Como saber se um documento é falso? Confira 4 dicas

Equipe TOTVS | 18 março, 2024

Você certamente já se deparou com a situação de receber um documento e ficar em dúvida sobre a sua autenticidade. Diante disso, como saber se um documento é falso?

Seja um contrato, uma nota fiscal ou um CPF, é importante saber verificar se ele é verdadeiro ou uma fraude.

Afinal, documentos falsos podem trazer diversos problemas para a sua empresa, como prejuízos financeiros, processos judiciais, danos à reputação e até mesmo riscos à segurança.

Por isso, neste artigo, vamos tratar das principais questões sobre o tema: o que é considerado documento falso? Como provar que um documento é original? Quais são os documentos mais falsificados pelos criminosos?

Vem com a gente aprender como saber se um documento foi alterado e como evitar que a sua empresa receba documentos falsos!

O que é considerado documento falso?

Documento falso é aquele que foi alterado, adulterado, falsificado ou fabricado com o intuito de enganar ou ludibriar alguém.

Com previsão no Código Penal Brasileiro (artigo 296 e seguintes), a falsificação de documento pode abranger documentos públicos (emitido por uma autoridade pública) e particulares (emitido por pessoa física ou jurídica).

O documento pode, ainda, ser considerado ideologicamente falso, que contém informações falsas ou omitidas, mas que não teve a sua forma alterada.

A falsificação é considerada um crime contra a fé pública, que pode ser punido com pena de reclusão de 2 a 6 anos, e multa, no caso de documento público, e de 1 a 5 anos, e multa, no caso de documento particular.

De acordo com dados da Serasa Experian, o Brasil sofreu mais de 284 mil tentativas de fraude de identidade em 2022. Isso demanda um olhar atento não só por parte dos consumidores, mas também das empresas.

Mas como saber se um documento é falso? Antes disso, é essencial conhecer os documentos mais falsificados pelos criminosos. 

Quais são os documentos mais falsificados pelos criminosos?

Alguns documentos são mais visados pelos falsificadores do que outros, por terem maior valor ou facilidade de obtenção.

Entre os documentos mais falsificados, podemos citar:

  • Documentos públicos: RG, CNH, passaporte, título de eleitor e outros documentos emitidos por órgãos governamentais são alvos comuns de falsificação;
  • CPF: muito utilizado pelos brasileiros principalmente para fins fiscais e bancários, sua falsificação ocorre principalmente por meio de clonagem e de uso indevido de dados de terceiros;
  • Boletos: com o avanço da tecnologia, boletos falsos se tornaram uma forma comum de golpe. Eles podem ser adulterados tanto em formato físico quanto digital, levando os pagamentos para contas dos criminosos;
  • Certidões e atestados: certidões de nascimento, casamento e atestados médicos são frequentemente falsificados para obter vantagens indevidas, como medicamentos controlados ou justificar faltas no trabalho;
  • Assinaturas escaneadas e manuais: a falta de segurança da informação e o uso de softwares de edição de imagens facilitam a falsificação de assinaturas, o que pode comprometer transações financeiras e contratos;
  • Documentos de identidade: RG e CNH são alvos comuns de falsificação por serem muito utilizados. Isso pode ocorrer por alteração de dados, foto, impressão ou material. Além disso, a falsificação de identidade pode incluir o uso de documentos legítimos pertencentes a outras pessoas.

Apesar da facilidade de falsificação de certos documentos, tem como saber se um documento é falso. Vamos ver quais são os sinais que apontam para a fraude.

Como saber se um documento é falso?

Recebi um atestado médico para abono de falta de funcionário, mas tenho dúvidas quanto à sua veracidade. Como saber se um documento é falso?

Se esta é uma situação comum no seu RH, saiba que existem algumas formas de verificar a autenticidade de um documento, que podem variar de acordo com o tipo e a finalidade do documento.

Veja como saber se um documento foi alterado com essas 4 dicas!

1. Observe as características do documento

A primeira dica para saber se um documento é falso é observar as características do documento, como formato, tamanho, cor, fonte, papel, impressão, selo, holograma, código de barras, QR code e outros aspectos.

Compare o documento com um modelo original ou com outro documento semelhante e verifique se há alguma diferença ou inconsistência.

Alguns sinais que podem indicar que um documento é falso são:

  • Rasuras, manchas, borrões ou desgastes;
  • Foto desproporcional, desalinhada, colada ou adulterada;
  • Erros de ortografia, de gramática, de digitação ou de formatação;
  • Dados incompletos, contraditórios, incoerentes ou desatualizados;
  • Falta ou alteração de elementos de segurança, como selo, holograma, marca d’água, microletras, etc.

2. Acesse sites de validação

A segunda dica para saber se um documento é falso é acessar um site de validação de documentos que permite consultar sua veracidade por meio de um número, de um código ou de uma imagem.

Alguns documentos assinados online podem ser submetidos à validação de assinaturas digitais em sites como o Validar, por exemplo. Outros documentos assinados digitalmente podem ser conferidos em páginas especializadas.

Há, também, os sites de validação de documentos públicos, como:

  • Site do MEC: permite consultar a validade de um diploma ou de um certificado de conclusão de curso;
  • Site da Polícia Federal: permite consultar a validade de um passaporte ou de um certificado de antecedentes criminais;
  • Site do TSE: permite consultar a situação eleitoral de um cidadão, bem como a autenticidade de um título de eleitor ou de um comprovante de votação;
  • Site do Denatran: permite consultar a situação de uma CNH ou de um veículo, bem como a autenticidade de um certificado de registro e licenciamento de veículo ou de um certificado de registro de veículo;
  • Site da Receita Federal: permite consultar a situação cadastral de um CPF ou de um CNPJ, bem como a autenticidade de uma nota fiscal eletrônica ou de um comprovante de inscrição e de situação cadastral.

Leia também: ITI Verificador: entenda como usar o VALIDAR

3. Faça perguntas ao titular do documento

Tem como saber se um documento é falso por meio de seu portador? Certamente, e essa é nossa terceira dica: faça perguntas ao titular do documento, ou seja, à pessoa que o apresenta.

O objetivo é verificar se a pessoa sabe responder às perguntas de forma rápida, precisa e coerente, ou se demonstra nervosismo, hesitação ou contradição.

As perguntas devem ser relacionadas aos dados contidos no documento, como nome, data de nascimento, endereço, filiação.

Além disso, é importante observar o comportamento da pessoa, como o rosto, o cabelo, a voz, o olhar e os gestos.

E, claro, compare a pessoa com a foto e os dados do documento e verifique se há alguma discrepância ou incompatibilidade.

4. Solicite outros documentos para comparação

Você sabe como provar que um documento é original? Uma boa maneira de fazer isso é solicitar outros documentos para comparação.

Peça a pessoa que apresente mais de um documento que comprove a sua identidade ou a sua situação. Com isso, você pode verificar se os documentos são consistentes entre si, ou se apresentam divergências ou irregularidades.

Por exemplo, se você recebe um RG, você pode pedir também um CPF, uma CNH, um título de eleitor ou um passaporte.

Compare os documentos e verifique se os dados, as fotos, as assinaturas e os números são iguais ou correspondentes.

Com essas dicas, tem como saber se um documento foi alterado. E há outras práticas que ajudam a evitar esse tipo de situação.

Como evitar que sua empresa receba documentos falsos?

Proteger sua empresa contra a recepção de documentos falsificados é fundamental para garantir a integridade das operações e evitar prejuízos. 

Além de utilizar um site de validação de documentos, você pode adotar outras práticas para fortalecer a segurança documental, confira:

  • Considere o uso da tecnologia blockchain para garantir autenticidade e privacidade nas transações;
  • Forneça treinamento regular para sua equipe sobre como identificar documentos falsificados, destacando características comuns de documentos autênticos;
  • Implemente políticas de verificação rigorosas para documentos recebidos, especialmente aqueles de importância crítica, como contratos, certidões e atestados;
  • Utilize tecnologias avançadas, como reconhecimento facial, assinaturas eletrônicas, análise de assinaturas e verificação de autenticidade de documentos digitais, para aumentar a precisão na detecção de fraudes.

Outra boa forma de evitar que a sua empresa receba documentos falsos é adotar um sistema de gestão de assinatura eletrônica, que permite a emissão, o envio, o recebimento e o armazenamento de documentos digitais com validade jurídica e segurança.

Nova call to action

TOTVS Assinatura Eletrônica

O TOTVS Assinatura Eletrônica é uma solução de assinatura eletrônica que oferece diversos benefícios para a sua empresa, como agilidade na assinatura, redução de custos, conformidade, mobilidade e segurança.

Com a solução, você conta com diversos recursos para garantir a autenticidade, a integridade e a confidencialidade dos documentos, tais como criptografia, certificação digital, biometria, reconhecimento facial, rastreabilidade e auditoria.

Quer garantir a validade dos documentos empresariais? Saiba mais sobre o TOTVS Assinatura Eletrônica! 

Conclusão

Neste artigo, você viu que tem como saber se um documento é falso a partir de algumas estratégias para identificar as falsificações. 

Além de observar características específicas dos documentos e usar sites de validação, há uma variedade de abordagens que podem ser adotadas para fortalecer a segurança documental.

No entanto, é importante reconhecer que a prevenção de fraudes documentais é um esforço contínuo e multifacetado. 

Portanto, para garantir a integridade e autenticidade dos documentos da sua empresa, recomenda-se investir em soluções de segurança documental.

Conheça as melhores práticas para garantir a segurança de documentos!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.