Indústria 5.0: guia completo

Equipe TOTVS | 19 março, 2024

A Indústria 5.0 trata de adicionar o toque humano às inovações que a Indústria 4.0 trouxe à tona: automação e eficiência. Não se trata apenas de tecnologia, mas do trabalho em conjunto entre humanos e robôs.

Essa nova revolução marca o próximo passo:

A integração humano-robótica na gestão industrial, de modo que os sistemas inteligentes tenham aquele “toque humano” que sempre se fala — e se dá por falta, em muitos processos automatizados.

Interessado em aprender mais? Então confira nosso guia completo sobre Indústria 5.0 e entenda tudo sobre o assunto!

O que é indústria 5.0?

A indústria 5.0 humaniza a corrida pela automação de processos. Nesse estágio industrial, os avanços robóticos, digitais e automatizados funcionam de mãos dadas com o ser humano e seu potencial criativo e questionador. Uma abordagem que leva os processos de fabricação para um novo patamar.

Essa nova era é caracterizada pela união das máquinas e seres humanos, com o objetivo final de dar valor agregado à produção, criando produtos personalizados e capazes de atender às necessidades específicas dos clientes.

E apesar da Indústria 4.0 ainda ser um movimento em andamento — especialmente em PMEs — a nova virada, 5.0, já bate à porta, como uma evolução natural do que vimos do fim dos anos 2000 até aqui, no começo da década de 2020.

Desse modo, o paradigma industrial não somente abraça a digitalização das coisas, mas se aprofunda no potencial robótico, nas capacidades da Inteligência Artificial — e na simbiose disso tudo com o fator humano.

Juntas, elas já estão criando e consolidando sistemas ciberfísicos (chamados de CPS – Cyber ​​Physical System), bem como de dispositivos IoT cada vez mais poderosos.

Quando surgiu a era da indústria 5.0?

A Indústria 5.0 surge como a evolução da manufatura, mas estamos realmente nela?

Grandes empresas como Tesla e Apple já implementam tecnologias como interconexão robótica e personalização em massa, características marcantes da revolução 5.0.

Para micro, pequenas e médias empresas, a digitalização dos processos ainda é o foco, situando-as na Indústria 4.0.

A Indústria 5.0 ganhou forma com o 5G, computação em nuvem (em especial com o edge computing) e avanços tecnológicos, mas seu marco fundamental foi a percepção de que a tecnologia precisa do humano para funcionar.

Operadores, programadores e pessoal de manutenção são essenciais para a automação, e muitas tarefas ainda não podem ser automatizadas.

O futuro da manufatura é híbrido, com humanos e máquinas trabalhando juntos para alcançar novos patamares de produtividade, personalização e sustentabilidade.

Quais são as outras eras da indústria? 

Chegamos à nova era industrial graças às evoluções tecnológicas dos últimos 300 anos.

A tendência, conforme a transformação tecnológica se acentua cada vez mais, é experimentarmos outras revoluções dentro de poucos anos.

Porém, olhando para trás, é importante entender o contexto histórico do momento atual. Afinal, como chegamos até aqui? Através das outras 4 revoluções industriais:

  • 1.0: a faísca da manufatura moderna, impulsionada pelo vapor e teares mecânicos (século XVIII).
  • 2.0: A eletricidade surge para energizar a indústria, criando novos motores, produtos e indústrias (século XIX-XX).
  • 3.0: a era tecnocientífica, onde a computadorização se integra à produção (pós-Segunda Guerra Mundial).
  • 4.0: digitalização da manufatura, automatização e inteligência impulsionada por tecnologias digitais (presente).

Quais as diferenças entre a indústria 5.0 e 4.0?

A Indústria 5.0 não substitui a 4.0, mas sim a complementa, focando no bem-estar humano e na colaboração.

As principais diferença são:

Foco

  • 4.0: conectividade e automação interna.
  • 5.0: experiência do cliente, personalização e colaboração humano-máquina.

Objetivo

  • 4.0: eficiência e produtividade.
  • 5.0: qualidade, personalização e bem-estar humano.

Exemplos

  • 4.0: máquinas inteligentes e sistemas conectados.
  • 5.0: produtos interativos, hiper-customização, cobots e “Super Smart Society”.

Ou seja, a revolução 5.0 elimina o risco de substituição da força de trabalho pela tecnologia e propõe a “Super Smart Society”, com total cooperação entre humanos e máquinas.

Desse modo, o futuro mira combinar a alta capacidade das máquinas para manter alta produção com qualidade superior.

Qual é o objetivo da indústria 5.0? 

O objetivo principal da Indústria 5.0 é de criar valor para além dos resultados financeiros. Trata-se da transformação da indústria em um vetor de qualidade de vida e sustentabilidade.

E isso é aplicado para toda sociedade, não apenas para quem está envolvido no processo de fabricação.

A Indústria 5.0 busca colocar as pessoas no centro dos processos, aprimorando os seguintes aspectos da vida:

  • Inclusão
  • Sustentabilidade
  • Qualidade de vida

É por isso que vemos tanto iniciativas 4.0 como 5.0 acontecendo ao mesmo tempo.

Conceitualmente, não são conteúdos opostos ou com características geracionais (em que um acaba, o outro começa).

Na verdade, trata-se de uma imersão entre ambos, capaz de transformar a sociedade aos poucos, em um movimento que tem início em um de seus pilares: a indústria.

Foi algo que um estudo, comissionado pela European Comission, identificou:

De acordo com o estudo, a indústria tem potencial “para atingir objetivos sociais além de empregos e crescimento para se tornar um provedor resiliente de prosperidade, fazendo com que a produção respeite os limites de nosso planeta e colocando o bem-estar do trabalhador industrial no centro do processo de produção”.

Quais são as características da indústria 5.0?

Então, o que define essa nova revolução industrial? Várias palavras-chaves e termos se destacam, como a otimização da eficiência humana e a possibilidade de hiper-customizar produtos e serviços.

Mas queremos ir além, confira:

  • Foco no humano: a revolução 5.0 coloca o bem-estar humano no centro da produção, priorizando a colaboração humano-robótica.
  • Personalização em massa: a produção em massa se transforma em produção personalizada, de modo que atenda às necessidades específicas de cada cliente.
  • Colaboração humano-máquina: cobots e outras tecnologias permitem que humanos e máquinas trabalhem juntos de forma eficiente e segura.
  • Sustentabilidade: movimentos como o ESG já buscam soluções sustentáveis para a produção industrial, reduzindo o impacto ambiental e otimizando recursos.
  • Inteligência artificial e Big Data: a análise de dados em tempo real e a integração com IA otimizam processos e garantem maior eficiência.
  • Conectividade e interoperabilidade: máquinas, sistemas e dispositivos se conectam e interagem entre si, criando uma fábrica inteligente e integrada.
  • Flexibilidade e adaptabilidade: o novo tipo de indústria é capaz de se adaptar rapidamente às mudanças de mercado e às necessidades dos clientes.
  • Cibersegurança: a proteção dos dados e sistemas industriais é fundamental para garantir a segurança e confiabilidade da produção.
  • Transparência e rastreabilidade: o movimento 5.0 garante a rastreabilidade dos produtos e a transparência dos processos produtivos.
  • Inovação constante: a busca por novas tecnologias e soluções inovadoras é fundamental para a competitividade da indústria no cenário global.

Quais são as tecnologias envolvidas nessa nova fase industrial?

Apesar da linha tênue entre o potencial cognitivo e o tecnológico, a Indústria 5.0 com certeza depende de uma série de inovações e tecnologias para que dê certo.

Afinal, seus avanços miram o estabelecimento de uma base para que o viés cognitivo humano tenha maiores chances de brilhar.

Para isso, uma série de tecnologias foram criadas ou estão em pleno desenvolvimento, mirando justamente a evolução dos processos operacionais e também estratégicos.

A lista é longa, mas citamos os principais:

Quais são os impactos da indústria 5.0 para a sociedade? 

A Indústria 5.0 tem um enorme potencial de transformação para o mundo. Ele tende a tornar os processos de fabricação mais sustentáveis, inclusivos e, assim, melhorar a qualidade de vida de todos.

Primeiro, no quesito operacional, há a ação da Inteligência Artificial tornando os trabalhos mais fáceis.

Nesse cenário, o que se espera é uma redefinição das responsabilidades e atividades humanas — especialmente em contexto com a integração entre humanos e robôs.

Desse modo, a produção terá capacidade de ser mais performática e leve para os trabalhadores, que não estarão envolvidos diretamente em toda jornada industrial.

Em geral, a Indústria 5.0 promete ser uma virada de mesa, com diferentes benefícios independente do ponto de vista.

Setores da sociedade impactados

  • Mercado de trabalho: aumento da demanda por profissionais qualificados em áreas como tecnologia da informação, engenharia e design.
  • Educação: necessidade de adaptação dos currículos para preparar os trabalhadores para as novas demandas da indústria.
  • Economia: crescimento da produtividade e da competitividade das empresas, impulsionando o desenvolvimento econômico.
  • Saúde: melhoria da qualidade de vida e do bem-estar social através de produtos e serviços personalizados.
  • Meio ambiente: redução do impacto ambiental da produção industrial através de práticas sustentáveis.

Indústrias impactadas

  • Manufatura: aumento da flexibilidade e da eficiência da produção, possibilitando a personalização em massa.
  • Saúde: desenvolvimento de produtos e serviços personalizados para a prevenção e o tratamento de doenças.
  • Energia: implementação de soluções inteligentes para a produção e distribuição de energia renovável.
  • Agronegócio: adoção de tecnologias para a agricultura de precisão e a otimização da produção de alimentos.
  • Varejo: criação de experiências de compra personalizadas e interativas para os consumidores.

Principais benefícios da indústria 5.0  

Neste ponto, você já descobriu tudo sobre o conceito e a parte prática da Indústria 5.0. Ainda assim, talvez esteja se perguntando: “quais os benefícios reais para o meu negócio?”.

Afinal, falamos muito dos objetivos gerais da Indústria 5.0, mas ainda tocamos no ponto central: como ela ajuda sua empresa?

Destacamos 3 vantagens dessa transformação que podem esclarecer sua importância, veja só:

Otimização de custos  

No longo prazo, a Indústria 5.0 vai permitir que seu processo produtivo seja conduzido de maneira mais econômica, assertiva e lucrativa.

Um avanço para seus processos de gestão de custos.

Com tamanho potencial reunido (homem-máquina), será possível entregar produtos exatamente do jeito que seu cliente quer — atendendo todas as suas necessidades e ampliando seu alcance entre os públicos-alvo.

Participação humana

A Indústria 5.0 vira seus holofotes para o capital humano da empresa.

Isso quer dizer que a automação se torna uma ferramenta para que todo potencial humano de seu time seja colocado à prova, tornando-os peças mais estratégicas dentro da estrutura organizacional do negócio.

Será uma época de profunda integração entre colaboradores e seus sistemas tecnológicos e inteligentes.

Nesse cenário, soft skills serão mais do que essenciais para que os funcionários cresçam dentro do ambiente de trabalho, que tende a ser mais competitivo — e, por isso, capaz de entregar melhor qualidade.

Automatização 

Por fim, mesmo que a automatização não seja o grande foco conceitual da Indústria 5.0, na prática ele terá um importante papel no desenvolvimento dos processos fabris.

Na verdade, será essencial — bem como sua evolução — para que o nível de entrega melhore de maneira exponencial.

Afinal, na Indústria 5.0, os humanos são o centro das coisas, mas a automatização é o que os rodeia e torna suas demandas possíveis.

Como implementar a indústria 5.0?

A implementação da Indústria 5.0 requer paciência, visto que trata-se de uma mudança jamais vista: a cooperação total entre humanos e máquinas.

Por isso, essa jornada apresentará alguns desafios bastante específicos:

  • Força de trabalho: seus funcionários terão que desenvolver novos conjuntos de habilidades, entendendo ainda como cooperar com robôs e máquinas em um chão de fábrica quase “híbrido”. Falamos de soft skills, habilidades técnicas e programáticas.
  • Adoção de novas tecnologias: a Indústria 5.0 apenas funcionará com a adoção de novas tecnologias. E você sabe: esse é um processo que pode demandar esforço e tempo.
  • Necessidade de investimentos: e claro, falamos também do fator dinheiro. Um cobot não é algo totalmente acessível a todas as empresas. Melhorar suas linhas de produção pode levar certo tempo e demandar maiores investimentos.

TOTVS Manufatura

O caminho para a Indústria 5.0 é complexo, mas começa com a digitalização constante da sua indústria. Para dar o pontapé inicial, sua empresa pode contar com o  TOTVS Manufatura, o melhor ERP industrial do mercado.

Com ele em sua empresa, você avança significativamente em busca da integração total entre homem e máquina no ambiente operacional.

Afinal, é um sistema integrado de ponta a ponta, que proporciona recursos de automação total para sua empresa.

Falamos desde processos como Pesquisa e Desenvolvimento até Logística.

O TOTVS Manufatura é um sistema inovador e flexível utilizado  em todos os tipos de indústrias, oferecendo praticidade e processos mais produtivos. 

Com o TOTVS Manufatura, sua empresa otimiza processos, automatiza as linhas de produção, personaliza suas entregas e analisa dados sobre todas as ações operacionais do negócio.

Assim, pode fazer uma gestão de indicadores completa, gerando inteligência para seu negócio.

Avance na Indústria 4.0 e entre de vez na realidade 5.0 com o TOTVS Manufatura!

Conheça mais sobre a ferramenta e seus benefícios.

Conclusão

A Indústria 5.0 é inevitável, um movimento em direção a um ambiente industrial mais sustentável, porém também mais inclusivo, que leva em conta as necessidades específicas de cada consumidor.

Afinal, o seu foco é suprir todas as necessidades do indivíduo.

Isso, é claro, contribui para a qualidade de vida — não apenas dos trabalhadores, que passam a atuar de maneira mais “leve” no chão de fábrica, mas da sociedade como um todo.

Neste conteúdo, te explicamos tudo sobre a Indústria 5.0, sua importância, benefícios, características e desafios de sua implementação.

Gostou do que leu? Esperamos que sim!

Para continuar nessa jornada de conhecimento sobre gestão industrial, bem como dicas e tendências do setor, que tal ler nosso guia sobre supply chain?

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.