Logística 4.0: o que é, suas tecnologias e benefícios

Você já ouviu falar em Logística 4.0? Esse termo veio na esteira da indústria 4.0 e envolve uso de tecnologias para melhoria dos processos da cadeia de suprimentos. A otimização dos processos logísticos, torna-os mais inteligentes, coesos, eficientes e automatizados.  Porém, esse processo agrega uma camada a mais de complexidade, o que vai demandar uma …

Equipe TOTVS | 18 janeiro, 2024

Você já ouviu falar em Logística 4.0? Esse termo veio na esteira da indústria 4.0 e envolve uso de tecnologias para melhoria dos processos da cadeia de suprimentos.

A otimização dos processos logísticos, torna-os mais inteligentes, coesos, eficientes e automatizados. 

Porém, esse processo agrega uma camada a mais de complexidade, o que vai demandar uma gestão muito mais eficiente e data driven para o sucesso da operação.

Entender o que é, para que serve, quais as tecnologias, qual a importância, responsabilidades e os principais desafios desse modelo é essencial para o crescimento do seu negócio.

Para você compreender mais sobre o assunto, preparamos este guia completo explicando o conceito de Logística 4.0 e suas características. Boa leitura.

O que é Logística 4.0?

Logística 4.0 opera sob as diretrizes da Indústria 4.0, que usa a tecnologia para tornar a operação “smart”, criando um sistema produtivo coeso, eficiente, automatizado e de alta visibilidade. É o que acontece com a Logística 4.0, que visa otimizar a operação e os processos logísticos.

Em essência, trata-se da combinação dos mesmos princípios, mas com um conjunto diferente de componentes.

A implementação faz uso de equipamentos tecnológicos que permitem mais produtividade, como: contêineres, veículos, paletes e sistemas de transporte inteligentes para criar um fluxo de abastecimento automatizado, que funcione em rede.

Com isso, cria um ecossistema operacional com muito mais fluidez e agilidade de ponta a ponta.

O grande trunfo desse processo é a integração, pois as tecnologias recentes permitem que todos os setores da supply chain estejam conectados.

Isso facilita a comunicação e o acompanhamento dos processos em tempo real, o que favorece a correção de eventuais erros ou antecipação de imprevistos.

De certo modo, aliás, a Logística 4.0 é um reflexo da Indústria 4.0:

Um movimento que visa a transferir (de maneira parcial, mas significativa) a autonomia, a inteligência e a tomada de decisões operacionais para as máquinas.

Porém, a industrialização depende de processos mais definidos e padronizados, enquanto a logística é mais ampla e complexa.

Então, para entender o conceito como um todo, é preciso analisar a aplicação em separado em cada uma das etapas e qual o impacto isso tem no todo.

Portanto, o ponto decisivo é um gestão 4.0 que seja data driven e considere a integração dos eventos da cadeia de suprimentos como primordial para eficiência da operação logística.

A evolução da logística

A evolução da logística tem total relação com as revoluções da indústria nos últimos 200 anos. De fato, não existe Indústria 4.0 sem Logística 4.0.

No início, a logística começou a ser concretizada ainda pela civilização egípcia antiga, com armazéns para grãos que serviam para manutenção de seu Império, como uma forma de contornar as cheias e secas do Rio Nilo.

A partir daí, é possível descrever essa linha do tempo com diferentes eras:

  • Logística 0 (entre 1900 e 1940): Do Campo ao Mercado e focada na economia agrária;
  • Logística 1.0 (entre 1940 e 1960): Especialização e necessidades de guerra, focada no desempenho funcional;
  • Logística 2.0 (entre 1960 e 1970): Integração interna de processos;
  • Logística 3.0 (entre 1970 e 1980): Aqui o cliente é quem importa, então o foco é na busca por eficiência. Coincide muito com o advento das televendas;
  • Logística 4.0 (de 1980 até os dias de hoje): A era do Supply Chain, da integração de processos e da tecnologia. Focado em tornar a logística como um diferencial de negócio.

Qual é o objetivo da Logística 4.0?

A Logística 4.0 tem como principais objetivos aumentar a produtividade, a eficiência e a reduzir custos nas operações logísticas, por meio da integração, da automação e da inteligência dos processos. 

Além disso, busca melhorar a experiência do cliente ao promover entregas mais rápidas, precisas e personalizadas. 

Para executar isso de maneira eficiente, utiliza diversas tecnologias e ferramentas que permitem o monitoramento, o controle e a análise dos dados em tempo real que facilitam a tomada de decisões e a resolução de problemas.

Assim, otimizam-se os fluxos de materiais, com uso de diferentes recursos inteligentes na logística, considerando tanto o processo de entrada, como de saída.

Portanto, é necessário que a própria gestão da cadeia de suprimentos evolua suas abordagens, a fim de coordenar os fluxos de materiais e informações dos fornecedores de matérias-primas com mais eficiência.

Qual é a principal característica da logística 4.0?

A logística 4.0 é a evolução da logística tradicional, que se adapta às demandas e desafios da quarta revolução industrial. 

Com o uso de tecnologias avançadas, busca automatizar e integrar os processos de transporte, armazenamento e distribuição de produtos.

Isso garante maior rapidez, qualidade e segurança nas operações. 

Portanto, a principal característica da logística 4.0 é a automatização, que permite que as atividades sejam realizadas com menos intervenção humana e mais precisão.

Em última análise, essa automação reduz custos, desperdícios e diminui riscos a equipe que tem menos contato com maquinários perigosos.

Essa automatização proposta pela logística 4.0 depende de tecnologias como internet das coisas, computação em nuvem, inteligência artificial, machine learning e big data, que coletam, armazenam, analisam e compartilham dados em tempo real.

Com isso, o gestor logístico tem a tomada de decisões facilitada para fazer uma gestão mais eficiente da cadeia de suprimentos.

Como funcionam os processos de Logística 4.0?

A Logística 4.0 funciona com a integração tecnológica dos processos logísticos. Com isso, é possível aproveitar o potencial da automação, da Inteligência Artificial e do IoT para revolucionar a operação. 

Conectar todos os processos em rede faz com que a gestão centralizada seja simplificada, as decisões sejam mais ágeis e ainda gere insights importantes.

O que integra esses processos é a tecnologia, com sistemas ciber físicos (ou CPS), dispositivos smart, equipamentos autônomos (desde máquinas até carros) e tecnologia inteligentes, que possuam capacidade de decisão.

É uma teia complexa de processos, certo? Mas entenda que o funcionamento de uma cadeia logística é assim: repleta de camadas.

No modelo 4.0 se concentra no uso de tecnologias inovadoras, como o gerenciamento do supply chain com base em previsões.

Desse modo, com a união de tecnologias integradoras,você centraliza uma alta quantidade de dados ricos, e pode otimizar o ecossistema como um todo, conquistando os seguintes resultados:

  • Melhor nível de serviço;
  • Mais qualidade de entrega;
  • Maior capacidade de entregar;
  • Mais confiabilidade de entrega;
  • Melhor flexibilidade de entrega.

Para alcançar esse patamar, sua empresa deve criar e implementar novos conceitos de planejamento, controle e monitoramento de fluxos de informações e materiais.

O objetivo é incluir todos os níveis de logística corporativa na transformação digital com a  identificação das tecnologias adequadas para otimização.

Afinal, quando a digitalização é aplicada na rede logística, existe mais transparência nos processos de suprimentos e despacho, e isso melhora a gestão do supply chain de forma geral.

Principais tecnologias da Logística 4.0

Com a implantação desse novo conceito, torna-se possível aplicar processos inovadores para interagir e otimizar toda a cadeia de produção.

Agora que você entende melhor o que é o modelo 4.0, veja a seguir as soluções que podem ser utilizadas no setor:

  • Internet das Coisas: a IoT tem como função conectar equipamentos utilizados no dia a dia à internet. Alguns equipamentos já são capazes de funcionar de forma automatizada, mediante orientações estipuladas pelos sistemas.
  • Inteligência Artificial: permite que uma máquina tome decisões automáticas durante os processos, faça previsão de comportamentos e antecipe possíveis problemas do setor.
  • Cloud Computing: é a virtualização dos serviços por meio da tecnologia de cloud que facilita o gerenciamento de informações e permite coletar, armazenar e disponibilizar dados muito mais rápidos e seguros de qualquer lugar.
  • Big Data: o setor trabalha com uma grande quantidade de informações e diversos dados importantes que são muito importantes para o setor logístico, para que a empresa consiga ter uma visão mais estratégica de toda a cadeia produtiva.
  • Digital Twin: está relacionado com uma versão digital de um produto, como um protótipo, no qual as fábricas podem criar os seus gêmeos digitais para avaliar as mudanças e ver a melhor logística dentro do espaço disponível.
  • Machine Learning: é um recurso que busca analisar informações de forma automática para a formação de modelos analíticos a fim de permitir que as máquinas aprendam automaticamente para que possam agir de forma autônoma.
  • Smart Tags: são etiquetas inteligentes que podem ser aplicadas aos produtos, embalagens, contêineres, paletes e outros elementos da cadeia logística, para identificar, rastrear e monitorar as mercadorias em tempo real. As mais usadas são códigos de barras, QR codes, RFID, NFC (comunicação por campo de proximidade) e BLE (Bluetooth de baixa energia), e conecta diretamente com à internet das coisas (IoT) transmitindo dados em tempo real. As smart tags permitem que os gestores logísticos tenham maior controle, visibilidade e segurança sobre o fluxo de produtos, além de facilitar a gestão de estoque, a prevenção de perdas, a otimização de rotas e a melhoria da experiência do cliente.
  • GPS: usa satélites para determinar a localização geográfica de um objeto ou pessoa, sendo uma tecnologia fundamental para a logística 4.0, pois permite o rastreamento e a roteirização dos veículos de transporte, garantindo maior precisão, eficiência e segurança nas entregas. Além disso, possibilita a coleta e a análise de dados sobre o desempenho, o consumo, a velocidade, a quilometragem e o trajeto dos veículos, auxiliando na gestão de frotas, na redução de custos, na previsão de demandas e na satisfação dos clientes.

Exemplos de aplicação da Logística 4.0

Vamos ilustrar com alguns exemplos práticos para entender como a Logística 4.0 pode trazer benefícios para as empresas. 

Veja como é sua aplicação em diferentes contextos e situações:

Otimização da gestão de estoque

O primeiro exemplo prático é o uso da tecnologia de Identificação por Radiofrequência (RFID) para otimizar o controle de estoque. 

Com essa tecnologia, é possível utilizar sensores e etiquetas que substituem os códigos de barras e permitem rastrear os produtos desde o recebimento até a entrega, tornando o processo mais ágil e eficiente.

Controle mais eficiente da cadeia produtiva

A integração da Internet das Coisas (IoT) com as etiquetas RFID te dá um controle ainda mais preciso da cadeia produtiva. 

Essa combinação permite acompanhar todo o processo, desde a chegada dos insumos até a entrega dos produtos aos clientes, com a informação exata de qual etapa cada pedido se encontra.

Assim você extrai insights em tempo real e encontra oportunidades para aprimorar ainda mais o seu processo de produção e distribuição.

Movimentação de mercadorias dentro de armazéns

Esse parece coisa de filme de ficção científica, mas é real e já está sendo utilizado em vários armazéns mundo afora.

Trata-se do uso de veículos autônomos para automatizar a movimentação de mercadorias dentro de armazéns. 

Isso mesmo, veículos capazes de se locomover sem a necessidade de motoristas ou operadores, que vão seguir rotas pré-definidas ou se adaptar às condições do ambiente. Assim, eles podem transportar cargas com mais rapidez, segurança e economia.

Auxílio na gestão de frotas

Por meio de sensores instalados nos veículos e conectados à Internet das Coisas (IoT), é possível aprimorar o monitoramento e rastreamento da frota, garantindo maior controle e segurança para a operação. 

Além disso, esses sensores podem fornecer dados sobre o consumo de combustível, manutenção preventiva, condições de tráfego e o comportamento dos motoristas.

Esses dados serão o guia para rotas mais eficientes, redução de custos e aumento da vida útil dos veículos, mas principalmente trarão mais qualidade de vida aos motoristas.

Aprimoramento da atividade de roteirização

Um último exemplo de Logística 4.0 aplicada é o aprimoramento da atividade de roteirização, que consiste em planejar as melhores rotas para a entrega dos produtos aos clientes. 

Softwares inteligentes consideram diversos fatores na hora de definir uma rota eficiente, como distância, tempo, custo, demanda, restrições e preferências dos clientes. 

Dessa forma as entregas são otimizadas, e chegam a mão do cliente antes do tempo e com sua integridade intacta assim seu negócio obtém um maior índice de fidelização.

6 Benefícios da Logística 4.0 para os negócios

A Logística 4.0 tem muitos impactos positivos nos processos operacionais das empresas, pois torna as operações mais organizadas e transparentes.

Além disso, traz muitas vantagens competitivas. Dentre elas, podemos destacar os seguintes 6 benefícios:

1. Aumento da eficiência operacional

De um modo geral, visa a otimização e a eficiência operacional dos processos logísticos, de forma que as mercadorias estejam nas prateleiras do varejo ou na mão dos clientes o mais rápido possível.

Isso acontece com a automação de processos e da integração de dados, que permite que os gestores analisem de maneira mais aprofundada cada etapa da cadeia logística.

Assim, é mais fácil eliminar gargalos e tornar a operação cada vez mais eficiente.

2. Redução de perdas

Com uma logística moderna, você também adapta o chão de fábrica e seus processos produtivos.

É nesse cenário ideal que você pode adaptar metodologias, como o lean manufacturing, cross-docking ou just in time, a fim de reduzir as perdas de matéria-prima, bem como de produtos na logística de saída.

3. Informações em tempo real

Você tem acesso a sistemas completos que controlam cada parte do processo produtivo e logístico.

São dados valiosos que podem ser incorporados à estratégia, bem como enriquecer a análise de indicadores de desempenho logístico.

Isso tudo pode alimentar seu planejamento, para uma maior redução de custos e aumento da eficiência operacional.

4. Aumento da satisfação dos clientes

E claro, um processo logístico mais integrado e baseado na tecnologia também impacta na própria visão do cliente do seu serviço.

Desse modo, é possível aumentar a qualidade dos serviços, reduzir a ocorrência de erros de pedidos e, assim, aumentar a satisfação dos clientes!

Leia também: Entenda o que é last mile, como funciona, a importância e como otimizar!

5. Alta conectividade

O modelo 4.0 é um movimento inteiramente baseado na adoção de tecnologias inovadoras.

Para que esse ecossistema seja coeso e realmente integrado, a conectividade é essencial para potencializar a integração de processos e informações, através de uma rede sintonizada de sistemas, softwares, dispositivos e sensores.

6. Maior economia

Por fim, a logística 4.0 é um conceito que se baseia na aplicação de novas tecnologias para otimizar os processos e recursos da gestão de transporte, gerando economia para empresa em diversas situações, tais como:

  • Reduz o tempo de ciclo, o estoque e os custos operacionais;
  • Evita desperdícios de matéria-prima, energia, espaço e tempo, além de minimizar os riscos de avarias, extravios e roubos de carga;
  • Entregas mais rápidas, precisas e seguras, além de poderem acompanhar o status do pedido em tempo real. 

Dessa forma, todo o processo de distribuição fica mais enxuto e eficiente, dispensando a necessidade de grandes equipes para operacionalização da cadeia de suprimentos.

Principais desafios da Logística 4.0 no Brasil

Os principais desafios da Logística 4.0 estão ligados à adoção da tecnologia como base da operação. 

Isso requer não apenas investimento, mas uma verdadeira revolução na cultura organizacional do negócio.

Afinal, na Logística 4.0, tudo — da forma como os processos são elaborados até a forma como são monitorados — vai mudar.

Colher os frutos de uma operação realmente integrada, calcada na tecnologia, é de fato um processo repleto de desafios.

Nessa jornada, deve haver uma compreensão de que a informação, os dados, são a chave para o sucesso da operação.

Por isso, entender os principais desafios é essencial para encontrar formas de resolvê-los, confira a seguir quais são eles:

Dificuldade de compreender como a tecnologia gera valor para o negócio, pois muitas empresas negligenciam os impactos positivos e resistem a implementação de mudanças;

  • Alta gestão tem receito de investir alto para ter uma mudança na cultura organizacional, já que não conseguem visualizar impactos no curto prazo e acabam atrás da concorrência;
  • Implementação sem estratégia e planejamento adequado faz com que a empresa perca dinheiro e não veja os resultados da aplicação na prática;
  • Os custos altos da implementação ainda afastam muitos gestores, porém é preciso considerar a implementação de soluções eficientes com bom custo benefício;
  • A falta de qualificação no mercado é outro grande desafio, pois é uma área relativamente recente com poucos profissionais qualificados disponíveis;
  • As normas regulamentares também representam empecilhos na implementação da Logística 4.0, principalmente relacionada aos dados. Então, as empresas precisam de respaldo jurídico antes de aplicar o conceito na prática;
  • Cibersegurança é outro ponto essencial, pois a conectividade e a troca de dados entre os diversos agentes envolvidos na cadeia de suprimentos é vital para o sucesso do processo. Isso aumenta o risco de ataques cibernéticos, que podem comprometer a integridade, a confidencialidade e a disponibilidade das informações e dos sistemas.

Por isso, planos e metas devem ser abertos a todos, de modo a tornar os fluxos de trabalho mais transparentes.

Desse modo, fica claro para todos as suas responsabilidades diante da transformação rumo à Logística 4.0.

Nessa nova configuração, o processo de tomada de decisão não é mais composto por silos, mas sim compartilhado. O intuito é quebrar com a “tradição” de planejamento baseado no passado.

Ou seja, um planejamento que não admite — e não tem poder — para se ajustar a falhas e imprevistos.

Como preparar sua empresa para a Logística 4.0?

Para capacitar sua empresa e entrar na nova era da Logística 4.0 é necessário investir em tecnologias modernas e focar em 4 pilares estratégicos:

  • Digitalização para otimizar processos;
  • Visibilidade;
  • Dispositivos Smart;
  • Adoção da Internet of Things.

O ideal é começar pela digitalização, avaliando primeiramente as necessidades da sua infraestrutura. 

Suas operações são digitais o suficiente?

Ou seja, você recebe atualizações sobre cada etapa do processo logístico em tempo real, bem como os status dos pedidos e o comprovante de entregas?

São apenas exemplos, mas saiba que quando digitalizados, configuram um passo importante para a formação de um modelo de logística robusto.

Suíte Logística da TOTVS

E você, sabia que a TOTVS possui os melhores sistemas e tecnologias  para você que busca entrar de vez na era da Logística 4.0?

Temos os melhores softwares para gerenciamento de transporte com tecnologias completas para você fazer todo controle da movimentação de mercadorias, bem como lidar com documentação (fiscais, operacionais e financeiros) envolvidos no processo.

Com a Suíte Logística da TOTVS, você aprofunda o seu olhar para os indicadores do negócio, com acesso a dashboards de informações logísticas completas.

Falamos de uma análise de clientes, com dados sobre ocupação por peso e tempo, coleta, entregas e mesmo faturamento por região.

Implemente a Suíte Logística da TOTVS para garantir mais controle e eficiência em toda a sua cadeia logística – do recebimento e armazenagem até a gestão de pátio e frotas. 

Entre de vez na nova revolução dos processos logísticos!

Conclusão

Não é segredo que as empresas do setor de logística (e todo supply chain) se beneficiarão muito com a implementação da Logística 4.0.

A integração de novas tecnologias não apenas otimizará seu modelo de negócios e de operações, mas também fornecerá a você as ferramentas para se colocar à frente dos concorrentes.

Agora, que tal dar esse passo agora? As melhores tecnologias para sua operação logística você já sabe onde encontrar: na TOTVS!

E então, gostou do que aprendeu? Esperamos que tenha gostado do conteúdo!

Aproveite também para conferir o nosso artigo sobre a Manufatura 4.0 e seus desdobramentos.

Quer saber mais? Assine nossa newsletter e receba conteúdos como esse diretamente em seu e-mail!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comentários deste post

  1. renata diz:

    Gostaria de saber mais sobre o assunto.

  2. Alan Amorim diz:

    Olá, Renata! Te convido a acompanhar o nosso blog. Estou com uma equipe que posta diariamente conteúdos interessante das mais diversas áreas, incluindo a de logística. Um exemplo é este outro artigo: https://www.totvs.com/blog/gestao-logistica/gestao-de-frete/

Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.