8 Ps do marketing e a importância deles para as empresas do varejo

Equipe TOTVS | 08 março, 2023

É muito difícil falar de marketing no varejo e não lembrar dos 4 Ps: produto, preço, praça e promoção. Esse mix é um conceito focado principalmente no primeiro termo e os aspectos que giram em torno dele. Mas, então, como os 8 Ps do marketing entram nisso?

A verdade é que, com o tempo e as mudanças dos mercados — principalmente fomentadas pelo meio digital —, foi preciso adicionar outros 4 Ps que pudessem complementar as estratégias originais dentro do planejamento de marketing.

Qualquer empresa que participe desse setor, portanto, deve entender o que cada um desses Ps significa e, principalmente, como incluí-los na estratégia do seu negócio. Nosso artigo vai falar justamente sobre isso. 

Aproveite e tenha uma excelente leitura!

Nova call to action

8 Ps do marketing: como surgiu esse conceito?

Os 8 Ps do marketing são uma evolução dos 4 Ps originários (produto, preço, prática e promoção), criado originalmente por professor Jerome McCarthy — no entanto, sua fama foi também responsabilidade de Philip Kotler, guru do marketing moderno.

Sendo assim, esse conceito surgiu como uma estratégia coletiva de ampliar a montagem de um plano de marketing que visa melhorar a performance do negócio no mercado.

Os 8 Ps contam com os 4 originais, mais outros quatro que foram adicionados para contemplar as possibilidades oferecidas pela internet e por outras tecnologias.

Qual a diferença entre os 4 Ps e os 8 Ps do marketing?

Não se trata necessariamente de diferença, mas de complemento. Os 4 Ps reúnem apenas produtos, preço, praça e promoção. Já os 8 Ps reúnem esses e ainda pessoas, processos, posicionamento e performance.

Esses novos termos entram como uma demanda, que tem como propósito se preocupar com a experiência do cliente — as vontades e desejos do cliente — e não só com o produto.

Aqui as pessoas e as tendências vão guiar muitas das escolhas e, assim, vai ser possível criar uma conexão muito melhor com o público.

Quais são os 8 Ps do marketing?

Chegamos então, no momento mais importante do texto: entender cada um dos 8 Ps do marketing. Todos eles se baseiam no planejamento. Mas, antes de tudo, vamos introduzi-los:

  • Produto: o que se vende;
  • Preço: por quanto se vende;
  • Praça: onde se vende;
  • Promoção: como se promove a venda;
  • Pessoas: quem produz e quem compra;
  • Processos: como se produz;
  • Posicionamento: percepção que se tem da empresa;
  • Performance: resultado final do que se faz.

Agora, vamos falar um pouco mais a fundo sobre cada um desses elementos. Acompanhe!

1. Produto

Bom, o produto é o primeiro dos 8 Ps do marketing, sendo ele o que dá origem aos demais. 

Basicamente, é o que você oferece para o seu público, seja uma mercadoria ou um serviço. Esse ponto de partida deve se basear em alguns perguntas, como:

  • Quais são as características do seu produto?
  • Quais são os benefícios que ele pode oferecer?
  • Qual é o ciclo de vida que ele tem?
  • O que o torna esse produto diferente dos outros?

Esse é um elemento central para um negócio porque sem um bom produto, dificilmente é possível criar uma boa demanda. 

Portanto, aqui entra a análise do produto em vários níveis: desde a qualidade dele até os serviços e as experiências que ele agrega.

2. Preço

O preço é a parte que envolve o valor do produto. Mais especificamente: o quanto se cobra para entregar o que sua empresa promete pelo seu produto

Quando se trata dos Ps, ele entra justamente como aquele elemento que permite a concorrência eficaz no mercado. Para definir o preço, é preciso que questionar alguns aspectos:

  • Quanto é o custo para produção desse item ou desse serviço?
  • Qual é a margem de lucro que você espera?
  • Qual é o preço do seu concorrente?
  • Quais são os níveis de preços mínimos e máximos aceitáveis?

Também é de extrema importância que você se preocupe com o valor que as pessoas estão dispostas a pagar por esse tipo de produto ou serviço, certo? Não adianta entregar algo incrível, mas completamente fora do mercado.

O preço é peça-chave para o sucesso ou prejuízo de um negócio. Portanto, se preocupe em defini-lo com cuidado.

3. Praça

Chegando no terceiro P, nos deparamos com a praça do marketing. Aqui, é preciso pensar como o produto será entregue para as pessoas. Na verdade, como as pessoas conseguem chegar até o que sua loja vende?

Nesse sentido, é fundamental definir qual é a melhor maneira de chegar no seu público-alvo. Isso significa que sua loja precisa saber onde vender o produto.

No contexto digital, podemos pensar em quais canais são interessantes para isso. A omnicanalidade também é um aspecto importante, pois quanto mais integrados forem os canais, melhor será a jornada de compra para o cliente.

Mas para fazer essa escolha, primeiro, você precisa saber exatamente por onde seu público está. Se ele não é muito presente digitalmente, por exemplo, essa opção que acabamos de falar não faz o menor sentido, certo?

Por isso, sua equipe de marketing deve se perguntar:

  • Quais são os lugares que o público-alvo sempre frequenta?
  • É possível chegar nesses lugares que o público vai?
  • Quais lugares sua concorrência aproveita e quais ela não faz isso?

4. Promoção

A promoção é o último P do mix de marketing clássico que conhecemos. Ela diz respeito à forma como vamos promover o produto, ou seja, o processo de divulgação do que você está vendendo.

Essa parte do planejamento deve focar na necessidade das pessoas, de modo que seja possível alcançar o interesse delas. Aqui, é preciso criar uma campanha que vai conectar o produto ao público-alvo de maneira eficaz.

Por isso, antes de partir para qualquer coisa, leve em consideração algumas dúvidas:

  • Quando se deve apostar nas promoções?
  • Como aproveitar a linguagem nas divulgações
  • Quais são os melhores canais de divulgação?

A melhor maneira de responder essas dúvidas é, mais uma vez, conhecendo bem o seu público e o comportamento dele.

Mas caso você seja uma nova empresa, pode trabalhar com a concorrência e com o setor como um todo para, depois, criar esse afunilamento.

5. Pessoas

Agora, vamos falar dos novos termos que fazem parte dos 8 Ps do marketing. As pessoas se referem ao seu domínio sobre elas: o quanto você entende dos indivíduos que se envolvem com a sua marca?

E isso não diz respeito ao seu público-alvo, mas às pessoas que fazem parte da sua equipe também. Basicamente, estamos falando da participação de colaboradores qualificados para alcançar as pessoas certas em uma estratégia.

Ou seja, nunca vai deixar de considerar a persona, no entanto, precisa também levar em conta o que chamamos de “recursos humanos do negócio” — por exemplo, seus vendedores e seu time de marketing.

Por isso, faça algumas perguntas:

  • O que vai ser preciso para formar uma equipe boa e preparada para as atividades?
  • Qual é o preparo da equipe para o atendimento dos clientes?
  • Como você se comunica com os clientes e eles se comunicam com você?

6. Processos

Os processos dizem respeito justamente a isso: as atividades, metodologias e fluxos necessários para a marca chegar onde quer chegar. Aqui nos referimos tanto a trabalhos internos como a trabalhos externos.

Basicamente, todo processo de produção e venda precisa ser bem definido, de modo a que sejam limitados os erros e as falhas. Nesse sentido, o negócio não pode abrir mão da qualidade dos serviços prestados.

E o que deve ser questionado nesse momento? Bom, há algumas perguntas interessantes a se fazer:

  • De que forma a empresa planeja os processos de produção?
  • Todas as atividades estão padronizadas para as pessoas da equipe?
  • O que pode ser feito para otimizar as tarefas?
  • Quem é responsável por cada parte do fluxo de trabalho?

Vale também lembrar que quando o assunto é processo, no fim das contas, todos eles se baseiam em entregar a melhor experiência de usuário para o consumidor, certo?

7. Posicionamento

O posicionamento de marca é uma palavra valiosa para o marketing digital. Por isso também, tem grande valor dentro dos 8 Ps. Esse aspecto corresponde à forma como sua empresa é percebida pelas pessoas.

Em outras palavras, é a personalidade que a sua marca adota e como ela transmite isso. Para conseguir desenhar isso, é super importante que a empresa faça uma boa observação do ambiente em que o serviço se presta ou que o produto se vende.

Essa avaliação se baseia principalmente na sensação de que esse espaço cria para as pessoas. É uma boa oportunidade também para mostrar que sua empresa se preocupa com seus consumidores.

As escolhas anteriores também afetam o posicionamento: a empresa pode seguir caminhos bem diferentes, como apostar em um preço competitivo ou, então, apostar em diferenciação e exclusividade, com maiores valores. 

Isso vai gerar percepções diferentes, percebe?

8. Performance

Para finalizar os 8 Ps do marketing, não podemos deixar de falar de performance. Ela tem relação direta com a produtividade, com a qualidade das entregas e, claro, com os resultados que se atinge.

Dentro do planejamento, esse P corresponde ao momento de se preocupar com as metas e, assim, definir cada KPI (Key Performance Indicator) da empresa. É o que vai fazer com que sua equipe consiga quantificar o sucesso das ações planejadas.

O que a empresa precisa levar em conta aqui? Bom, essencialmente há três aspectos principais para se perguntar:

  • O que precisa ser avaliado em ordem de importância?
  • Qual é o melhor KPI para calcular o resultado atingido?
  • Quais serão os caminhos após a avaliação do resultado?

A partir disso, fica muito mais fácil considerar a performance da sua estratégia.

Por que os 8 Ps do marketing são importantes para o seu negócio?

Os 8 Ps do marketing são fundamentais para garantir que você tenha uma estratégia eficaz.

Para uma empresa varejista, eles têm o papel de ajudar a equipe a pensar no todo: no seu produto, no seu valor, na sua marca, nas pessoas envolvidas, na qualidade dos serviços prestados e nos resultados alcançados.

Sem essa análise, sua empresa dificilmente vai ter um planejamento tão eficiente.

Não se pode deixar de levar em conta também que cada um desses 8 Ps do marketing conectam entre si, de modo que todos afetam o resultado final.

O produto acaba sendo o principal aspecto, interferindo nos demais. 

Mas, ao mesmo tempo, o consumidor entra com um papel central (customer centric), principalmente quando olhamos para os complementos aos 4 Ps de marketing originais.

Onde e em quais casos os 8 Ps podem ser aplicados?

Os 8 Ps do marketing podem ser usados ​​por qualquer empresa ou organização, desde pequenas empresas até multinacionais. 

Na verdade, é ele que vai fazer com que se consiga crescer. Por isso, deve fazer parte do plano de marketing do negócio.

O único ponto de atenção é que eles são especialmente úteis para as empresas que estão começando, pois ajudam a definir estratégias de marketing em relação aos objetivos iniciais da empresa. 

E, ao longo da maturidade do negócio, todos esses Ps podem ser ajustados.

Mas isso não significa que deva ser abandonado depois, apenas que ele deve estar desde o início. Basta perceber que todas as grandes organizações fazem uso dele: Coca Cola, Havaianas, Spotify, Apple e assim por diante.

Como incluir os 8 Ps do marketing em sua estratégia?

Tudo o que você precisa fazer para ter os 8 Ps do marketing em sua estratégia é entendê-los em profundidade e como cada um se relaciona com o outro. Então, basicamente, a resposta é: estudando.

Comece pelo produto e siga para os demais. Você vai precisar se dedicar a cada um dos Ps para entregar a melhor solução ao seu público. É importante saber de onde vem a motivação de cada elemento para avaliar o  que é importante e o que não é dentro de cada aspecto.

Depois disso, a empresa pode começar a considerar seus 8 Ps como partes fundamentais de sua estratégia de marketing, e, então, adicioná-los dentro do plano de ação de marketing.

Tecnologias TOTVS para o Varejo

Quando pensamos em varejo, ao executar os 8 Ps do marketing, você precisa se preocupar em tornar todas as etapas mais simples. E é aí que entra a tecnologia, principalmente de software.

Com um sistema, você consegue fazer uma gestão dos produtos, das “praças”, dos preços e de todos os demais Ps, aliando com a sua estratégia. Pensando nisso, apresentamos as tecnologias TOTVS para o Varejo.

Elas vêm para ajudar o seu negócio a estar presente em diferentes canais de maneira muito mais integrada, por meio da omnicanalidade. E o melhor: permitem o controle total da retaguarda ao PDV, reduzindo custos e aumentando as vendas.

Ao mesmo tempo que isso dá apoio para a execução do planejamento da empresa, também otimiza o tempo para que a equipe consiga se dedicar nas tarefas que realmente precisam de pessoas. Conheça agora mesmo os nossos sistemas e aplicações!

TOTVS - A única solução completa: do ERP ao PDV e hardware até o e-commerce

Conclusão

Produto. Preço. Praça. Promoção. Pessoas. Processos. Posicionamento. Performance. São esses os 8 Ps do marketing que vão fazer com que sua empresa entregue o melhor produto e tenha o melhor impacto no cliente.

Essas 8 palavras são capazes de traçar um caminho muito mais inteligente para a sua marca, principalmente quando sua equipe não tem se organizado para avaliar individualmente cada um desses aspectos.

Toda empresa, principalmente de varejo, só tem a ganhar ao fazer uso dessa análise. Mas para tornar o processo ainda mais eficaz, ela deve apostar na gestão de negócio com tecnologia, como é o caso dos sistemas e aplicações TOTVS Varejo.

E, para continuar aprendendo sobre marketing e varejo, leia também sobre marketing holístico!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.