chao-de-fabrica

Como melhorar a gestão do chão de fábrica nas indústrias?

Equipe TOTVS | GESTÃO INDUSTRIAL | 15 junho, 2020

O chão de fábrica é tido como a base de um processo industrial. É nele que os processos acontecem de fato e onde a produtividade deve ser constantemente monitorada para que o controle da empresa seja mantido.

Dessa forma, é fundamental contar com estratégias bem definidas, assim como um planejamento eficiente e equipe preparada. Se você quer saber mais sobre gestão de chão de fábrica, continue a leitura deste artigo!

Importância da gestão do chão de fábrica

Ao colocar em prática uma boa gestão de chão de fábrica, é possível ter maior controle da produção, identificando falhas de processos e de segurança. Monitorar esse aspecto da indústria, portanto, aumenta a integração da área produtiva com outros setores, organizando dados que guiam a tomada de decisão.

Sistemas de gestão voltados ao chão de fábrica também contribuem para a rastreabilidade, padrão de qualidade e geração de indicadores de desempenho, além de ajudarem na redução de desperdícios, devido à sinalização que interrompe a produção de itens defeituosos, por exemplo.

A gestão do chão de fábrica faz com que os problemas sejam facilmente identificados e ajuda a padronizar a execução de processos, incluindo a configuração mais ágil de máquinas e organização da linha de produção. Na Indústria 4.0, contar com essa otimização é essencial.

O chão de fábrica na Indústria 4.0

Agora que você já entende o significado de chão de fábrica, deve saber que a Manufatura Avançada já é uma realidade nas empresas de manufatura, e seu objetivo é tornar as fábricas mais inteligentes a partir de recursos tecnológicos, como big data, internet das coisas e inteligência artificial.

Para que o conceito da Indústria 4.0 seja mais presente nas organizações, as máquinas precisam se comunicar, tanto entre si quanto com seus operadores e monitores. É aí que o gestor de chão de fábrica se destaca, com a responsabilidade melhorar esse processo.

Como melhorar a gestão do chão de fábrica?

Para tornar essa gestão ainda mais eficiente, é preciso estar atento a algumas etapas que podem interferir nesse processo. Confira as dicas abaixo e veja como isso pode ser feito! 

Tenha um planejamento eficiente

Um bom planejamento ajuda a prever problemas, além de controlar e distribuir melhor a implementação de recursos como matérias-primas e outros insumos. Também é possível gerenciar as tarefas desenvolvidas nas linhas de produção. 

Comece identificando as falhas do ciclo produtivo. Faça uma lista de prioridades dos pontos a serem aperfeiçoados e trabalhe em um relatório que conte com todas essas informações. Os responsáveis por cada área devem estar cientes e contribuir com o maior número de dados possíveis.

Avalie pontos de sobrecarga e pontos ociosos

Para um bom gerenciamento, é necessário saber quais áreas ou equipamentos estão com excesso de atividades e os que estão ociosos. Isso se aplica igualmente à gestão de pessoas no chão de fábrica, pois uma falha ou esgotamento de recursos ou dos próprios colaboradores pode resultar em paralisações, trazendo prejuízos ao negócio.

Dessa forma, ter conhecimento de informações dessa natureza ajuda a reorganizar centros de trabalho para reduzir o tempo ocioso de fases de produção, impactando positivamente o lead time da operação

Cuide da manutenção dos equipamentos

O tópico anterior tem relação direta com a aplicação de manutenção preventiva. Investir na correção de problemas antes que eles paralisem a produção reduz o risco de quebra e auxilia a manter o padrão de qualidade durante todo o ciclo.

Ao acabar com o retrabalho, a boa aplicação da manutenção tem participação na saúde financeira da organização, uma vez que a linha de produção não é interrompida, gastos não planejados são diminuídos e os ativos da empresa são gerenciados com mais tranquilidade.

Faça a divisão das etapas produtivas

Racionalizar as fases da operação possibilita oferecer preços e tempos de entregas mais atraentes aos seus clientes, com o produto disponível somente no momento exato da entrega.

Ao implementar o conceito de manufatura enxuta ou como também é chamado lean manufacturing, é possível colocar em prática uma melhoria constante. Pequenas e contínuas transformações causam menos conflito e gargalos em relação à mudanças drásticas dentro do chão de fábrica.

Nova call to action

Utilize a tecnologia ao seu favor!

Na gestão do chão de fábrica, a tecnologia pode ser um forte aliado. Sistemas de gestão, integrados com outras soluções, ajudam a visualizar o andamento das atividades executadas, além de monitorar recursos e registrar dados importantes para a tomada de decisões e otimização de processos.

Ao longo deste conteúdo, explicamos o que é chão de fábrica, sua importância na indústria e como ele precisa ser renovado para atender às exigências da Indústria 4.0. Também demos dicas interessantes para melhorar a gestão desse setor, abordando o papel da tecnologia no processo.

A TOTVS acredita no Brasil que faz, e está comprometida a trazer tecnologias para mais de 12 segmentos do mercado. Com o setor de manufatura não é diferente, e nossos sistemas podem ajudar a alcançar os objetivos traçados pelo seu negócio.

Se você se interessou por este artigo e quer saber mais sobre como a tecnologia pode ser empregada na indústria, leia agora nosso post sobre apontamento de produção. Para ficar por dentro de todas as novidades, continue acompanhando o blog da TOTVS e assine a newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *