O OEE consiste em um indicador muito utilizado na indústria, apontando o nível de eficiência de um equipamento. Trabalhando em conjunto com a filosofia da manufatura enxuta, esse índice é de extrema importância para a melhoria dos processos.
O Overall Equipment Effectiveness, ou Eficiência Global do Equipamento, faz uma comparação entre a capacidade de produção que um equipamento possui e a quantidade que foi, de fato, entregue por ele.
Para conhecer melhor o assunto, continue com a leitura deste artigo!
O que é OEE?
O indicador OEE traduz a eficiência global das máquinas empregadas em uma indústria, mensurando a capacidade de fabricação de novos itens. A partir dessa métrica, é possível saber quanto tempo é realmente gasto na produção.
Esse indicador de performance faz parte da metodologia TPM (Total Productive Maintenance, ou Manutenção Produtiva Total em português), uma das principais ferramentas de lean manufacturing.
A técnica busca preservar os equipamentos, por isso contar com um KPI como a Eficiência Global do Equipamento é fundamental para colocá-la em prática e alcançar melhores resultados.
O cálculo ajuda a reduzir desperdícios e aumentar o desempenho das máquinas, aprimorando a operação.
Quais são os três indicadores da OEE?
Em uma organização que adota o lean manufacturing como postura-padrão, o Overall Equipment Effectiveness é um forte aliado e está ligado diretamente a três pontos: disponibilidade, qualidade e performance.
Os três compõem as análises de desempenho das máquinas, cada um se relacionando a questões operacionais específicas, como tempo de trabalho, quantidade e velocidade produtiva.
Entenda para que serve e como funciona cada indicador da metodologia OEE a seguir.
Disponibilidade
A disponibilidade diz respeito à quantidade de tempo de trabalho de um equipamento, em comparação com o período em que ficou disponível para seu funcionamento, ou seja, pausado. Essa paralisação pode ser devida a:
- Paradas planejadas: tempo de paralisação dos equipamentos de forma antecipada, como manutenção preditiva, limpeza ou dias inativos, como fins de semana e feriados,
- Paradas não planejadas: representadas por imprevistos, como a quebra de uma peça, escassez de matéria-prima, queda de energia ou ausência de operador, por exemplo.
Qualidade
A qualidade é um índice utilizado para medir produtos e itens que apresentam defeitos, e não podem ser entregues ao cliente. É fundamental, portanto, manter o controle e monitorar constantemente a produção em série.
Quando muitos itens não atendem a um padrão de qualidade, é sinal de que algo precisa ser corrigido. Dividindo cada etapa da fabricação em etapas, é possível saber onde as ações devem entrar em prática.
Performance
No indicador de performance, o ritmo de produção é avaliado, levantando dados sobre a velocidade de produção de determinado item, comparando com o nível de agilidade esperado.
Ciclos de produção mais curtos e variações nos processos podem trazer dificuldade de mensuração. Dessa forma, os cálculos devem ser precisos, para que a determinação do custo de produção seja exata.
Para que serve o OEE?
O indicador de Eficiência Global do Equipamento traz alguns benefícios ao planejamento de produção industrial, pois monitora a operação e integra diversos setores, permitindo aplicar estratégias que otimizam a linha de produção como um todo.
Entre as principais vantagens observadas estão:
- aumento dos níveis de qualidade dos itens fabricados;
- aproveitamento maximizado de equipamentos;
- redução de falhas e desperdício de materiais;
- correção de erros e redução de retrabalho;
- utilização do tempo de forma inteligente;
- entrega de produtos dentro do prazo.
Neste contexto, é possível entender a importância do indicador para a gestão do negócio. Com ele, fica mais fácil compreender como as máquinas estão influenciando no processo produtivo e os impactos disso para a capacidade operacional da indústria.
Como fazer o cálculo do OEE?
Até aqui, você pode acompanhar as vantagens trazidas pelo Overall Equipment Effectiveness. Mas como calculá-lo e trazer os melhores resultados para sua indústria?
A fórmula que representa o cálculo é OEE = disponibilidade x qualidade x performance.
- a disponibilidade é colocada como o tempo de execução final em relação ao tempo planejado. O tempo de execução, por sua vez, é traduzido pelo tempo de produção planejado com o tempo de parada subtraído;
- a qualidade é calculada como o tempo produtivo, ou seja, aquilo que foi finalizado o mais rápido possível, sem tempo de parada, em relação ao tempo de execução líquido;
- a performance é a proporção entre tempo de ciclo esperado, ou ciclo ideal, multiplicado pela contagem final, dividido pelo seu tempo de execução. O ciclo ideal é representado pelo período mais rápido em que um item é fabricado. Ao ser multiplicado pela contagem total, esse índice é encontrado.
Como calcular OEE no Excel?
Para simplificar o cálculo, é possível passar as informações para o Excel e criar um documento padrão para as próximas análises.
Os dados devem ser os mesmos compartilhados acima e o primeiro passo é calcular as métricas. Depois, é necessário multiplicar esses resultados.
Por exemplo, para calcular a disponibilidade, a fórmula deve ser: disponibilidade = (tempo produzido / tempo disponível) x 100.
Já a fórmula de qualidade é a seguinte: qualidade = (quantidade de itens de qualidade / quantidade de itens produzidos) x 100.
E, por fim, a fórmula de performance é: performance = (quantidade total produzida / quantidade de produção teórica) x 100.
As porcentagens obtidas desses cálculos são multiplicadas e, assim, obtém-se a Eficiência Global do Equipamento.
Qual nível de OEE é bom?
Existem alguns índices considerados como classe mundial, que indicam os níveis ideais de Overall Equipment Effectiveness. No entanto, antes de compartilhar esses índices com você, vale destacar que eles podem variar.
Apesar de serem níveis considerados referências globais, os processos produtivos são diferentes de uma indústria para outra e também variam de acordo com cada operação.
Por isso, é necessário levar em conta os fatores que influenciam cada métrica de maneira particular.
Com isso em mente, os índices que servem como referência mundial são:
- disponibilidade: maior ou igual a 90%;
- performance: maior ou igual a 95%;
- qualidade: maior ou igual a 99,9%.
Quando multiplicados, essas porcentagens chegam ao índice de eficiência global das máquinas considerado de classe mundial: 85%.
Como melhorar o indicador OEE na empresa?
A eficiência das máquinas é, sem dúvidas, um indicador importante para a performance da indústria. Por isso, saber como melhorar esses níveis é um desejo de muitos gestores.
Confira algumas ações que contribuem positivamente para os resultados:
- capacitação dos colaboradores;
- manutenção adequada das máquinas;
- automatizar o cálculo para simplificar o processo;
- compartilhar o resultados do cálculo com os colaboradores;
- integrar o indicador a outras ferramentas de monitoramento.
Além dessas dicas, outra ação importante é revisitar as práticas operacionais para identificar se algum processo tornou-se obsoleto, tem algum gargalo ou pode ser aprimorado de alguma maneira.
Otimize processos na sua indústria com a TOTVS
Falando em automação e otimização de processos, os sistemas e aplicações especializados da TOTVS trazem a tecnologia completa para redução de custos e melhoria no desempenho operacional.
A TOTVS acredita no Brasil que faz. Como a maior empresa de tecnologia do país, nossos sistemas atendem a mais de 12 segmentos de mercado, e, com a indústria não é diferente, seja em organizações de pequeno, médio ou grande porte.
Por isso, nossas tecnologias são personalizáveis para todos os tipos de manufatura, apresentando funcionalidades específicas para atender às necessidades de cada uma.
Do planejamento ao controle total da produção e do chão de fábrica, nossas soluções contribuem para um aumento de aproximadamente 54% na produtividade da empresa.
Saiba como as tecnologias para indústria da TOTVS podem ajudar na gestão do negócio!
Conclusão
Ao longo deste conteúdo, falamos sobre o que é OEE. Mostramos os tópicos que compõem esse indicador, falamos sobre suas vantagens e trouxemos a fórmula utilizada para calculá-lo.
Os índices são fundamentais para entender os impactos do maquinário para o desempenho da empresa e, por isso, são ferramentas que contribuem diretamente para o crescimento da produção.
Se você se interessa pelo tema e quer saber como aprimorar seus processos de manufatura, veja agora por que considerar adotar o ERP industrial na sua fábrica.
Não se esqueça de continuar acompanhando o blog da TOTVS e assinar as nossas newsletters, para não perder nenhuma novidade.
Deixe aqui seu comentário