A Application Programming Interface, ou API, permite a inovação nos modelos de negócios, por isso, vem sendo cada vez mais explorada pelas empresas. Isso porque esse conjunto de rotinas e protocolos especificam como os componentes de um sistema devem interagir.
Neste artigo, abordaremos mais sobre como as APIs funcionam e qual a importância da Interface de Programação de Aplicações. Confira!
Entenda o que é uma API
Para entender o que é API, é preciso pensar em um conjunto de rotinas de programação para se obter acesso a um aplicativo de software ou a uma plataforma baseada na web.
Portanto, quando uma empresa de sistemas deseja que outros desenvolvedores criem produtos associados com seu serviço, é preciso que uma API seja criada. É por esse motivo que tantas disponibilizam seus códigos junto a instruções para que outros sites usem-nos de maneira mais conveniente para os usuários.
É por meio das APIs que os aplicativos se comunicam sem a necessidade de intervenção dos usuários. Através da comunicação dos códigos, é possível definir comportamentos específicos de um determinado objeto em uma interface de programação.
Exemplos de Interface de Programação de Aplicações
Existem diversos exemplos de APIs voltadas tanto para sistemas operacionais como para aplicativos e sites. Veja alguns tipos de API:
Google Maps
Um dos maiores exemplos de API é o Google Maps. Muitos sites e aplicativos por meio do seu código original e adaptando-o para conseguirem utilizar esse serviço. Um exemplo: o site de um restaurante que usa essa ferramenta para que os clientes vejam no mapa a localização do estabelecimento.
YouTube
Também é possível integrar vídeos e outras funcionalidades do YouTube em outros sites e apps. Basta que os desenvolvedores incluam o API de dados do YouTube ao código do site. Assim, eles podem exibir vídeos do canal da empresa e até adicionar um botão para que os usuários se inscrevam.
Caso a empresa também trabalhe com o Twitter de forma estratégica, é possível usar sua API também. Neste caso, o Twitter disponibiliza dois tipos:
- API de pesquisa, que dispõe os métodos para que os desenvolvedores interajam com a pesquisa e dados de tendências,
- API REST, que permite acesso aos principais dados da plataforma.
Leia também: Fábrica de software: o que é e benefícios de contratar
Quais as vantagens de utilizar esse recurso?
Não é à toa que a API ganha cada vez mais interesse por parte das empresas. Isso ocorre porque as funcionalidades e os benefícios dela são muitos. Veja a seguir algumas vantagens de utilizar essa ferramenta:
Integração
A API de integração permite a interação de apps e sistemas de forma simplificada. É uma forma de compartilhar informação, fornecendo uma visão geral da empresa por meio da interconexão e interdependência. Além disso, a ferramenta acessa e expõe informações internas ou externas de modo controlado e seguro.
Otimização
A gestão interna é otimizada, o que interfere diretamente na maneira como as companhias são administradas e monitoradas. Os relatórios gerados por parte das APIs ajudam a enriquecer a gestão e definir estratégias de ação. Além de apresentarem também ferramentas de gerenciamento e outras funcionalidades.
Customização
Outra vantagem é poder disponibilizar serviços e produtos customizados por meio da implementação de APIs. Por meio da integração das aplicações, você obtém dados sobre o usuário sem que seja necessário o preenchimento de nenhum tipo de formulário. E isso é possível por causa das informações que já constam na rede.
Impacto nos negócios
Empresas de todos os segmentos podem utilizar APIs, desenvolvendo seu negócio de forma mais rápida. Do ponto de vista técnico, é possível que os recursos de um sistema sejam usados por outro e as companhias podem utilizar isso em sua estratégia de negócios.
Isso gera uma onda de inovações onde as organizações buscam entender mais sobre as APIs para explorar ainda mais seu potencial. Assim, a inovação nos negócios tem cada vez menos barreiras restritivas.
Conheça a comunidade TOTVS Developers!
Neste artigo, você entendeu o que é API de integração e como esse conceito funciona. Explicamos também quais suas vantagens e como os negócios podem ser impactados pelas APIs. A TOTVS utiliza diversas APIs para deixar cada vez mais integradas suas soluções.
Se você se interessa sobre assuntos desse tipo e quer saber mais sobre temas relacionados, acesse o TOTVS Developers, se atualizando com as novidades do mundo do desenvolvimento de sistemas.
Deixe aqui seu comentário