A Receita Estadual do Paraná informou que no próximo domingo, 31 de agosto de 2025, entre 7h e 9h, poderá haver indisponibilidade ou instabilidade na autorização do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e), da Nota Fiscal Fatura de Serviço de Comunicação Eletrônica (NFCom) e dos documentos emitidos por meio do aplicativo Nota Fiscal Fácil (NFF).
O motivo é a migração definitiva do data center da SEFAZ Virtual do Rio Grande do Sul para ambiente em nuvem, infraestrutura utilizada pelo Paraná para autorizar esses documentos. Durante o período de manutenção, contribuintes que enfrentarem dificuldades poderão recorrer ao modo de emissão em contingência off-line.
A Receita Estadual esclareceu que outros documentos fiscais eletrônicos, tais como NF-e, NFC-e, NF3-e, CT-e, CT-e OS, GTV-e e BP-e não terão seus ambientes de autorização afetados. No entanto, como a parada atinge o Sistema Virtual de Distribuição, o compartilhamento de informações de eventos poderá apresentar atrasos.
O comunicado também traz recomendações técnicas aos contribuintes paranaenses:
- Os endereços IP dos serviços sofrerão alteração com a migração. Por isso, deve-se utilizar consulta dinâmica, sem fixação de IPs, e configurar baixo tempo de retenção de cache;
- Soluções baseadas em Java devem estar atualizadas, garantindo compatibilidade com o protocolo de segurança TLS, a fim de evitar falhas de conexão.
Você sabia que temos uma página de conteúdo específica para Documentos Eletrônicos? Acesse aqui e fique por dentro de todo o protagonismo desses documentos no âmbito da Reforma Tributária.
Deixe aqui seu comentário