Alguns exemplos de uso de apropriação de custos:
• Realizar o comparativo entre custos orçados e apropriados
• Avaliar mudanças no escopo da obra
• Analisar a produtividade
• Analisar a evolução de custo da obra
Mas afinal, o que é apropriar custo?
É um processo de coleta de dados muito importante para o acompanhamento da obra, que basicamente levanta os quantitativos e o custo real empregado na obra.
O processo de apropriação envolve a coleta de informação em várias áreas e geralmente um projeto de construção de tamanho médio, custa milhões de reais em materiais e mão de obra, equipamentos de alto custo envolvidos, custos indiretos entre outras coisas que precisamos apurar para apropriar corretamente nos projetos.
Implementar um processo adequado de apropriação de custos é um grande diferencial, pois permite uma gestão de resultados muito mais efetiva. No entanto, muitas empresas ainda desconhecem a importância dessa atividade.
Quando falamos de apropriar a mão de obra própria, falamos em analisar as informações da folha de pagamento, fazer o rateio e a apropriação correta nos projetos, o que é um processo bem complexo.
Para tornar mais fácil a apuração precisa nos projetos, a TOTVS criou um processo no software TOTVS Obras e Projetos (TOP) que é o Rateio e a Revaloração da Apropriação de mão de obra.
O que é isso? É o processo de atualizar o preço de todas as apropriações geradas no período com base no ticket médio da Folha de Pagamento. Dessa forma, o TOP irá realizar a atualização do preço unitário de cada apropriação do respectivo membro. O valor atualizado será o ticket médio que é o resultado do valor pago, dividido pela quantidade de horas registradas na folha de ponto do período.
Vamos mostrar agora como utilizar o processo de revaloração da mão de obra em dois passos:
Passo 1 – configuração:
Com o TOP Mobile ou através da importação de uma planilha eletrônica. Esses dois processos podem acelerar bastante a apuração, tornando mais precisa a medição desses quantitativos para apropriação. Todas as apropriações também podem ser cadastradas manualmente.
Com o TOTVS Obras e Projetos, temos uma rotina que Revaloriza as apropriações. Antes disso, é feita a parametrização do projeto para que ele possa receber as informações e o parâmetro “Integrado com Folha de Pagamento” deve estar habilitado.
Outro parâmetro importante está no item mobilidade, em que é possível marcar uma tarefa para acumular as horas improdutivas de equipamento e mão de obra. Nessa aba, também há o parâmetro para confrontar os apontamentos de coletor x ponto eletrônico, permitindo verificar inconsistências entre o total de horas registradas pelo ponto, versus os apontamentos realizados diariamente, proporcionando maior controle sobre a produtividade dos funcionários.
Nos eventos da Folha é necessário informar qual deles participa do processo de cálculo da revaloração, marcando o campo “Incide no custo do funcionário”.
Na tela de Encargos, também deve ter o campo “Incide no custo do funcionário” marcado conforme imagem abaixo.
Passo 2: operação no TOTVS Obras e Projetos
Após ter realizado as configurações iniciais e ter parametrizado o projeto, vamos executar a rotina de Rateio e Revaloração na tela de “Apropriação” em “Processos”.
Na tela inicial da rotina, vamos escolher o período que desejamos revalorar.

Nessa próxima tela, podemos realizar o rateio das horas calculadas, que é a diferença entre as horas registradas na folha de ponto e as horas apropriadas.
Quando o parâmetro do projeto “Mobilidade Ratear horas improdutivas para a tarefa” estiver marcado, o TOP deverá gerar a apropriação na tarefa definida no parâmetro de mão de obra.
Dessa forma, com poucos cliques, fica muito fácil buscar o ticket médio realizado na folha de pagamento TOTVS garantindo a integridade e maior precisão das apropriações de mão de obra do projeto.
A TOTVS sempre tem novidades para melhorar a gestão dos projetos da sua empresa e tornar o seu trabalho cada vez mais ágil e fácil.
Nos próximos artigos, vamos destacar outras funções que vão ajudar a orçar, planejar, controlar e acompanhar seus projetos, baseado sempre nas melhores práticas de gestão de projetos do mercado.
Veja também outras matérias do segmento de Construção e Projetos no
https://www.totvs.com/biblioteca
Para mais informações entre em contato com o nosso canal de atendimento 0800 70 98 100 ou acesse os links relacionados.
• Documentação completa sobre a revaloração rateio e mobilidade:
http://tdn.totvs.com/display/public/LRM/ER_CPTOP002_TOP_Mobilidade
• Melhorias no novo TOP Mobile:
http://tdn.totvs.com/display/public/LRM/ER_CPTOP002_Melhorias_Novo_TOP_Mobile
• Aplicativo Top Mobile:
http://tdn.totvs.com/display/public/LRM/ER_CPTOP002_Aplicativo_TOP_Mobile
• Rateio e Revaloração de Mão de Obra:
http://wikihelp.totvs.com.br/WikiHelp/PRJ/PRJ.RateioRevaloracaoMaodeObra.aspx
• Apropriação de serviço/Insumo:
http://wikihelp.totvs.com.br/WikiHelp/PRJ/PRJ.ApropriacaoServicosInsumos.aspx
• Importação da apropriação via planilha:
http://wikihelp.totvs.com.br/WikiHelp/PRJ/PRJ.ImportacaodeApropriacaoInsumoviaExcel.aspx
Links relacionados:
10 novidades do TOP Mobile avanço físico:
https://www.totvs.com/biblioteca/artigo/10-novidades-do-top-mobile-avanco-fisico
Apontamento de Mão de Obra com o TOP Mobile:
https://www.totvs.com/biblioteca/artigo/apontamento-de-mao-de-obra-com-o-top-mobile