nos dados de cada pedido.

Dessa forma, você consegue otimizar os processos e reduzir os custos da operação em até 30%. 

Tudo isso com possibilidade de integração com ERPs para simplificar ainda mais a gestão logística do seu negócio.

Use a tecnologia do TOTVS Roteirização e Entregas para aumentar a eficiência das suas entregas!

Conclusão

A direção defensiva, como vimos, é uma série de técnicas e metodologias de direção que tornam a prática mais segura para todas as pessoas.

Empresas que contratam motoristas são obrigadas a oferecer um curso de direção defensiva para os seus condutores.

Essa exigência tem como objetivo melhorar o trânsito nas cidades, tornando o ambiente mais seguro para todos.

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.