A unitização é a melhor maneira de organizar as cargas para aproveitar o máximo de espaço em um veículo ou armazém.
O processo consiste em agrupar mercadorias de diferentes tamanhos, formas e pesos em uma unidade de carga padronizada, como palete, container ou amarrações.
Entender como fazer isso vai facilitar os transportes, a armazenagem e a movimentação das cargas, além de reduzir custos e o tempo de carga.
Ao longo deste conteúdo, você vai entender esse conceito a fundo para aplicar na sua operação de forma eficiente. Boa leitura.
O que é unitização? Como funciona o processo?
Unitização é o termo usado para designar o processo de agrupar mercadorias de diferentes características em uma unidade de carga padronizada.
Essa unidade pode ser feita com uso de um palete, um container, uma caixa ou outro tipo de embalagem, como amarrações especiais.
O objetivo é facilitar o manuseio, o transporte e a armazenagem das mercadorias, a fim de aumentar a eficiência e a segurança da operação logística.
Esse processo é muito importante para promover agilidade na gestão de estoque, além de otimizar o uso do espaço físico.
Para isso um processo de picking deve ser feito considerando as características de cada mercadoria, como peso, tamanho e fragilidade dos produtos.
A escolha da unidade de carga adequada para cada tipo de mercadoria deve avaliar as dimensões, a resistência e a capacidade de empilhamento de cada produto.
Por fim, é preciso estudar a disposição dos materiais e fazer uma fixação que seja firme, mas que não comprometa a integridade dos itens.
Com isso, várias cargas estarão em um único volume que precisará ser devidamente identificado com etiquetas ou código de barras RFID.
Isso dá ao setor logístico da sua empresa o pleno controle e permite um melhor acompanhamento dessa carga unitizada.
Quais são os objetivos da unitização?
Os principais objetivos da unitização são:
- Padronizar as unidades de carga para facilitar o manuseio, o transporte e a armazenagem das mercadorias;
- Aumentar a eficiência e a produtividade da operação logística enquanto reduz custos, riscos e tempo;
- Melhorar a qualidade e a segurança das mercadorias, evitando danos, perdas e roubos;
- Otimizar o espaço nos veículos de transporte e nos locais de armazenagem, além de aumentar a capacidade de carga;
- Facilitar o controle e o rastreamento das mercadorias e assim oferecer um serviço de excelência que fideliza o cliente.
Diferentes aplicações da unitização na logística
A unitização no transporte é a aplicação do processo de unificar a carga que será transportada por diferentes modais.
Para cada etapa da cadeia de suprimentos, ele terá distintas aplicações, conforme veremos:
No transporte
- Facilita o carregamento e o descarregamento dos veículos de transporte, reduz o tempo e o trabalho necessários;
- Aproveita melhor o espaço nos veículos de transporte, aumentando a capacidade de carga enquanto reduz os custos com frete;
- Protege as mercadorias contra danos, perdas e roubos durante o transporte, bem como aumenta a segurança e a qualidade da carga;
- Facilita a troca de modais pois permite que as unidades de carga sejam facilmente transferidas de um veículo para outro;
- Permite melhor controle e rastreamento das mercadorias durante o transporte, para um melhor serviço e satisfação do cliente.
No armazém
- Agiliza o recebimento e a expedição das mercadorias, reduz o tempo e o mão de obra necessários;
- Otimiza o espaço nos locais de armazenagem, aumenta a capacidade de estoque e reduz os custos com aluguel;
- Protege as mercadorias contra danos, perdas e roubos durante a armazenagem, aumenta a segurança e a qualidade da carga;
- Facilita a movimentação e a localização das mercadorias dentro do armazém, com uso de equipamentos como empilhadeiras, paleteiras ou esteiras;
- Aprimora o controle e o rastreamento das mercadorias durante a armazenagem.
Quais são os benefícios da unitização de cargas?
De forma geral, utilizar esse modelo oferece muitas vantagens operacionais e competitivas.
Primeiramente, essa organização contribui para redução de custos, uma vez que economiza o tempo de trabalho, reduz aluguel e gastos com frete.
Também aumenta a qualidade e a segurança dos processos e ainda garante que o produto chegue ao cliente com a sua integridade preservada.
Por fim, permite ao gestor logístico um maior controle dos transporte e rastreamento das mercadorias em tempo real com alta precisão.
Os principais materiais usados para unitizar as cargas
Geralmente para unitizar as cargas se usam 3 materiais com características distintas.
Esses materiais são:
Paletes:
São estruturas de madeira, plástico ou metal que servem como base para as mercadorias.
As caixas são presas aos paletes com fitas, cintas ou filmes plásticos, para facilitar o manuseio, o transporte e a armazenagem das cargas, além de protegê-las contra danos.
Contêineres:
Caixas de metal que podem comportar uma grande quantidade de mercadorias de diferentes tipos.
Os contêineres facilitam a organização, o transporte e a armazenagem das cargas, além de protegê-las contra danos, perdas e roubos.
Seu uso é mais constante nos transportes que utilizam o modal marítimo e podem acomodar um volume de carga muito maior em uma única unidade.
Amarrações
A última forma de unitizar as cargas é por meio de amarrações que podem ser feitas com vários tipos de materiais.
O material mais usado na amarração é a malha de poliéster por ter fios resistentes que envolvem as mercadorias de maior porte e peso, formando uma unidade de carga segura.
Essas malhas permitem que a carga seja içada com guindastes e movimentada com facilidade, por isso é algo muito utilizado nos portos.
TOTVS WMS SaaS
Para gerenciar processos de armazenamento como a unitização, é preciso contar com uma ferramenta que integre e automatize as operações logísticas, garantindo mais eficiência e controle.
O TOTVS WMS SaaS é uma solução em nuvem que oferece essa integração e automação, além de outros benefícios para a gestão do seu armazém.
Com essa ferramenta, você faz a gestão de todo ciclo de vida dos produtos, desde o recebimento até a expedição, passando pelo endereçamento, movimentação, separação e inventário.
Por meio do aplicativo, você tem o acompanhamento preciso dos processos no seu smartphone, com integração direta ao seu ERP.
Aliado a um sistema de organização por RFID, você terá muito mais agilidade nos processos de despacho e rastreio das cargas.
O TOTVS WMS SaaS reduz custos e aumenta a produtividade da sua operação logística, pois elimina processos manuais e erros nos registros.
Veja por que o TOTVS WMS SaaS é a ferramenta adequada para gerenciar processos de armazém na sua empresa.
Conclusão
Vimos o que é, como funciona e quais são as formas de aplicar a unitização de mercadorias na sua operação logística.
Conferimos os benefícios da unitização e quais são os principais materiais usados para unitizar as cargas.
Por fim, você conheceu o TOTVS WMS SaaS, uma solução em nuvem que integra e automatiza os processos do armazém, incluindo a unitização de cargas.
Agora com tudo isso em mente, você pode estruturar os processos de armazenagem na sua logística para deixar sua operação mais competitiva.
Junte isso a conceitos da logística 4.0 e eleve o nível operacional do seu negócio.
Acompanhe os novos conteúdos do blog TOTVS se inscrevendo na nossa newsletter.
Deixe aqui seu comentário