logistica-4-0

O que é logística 4.0 e qual seu impacto?

Equipe TOTVS | GESTÃO LOGÍSTICA | 05 Maio, 2020

Uma expressão que vem ganhando bastante destaque é “logística 4.0”, que se baseia na ideia da aplicação dos novos recursos tecnológicos para otimizar todos os processos logísticos.

Essa nova etapa do setor logístico traz mais velocidade, eficiência e redução de custos. Para você entender mais sobre o assunto, preparamos este artigo explicando o conceito de logística 4.0 e suas características.

Logística 4.0: conceito

Devido ao avanço das tecnologias na indústria 4.0, os processos logísticos também tiveram que se atualizar. Com isso, surgiu a necessidade de uma cadeia de suprimentos eficiente, que fosse capaz de cumprir com as necessidades de entrega.

A logística 4.0 tem como meta cumprir com as necessidades básicas, investindo em tecnologia para ampliar o seu market share. O objetivo principal é utilizar os processos inovadores como aliados do crescimento organizacional.

A tendência é que todos os processos operacionais se tornem automatizados, auxiliando no aumento de produtividade e a eficácia de toda a operação. Para isso podem ser utilizados recursos como Computação em Nuvem, sistemas de gestão, Big Data e BI.

Principais tecnologias da logística 4.0

Com a implantação desse novo conceito, torna-se possível aplicar processos inovadores para interagir e otimizar toda a cadeia de produção. Agora que você entende melhor o que é logística 4.0, veja a seguir as soluções que podem ser utilizadas no setor:

Internet das Coisas

Com a modernização da logística, a IoT apresenta grande relevância nos diversos trabalhos realizados no setor. Ela tem como função conectar equipamentos utilizados no dia a dia à internet.

Com a Internet das Coisas, alguns equipamentos já são capazes de funcionar de forma automatizada, seguindo apenas as orientações estipuladas pelos sistemas. Isso aumenta a produtividade e reduz custos operacionais, além de riscos com profissionais.

Inteligência Artificial

Com a Inteligência Artificial é possível que uma máquina tome decisões automáticas durante os processos. Também é possível prever comportamentos e antecipar possíveis problemas do setor.

Essa tecnologia também pode garantir mais eficiência e rapidez nas atividades, diminuindo a chance de erros. Outra facilidade é que a IA dá a possibilidade de atender o cliente de forma personalizada, através da análise inteligente de dados.

Cloud Computing

Os serviços de cloud computing estão se tornando cada vez mais comuns nas empresas. A tendência é a virtualização dos serviços e, por conta disso, a cloud computing se tornou uma solução essencial, tanto para a logística como para a indústria 4.0.

Essa tecnologia 4.0 facilita o gerenciamento de informações, que permite coletar, armazenar e disponibilizar dados muito mais rápidos e seguros de qualquer lugar. Isso ajuda bastante as empresas do ramo logístico, por permitir que elas prestem serviços em diferentes localidades.

Big Data

Outra tecnologia que pode ser implementada na logística 4.0 é o Big Data. Isso porque o setor trabalha com uma grande quantidade de informações e diversos dados importantes que não podem passar despercebidos.

Desse modo, o Big Data é um complemento muito importante para o setor logístico, a fim de que a empresa consiga ter uma visão mais estratégica de toda a cadeia produtiva.

big data

Digital twin

O conceito de digital twin está relacionado com uma versão digital de um produto, como um protótipo. É uma tecnologia que vem sendo explorada por diversos segmentos, inclusive a logística.

Nesse cenário, as fábricas podem criar os seus gêmeos digitais para avaliar as mudanças e ver a melhor logística dentro do espaço disponível. Assim, o planejamento logístico se torna muito mais eficiente.

Machine learning

O machine learning, ou aprendizado da máquina, é um recurso que busca analisar informações de forma automática para a formação de modelos analíticos. Em outras palavras, permite que as máquinas aprendam automaticamente para que possam agir de forma autônoma.

Na logística, esse conceito pode aumentar a precisão de dados em relação aos estoques de segurança. Além de permitir ampliar a conectividade entre as atividades, também apresentam a função de manter a logística mais ágil, conectada e inteligente.

Como a logística 4.0 impacta os negócios?

O conceito de logística 4.0 engloba não apenas o uso de computadores, mas de softwares, ferramentas e aplicações em nuvem para proporcionar um melhor controle dos procedimentos. A operação logística está ligada à simplicidade de comunicação com o avanço dos meios tecnológicos.

Enfim, a logística 4.0 permite que as empresas tenham processos mais organizados e transparentes para os clientes. Para começar a aplicar essas tecnologias aos seus processos logísticos, é possível aderir a um sistema de gestão empresarial. Entenda mais sobre essa solução e os benefícios que ela pode trazer para seu negócio.

Comentarios

  1. renata

    Gostaria de saber mais sobre o assunto.

    1. Alan Amorim

      Olá, Renata!
      Te convido a acompanhar o nosso blog.
      Estou com uma equipe que posta diariamente conteúdos interessante das mais diversas áreas, incluindo a de logística.
      Um exemplo é este outro artigo: https://www.totvs.com/blog/gestao-logistica/gestao-de-frete/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *